Volta ao Mundo em Segurança – Gamificação

pnl2027_volta_mundoÉ com grande orgulho e alegria que vemos o nosso jogo de fuga “Volta ao Mundo em Segurança” ser integrado nos recursos do PNL2027 (Cenários de Aprendizagem).

O Plano Nacional de Leitura 2027 contempla no seu Quadro Estratégico o propósito de aprofundar o potencial da literacia digital na promoção das competências da leitura e da escrita. Além disso, pretende alargar a presença e a projeção mediática da leitura e da escrita associando-as às ciências, às humanidades, às artes e às tecnologias digitais.

Para além disso, esta iniciativa tem o objetivo de identificar e difundir práticas de qualidade que desenvolvam as competências de leitura, escrita e literacia digital com a mediação da tecnologia.

Podem consultar este recurso em: https://bit.ly/2Ty0Qt8.

Podem consultar mais recursos em:
https://www.pnl2027.gov.pt/np4/leituraescritatecnologiasdigitais.html

FacebookTwitterGoogle+DeliciousPartilhar
Publicado em Jogos de Fuga, PNL2027 | Comments Off on Volta ao Mundo em Segurança – Gamificação

Do computador à sala de aula

Estamos envolvidos, desde outubro de 2020, numa oficina  de  formação com colegas da Escola Básica da Boa Água, na Quinta do Conde – Sesimbra, no âmbito do Projeto piloto da DGE sobre utilização de manuais digitais. Todas as sessões da formação têm decorrido mediadas pelas tecnologias, não sendo possível, devido à pandemia que atravessamos, o contacto físico com os colegas.  Assim, ao longo das sessões de formação, fomos conhecendo e tomando contacto com as práticas de uma turma de professores, no âmbito da formação e não só. Além de terem divulgado as suas práticas, na comunidade de aprendizagens de professores do primeiro ciclo do ensino básico, estiveram também presentes num dos nossos webinares, partilhando o que faziam. Este contacto virtual, destes meses, fez crescer em nós o desejo de os conhecer pessoalmente e de visitar a escola. No dia 2 de junho pudemos, finalmente,  fazer a tão aguardada visita e ouvir e exclamar “afinal são mais altos do que parecem no Zoom”, “Se não ouvisse a tua voz não te reconhecia” e outras expressões que apenas o presencial possibilita.

Continuar a ler

Publicado em Formação, Visita a escolas | Comments Off on Do computador à sala de aula

Campanha contra o Bullying e Cyberbullying

cartaz_1Convictos de que o bullying e o cyberbullying são um problema de todos, e que compactuarmos e aceitarmos uma situação destas, pode significar perpetuá-la, os alunos da professora Carla Messias, da turma AC4C da EB Bairro Afonso Costa,  decidiram colocar mãos à obra e criaram uma campanha de sensibilização para estas problemáticas.

Sob o mote “devemos estar atentamente despertos para os sinais e pedidos de ajuda, sendo, incessantemente, exigentes nas regras e firmes nas consequências”, os alunos, em conjunto com a sua professora e com as professoras estagiárias Isabel Santos e Beatriz Marcelino, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, construíram cartazes e iniciaram uma campanha com que pretendem sensibilizar as crianças e os adultos para o respeito e empatia pelo próximo. Continuar a ler

Publicado em Notícias de 1ª página | Comments Off on Campanha contra o Bullying e Cyberbullying

Materiais produzidos na Comunidade de Prática (1)

A Comunidade de Prática de Professores do 1.º Ciclo tem vindo a reunir-se, como demos aqui conta, pelo menos uma vez por mês, ao longo de todo o ano letivo.

Refletimos sobre vários assuntos: i) conceito de comunidade de prática; ii) visão de alunos e encarregados de educação sobre a utilização das tecnologias Digitais (TD) na escola; iii) metodologias de ensino que usem TD, com a presença de professores de um agrupamento de referência na área; iv) avaliação formativa e TD.

Depois de todo este trabalho de reflexão, construímos planos de aula, discutimos a forma de avaliação (feedback, rubricas de aprendizagem, listas de verificação…), criamos outros materiais, onde as TIC assumiram o seu papel de área de integração curricular transversal, refletimos sobre a sua implementação e reformulamos os planos construídos, tendo por base as avaliações feitas pelos professores e alunos, das diferentes turmas.

Partilhamos convosco os primeiros guiões produzidos, pelos diferentes grupos, que estavam divididos por anos de escolaridade: um grupo de 1.º ano, um grupo de 2.º ano e outro grupo de 3.º e 4.º anos.

Ao explorarem os guiões, terão links de acesso a outros materiais produzidos, desde fichas de trabalho, questionários, ligações para o YouTube, jogos produzidos assim como elementos que nos podem ajudar a avaliar os alunos, como por exemplo rubricas de avaliação. Terão também acesso a ligações para plataformas onde poderão desenvolver os trabalhos que são sugeridos.

O que se pretende é que exista uma exploração desses recursos e uma adaptação, tendo em conta as características do professor e dos seus alunos. Os tempos sugeridos são, assim, apenas um guia para o trabalho e podem ser adaptados, assim como aquilo que é proposto como atividades síncronas e assíncronas.

Esperamos que gostem das nossas propostas e em breve, aqui deixaremos outras, que estão ainda em fase de validação, pelas turmas dos colegas que pertencem à comunidade.

Nas  atividades disponibilizadas, encontrará ligações para recursos que foram partilhados  em modo de visualizador, pelo que caso os queira adaptar ao seu contexto educativo, deverá  efetuar uma cópia dos mesmos antes de os poder alterar.

Grupo do 1.º ano | Formato Word | Formato PDF

Grupo do 2.º ano | Formato Word | Formato PDF

Grupo do 3.º e 4.º anos | Formato Word | Formato PDF

Até breve

Publicado em 1.º Ciclo, Comunidade de Prática, Recursos | Comments Off on Materiais produzidos na Comunidade de Prática (1)

Projeto “Robótica no 1.º Ciclo” – 12.ª atividade

1No dia 28 de maio, estivemos na EB n.º 4 de Setúbal, para realizar algumas atividades de Robótica, no âmbito da Oferta Complementar “Cruzar Olhares por Setúbal”.

Durante duas horas, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a história “O menino que sonhava conhecer Setúbal” e ficar a saber mais sobre alguns espaços da nossa cidade, com a ajuda do nosso amigo “DOC”.

Muito obrigado à professora Joana Silva e aos seus alunos, pela forma entusiástica, como nos receberam. Continuar a ler

Publicado em Formação, Programação e Robótica no 1.º Ciclo | Comments Off on Projeto “Robótica no 1.º Ciclo” – 12.ª atividade

Comunidade de Prática de Professores de 1.º Ciclo do Ensino Básico (3)

O trabalho da Comunidade de Prática de Professores do 1.º Ciclo continua e tivemos, desde a nossa ultima notícia, mais 3 sessões.

No dia 22/4/2021, contamos com a presença do professor Mauro Figueiredo (UALG) e da professora Cristina Marques (DGE), que nos vieram apresentar o projeto Milage Aprender+, de forma a que os materiais produzidos pela Comunidade possam vir a  estar disponíveis, para outros professores, nesta aplicação.

Este projeto conta com uma app, desenvolvida pela Universidade do Algarve, para dispositivos móveis, que permite aos alunos acederem a conteúdos pedagógicos, dentro e fora da sala de aula. Mais informações em https://milage.ualg.pt/?page_id=1176.

No dia 6/05/2021 continuamos com a construção de planos de aula e outros materiais para o 1.º ciclo, onde as TIC assumem o seu papel de área de integração curricular transversal.

No dia 27/5/2021, para além de os vários grupos terem apresentado as suas proposta de atividades e respetiva avaliação, começamos a conversar sobre a forma de divulgarmos o nosso trabalho aos restantes professores que não pertencem à Comunidade.

Teremos novidades para breve, com apresentações em encontros de professores e a disponibilização dos recursos produzidos até ao momento.

Até breve.

Publicado em 1.º Ciclo, Comunidade de Prática, Recursos | Comments Off on Comunidade de Prática de Professores de 1.º Ciclo do Ensino Básico (3)

Projeto “Robótica no 1.º Ciclo” – 11.ª atividade

1621939451218No dia 24 de maio, estivemos na EB da Gâmbia, para realizar algumas atividades de Robótica, no âmbito da Oferta Complementar “Cruzar Olhares por Setúbal”.

Durante duas horas, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a história “O menino que sonhava conhecer Setúbal” e ficar a saber mais sobre alguns espaços da nossa cidade, com a ajuda do nosso amigo “DOC”.

Muito obrigado à professora Zita Rocha e aos seus alunos, pela forma entusiástica, como nos receberam.

Publicado em Formação, Programação e Robótica no 1.º Ciclo | Comments Off on Projeto “Robótica no 1.º Ciclo” – 11.ª atividade

Exploração de Recursos SeguraNet (14)

licenciamentos_abertosAqui fica a décima quarta proposta, criada a partir dos recursos do Projeto SeguraNet, para trabalhar os temas da Cidadania Digital com alunos.

Pretende-se que os alunos reflitam sobre o tema “Licenciamentos abertos”, que compreendam de que forma podem utilizar os REA (Recursos Educativos Abertos) e como podem disponibilizar os seus próprios recursos, para que outros os possam utilizar.

Através desta proposta de atividades, os alunos, orientados pelo professor, vão realizar um conjunto de tarefas que levarão à construção e divulgação de um produto final, que partilharão com os seus colegas e comunidade escolar.

Descarregue aqui a atividade:

Formato Word | Formato PDF

Publicado em 1.º Ciclo, Recursos, SeguraNet | Comments Off on Exploração de Recursos SeguraNet (14)

Projeto “Robótica no 1.º Ciclo” – 10.ª atividade

1

No dia 19 de maio, estivemos na EB n.º 4 de Setúbal, para realizar algumas atividades de Robótica, no âmbito da Oferta Complementar “Cruzar Olhares por Setúbal”.

Durante duas horas, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a história “O menino que sonhava conhecer Setúbal” e ficar a saber mais, sobre alguns espaços da nossa cidade, com a ajuda do nosso amigo “DOC”.

Muito obrigado à professora Vera Passarinho e aos seus alunos, pela forma entusiástica, como nos receberam.

Continuar a ler

Publicado em Formação, Programação e Robótica no 1.º Ciclo | Comments Off on Projeto “Robótica no 1.º Ciclo” – 10.ª atividade

Estudo sobre avaliação realizada aos alunos durante o confinamento.

Captura de ecrã 2021-05-24, às 11.40.54O Laboratório de Tecnologia Educativa da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, está a desenvolver um estudo com o objetivo de  recolher  opiniões acerca da avaliação realizada aos alunos durante o confinamento.

O estudo contempla questionários para:
Docentes do Ensino Superior:
http://bit.ly/QERDocenteSup

Alunos do Ensino Superior:
http://bit.ly/QERalunosSup

Docentes do 1º CEB ao Ensino Secundário
http://bit.ly/QERProf

Alunos do 2º CEB ao Ensino Secundário
http://bit.ly/QERalunos

Caso tenha dúvidas, por favor, contacte: labte.uc@gmail.com

Publicado em Notícias de 1ª página | Comments Off on Estudo sobre avaliação realizada aos alunos durante o confinamento.

WS contar histórias com Scratch

lsmegoNo sábado, dia 8 de maio, dinamizamos uma sessão prática de iniciação ao Scratch, integrada no  5.º Encontro de Práticas Pedagógicas no Ensino a Distância, promovido pela Escola Superior de Tecnologias e Gestão de Lamego.

Em parceria com a professora Ana Filipa Chambel, durante uma hora e meia, exploramos algumas das potencialidades pedagógicas da linguagem de programação Scratch, com cerca de 30 colegas de todo o país e de várias áreas disciplinares.

Parabéns à organização do evento e muito obrigado pelo convite.

Publicado em Formação, Scratch | Comments Off on WS contar histórias com Scratch

Encontro Cultura Digital e Educação na década de 20 (CDE20)

Captura de ecrã 2021-05-15, às 17.23.27Realizou-se, nos passados dias 14 e 15 de maio, o Encontro Cultura Digital e Educação na década de 20 (CDE20) que juntou centena e meia de professores de vários ciclos de ensino e investigadores Portugueses e do Brasil. O Encontro foi promovido pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e da Universidade Católica Dom Bosco e contou, na Comissão Organizadora e Científica, com diversos elementos do CCTIC.

Ao longo de duas tardes, em Portugal e duas manhãs no Brasil, assistimos a duas conferências plenárias, dois painéis e a 36 comunicações propostas pelos participantes.

Foram, sem dúvida, momentos de reflexão e aprendizagens significativas para todos os intervenientes.

No site do evento, encontrará mais pormenores e as atas do encontro, que pode descarregar livremente (http://projetos.ese.ips.pt/cde20/) .

Publicado em CDE20, Formação | Comments Off on Encontro Cultura Digital e Educação na década de 20 (CDE20)