Mooc Cidadão Cibersocial

Screenshot 2021-09-22 18.41.43A utilização das redes sociais aumentou de forma acentuada nos últimos anos, mas essa utilização acarreta alguns riscos. É preciso melhorar a cibersegurança das contas e ajudar a garantir a privacidade dos utilizadores.

Desta forma, o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) desenvolveu o curso Cidadão Cibersocial com a finalidade de dar a conhecer as melhores práticas na utilização das redes sociais.

Mais informações podem ser consultadas aqui.

FacebookTwitterGoogle+DeliciousPartilhar
Publicado em Formação, SeguraNet | Comments Off on Mooc Cidadão Cibersocial

Parceria com o Agrupamento de Escolas Luísa Todi

Screenshot 2021-09-09 16.52.59Nos dias 7 e 8 de setembro de 2021, organizamos, em conjunto com o Agrupamento de Escolas Luísa Todi, no âmbito do desenvolvimento do seu PADDE, um conjunto de ACDs sobre diferentes temáticas: Canva; Genially; Jogos de Fuga; kahoot; Padlet e Portefólios Digitais.

Foram cerca de 162 docentes, que ao longo destes dois dias, puderam participar nestas ACDs, no sentido de ajudar a melhorar o seu trabalho pedagógico com as tecnologias.

A ideia do Agrupamento, ao oferecer esta formação de curta duração aos seus docentes, está relacionada com a necessidade de alterar e melhorar as práticas pedagógicas, com o digital, e fazer com que os alunos estejam cada vez mais no centro do processo de aprendizagem, mudando também os processos de avaliação.

Muito obrigado ao AELT pelo convite para participar na organização e na dinamização de duas ações sobre jogos de fuga educativos.

Publicado em Formação, Jogos de Fuga, PADDE | Comments Off on Parceria com o Agrupamento de Escolas Luísa Todi

Materiais produzidos na Comunidade de Prática (2)

Screenshot 2021-01-14 17.53.52A Comunidade de Prática de Professores do 1.º Ciclo terminou o seu trabalho, no que diz respeito ao ano letivo 2020/21.

Partilhamos convosco os segundos guiões produzidos, pelos diferentes grupos, que estavam divididos por anos de escolaridade: um grupo de 1.º ano, um grupo de 2.º ano e outro grupo de 3.º e 4.º anos.

Ao explorarem os guiões, terão links de acesso a outros materiais produzidos, desde fichas de trabalho, questionários, ligações para o YouTube, jogos produzidos assim como elementos que nos podem ajudar a avaliar os alunos, como por exemplo rubricas de avaliação. Terão também acesso a ligações para plataformas onde poderão desenvolver os trabalhos que são sugeridos.

O que se pretende é que exista uma exploração desses recursos e uma adaptação, tendo em conta as características do professor e dos seus alunos. Os tempos sugeridos são, assim, apenas um guia para o trabalho e podem ser adaptados, assim como aquilo que é proposto como atividades síncronas e assíncronas.

Nas  atividades disponibilizadas, encontrará ligações para recursos que foram partilhados  em modo de visualizador, pelo que caso os queira adaptar ao seu contexto educativo, deverá  efetuar uma cópia dos mesmos antes de os poder alterar.

Grupo do 1.º ano | Formato Word | Formato PDF

Grupo do 2.º ano | Formato Word | Formato PDF

Grupo do 3.º e 4.º anos | Formato Word | Formato PDF

Esperamos que gostem das nossas propostas.

Boas férias e até setembro.

Publicado em 1.º Ciclo, Comunidade de Prática, Recursos | Comments Off on Materiais produzidos na Comunidade de Prática (2)

TIC@PORTUGAL21

TIC_PT21No passado dia 16 de julho participamos  no Encontro TIC@PORTUGAL21. Estiveram presentes cerca de 800 professores que tiveram a oportunidade de refletir sobre as práticas do uso das TIC na Educação.

O elementos do CCTIC, assim como os seus convidados, marcaram presença em várias salas,  moderando e  apresentando comunicações ou ainda dinamizando sessões práticas. Agradecemos a todos os que aceitaram o desafio do CCTIC e vieram partilhar as suas práticas neste fórum que todos os anos junta centenas de professores de todo o país, interessados na utilização educativa das tecnologias digitais.

Comunicações

Sala 1 – Robótica no 1.º ciclo – Atividades de exploração com robôs no âmbito da Oferta Complementar “Cruzar Olhares por Setúbal”, por João Grácio e Vera Passarinho;

Sala 4 – Comunidade de Prática de Professores do 1.º Ciclo, por Paula Pinto e Cláudia Franco;

Sala 5 – Utilização de Realidade Aumentada (RA) no primeiro ciclo, por Ana Chambel;

Sala 10 – TIC na Bo@… Água, por Ana Pereira, Armindo Serra, Fátima Nave e João Reigado.

Sessões Práticas

Criação de jogos de fuga educativos (Escape Rooms) no Google Forms, por Carlos Silva e Ulisses Mota;

Scratch: Uma ferramenta para aprender, por João Torres e Miguel Figueiredo;

Atividades de aprendizagem ativa com recurso ao Learning Apps, por Sílvia Zuzarte e Sónia Barbosa.

Quem quiser ter acesso a todo o programa e ter mais informações sobre o encontro, poderá aceder clicando aqui.

Publicado em TIC@PORTUGAL | Comments Off on TIC@PORTUGAL21

Projeto Competências de Informação para Jovens da Era Digital (CIJED)

Captura de ecrã 2021-07-19, às 18.43.39O CCTIC apoiou o desenvolvimento do Projeto Competências de Informação para Jovens da Era Digital (CIJED) realizado no Centro de Investigação em Educação e Formação (CIEF) do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), em parceria com o Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama (AESG), em Setúbal e com a Universidade Católica Portuguesa. Este projeto de Investigação, coordenado pela professora Lídia Marôpo da Escola Superior de Educação do IPS, teve como principal objetivo conhecer o contexto específico dos alunos do AESG, no que diz respeito à utilização de meios digitais, e  delinear ações de promoção da literacia mediática e digital, nomeadamente cinco workshops para estudantes (um para cada ano de escolaridade do 5.º ao 9.º ano) e uma Ação de formação de Curta Duração (ACD) para os professores, de 3 horas, tendo em conta os resultados desta investigação.

Os dados obtidos resultaram de 429 respostas a um questionário por parte de alunos do 5.º ao 9.º ano, com idades entre os 10 e os 17 anos, durante o mês de novembro de 2020 e a realização de quatro grupos de foco.

O CCTIC esteve envolvido na realização dos Workshops para alunos e na formação dos professores.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no relatório do projeto disponível aqui.

Publicado em Formação, SeguraNet | Comments Off on Projeto Competências de Informação para Jovens da Era Digital (CIJED)

Apresentação de projetos na Escola Básica D.Pedro II

moita1No dia  26 de junho estivemos na Escola Básica D. Pedro II, na Moita, para debatermos com quatro turmas do 6.º ano, o trabalho que realizaram ao longo do ano letivo sobre Cidadania Digital. Estão de parabéns estes jovens e os seus professores, apoiados pela Biblioteca da Escola, pela reflexão que fizeram em torno de temas como o bullying e o cyberbullying, a pegada digital, a importância de usarmos senhas fortes, etc…

Foi um prazer passarmos a manhã com vocês!

Publicado em SeguraNet, Visita a escolas | Comments Off on Apresentação de projetos na Escola Básica D.Pedro II

Exploração de Recursos SeguraNet (15)

textingDisponibilizamos aqui a décima quinta proposta, criada a partir dos recursos do Projeto SeguraNet, para trabalhar os temas da Cidadania Digital com alunos.

Pretende-se que os alunos reflitam sobre o tema “Texting” e que compreendam os riscos e perigos que advêm da utilização do telemóvel, enquanto se conduz.

Através desta proposta de atividades, os alunos, orientados pelo professor, vão realizar um conjunto de tarefas que levarão à construção e divulgação de um produto final, que partilharão com os seus colegas e comunidade escolar.

Descarregue aqui a atividade:

Formato Word | Formato PDF

Publicado em Recursos, SeguraNet | Comments Off on Exploração de Recursos SeguraNet (15)

Cidadania Digital – Sessão Final

Screenshot 2021-07-15 17.27.07No dia 15/07/2021, realizamos a última sessão sobre Cidadania Digital. Esta ACD foi o culminar do projeto desenvolvido durante todo o ano letivo, em diversas escolas.

No início do ano, em novembro de 2020, tivemos uma primeira ACD onde refletimos um pouco sobre Cidadania Digital, onde partilhamos alguns recursos e onde os docentes, em grupo, começaram a construir as atividades que iriam realizar com os alunos.

Durante o ano, desenvolvemos uma sessão com cada uma dessas turmas, onde respondemos a algumas questões dos alunos e refletimos sobre diferentes temáticas.

Na sessão que decorreu ontem, tivemos a partilha de todo o trabalho realizado, nas diferentes turmas e fizemos um balanço do projeto.

Muito obrigado a todos os professores envolvidos. Partilhamos a forma como iniciamos a sessão, com um vídeo realizado pelos alunos da EB1 da Portela, sobre o tema do Bullying e do Cyberbullying.

https://www.youtube.com/watch?v=P-wY490l2Fw

Continuar a ler

Publicado em Formação, SeguraNet | Comments Off on Cidadania Digital – Sessão Final

Premiados do Concurso “A Criar com Scratch!” – 2020/21

cartaz_criar_scratch_21Já são conhecidos os vencedores da Edição 2020/21 do Concurso “A Criar Com Scratch”.

Num período em que existiram muitas condicionantes, ao longo de todo o ano letivo, devido à situação pandémica que vivemos, foi muito bom podermos contar com o envolvimento de mais de duas centenas de alunos que submeteram, com os seus professores, mais de seis dezenas de projetos ao Concurso.

É com grande orgulho que verificamos que os professores têm continuado a desenvolver projetos com os alunos, utilizando a linguagem de programação Scratch/ScratchJr.

Queríamos dar os parabéns a todos os que participaram e, em especial, aos premiados de cada uma das categorias, sendo que este ano voltamos a atribuir uma Menção Honrosa, a um dos projetos apresentados.

Podem consultar a lista de premiados aqui.

Página do concurso: http://projectos.ese.ips.pt/acriarcomscratch

Publicado em Scratch | Comments Off on Premiados do Concurso “A Criar com Scratch!” – 2020/21

Volta ao Mundo em Segurança – Gamificação

pnl2027_volta_mundoÉ com grande orgulho e alegria que vemos o nosso jogo de fuga “Volta ao Mundo em Segurança” ser integrado nos recursos do PNL2027 (Cenários de Aprendizagem).

O Plano Nacional de Leitura 2027 contempla no seu Quadro Estratégico o propósito de aprofundar o potencial da literacia digital na promoção das competências da leitura e da escrita. Além disso, pretende alargar a presença e a projeção mediática da leitura e da escrita associando-as às ciências, às humanidades, às artes e às tecnologias digitais.

Para além disso, esta iniciativa tem o objetivo de identificar e difundir práticas de qualidade que desenvolvam as competências de leitura, escrita e literacia digital com a mediação da tecnologia.

Podem consultar este recurso em: https://bit.ly/2Ty0Qt8.

Podem consultar mais recursos em:
https://www.pnl2027.gov.pt/np4/leituraescritatecnologiasdigitais.html

Publicado em Jogos de Fuga, PNL2027 | Comments Off on Volta ao Mundo em Segurança – Gamificação

Do computador à sala de aula

Estamos envolvidos, desde outubro de 2020, numa oficina  de  formação com colegas da Escola Básica da Boa Água, na Quinta do Conde – Sesimbra, no âmbito do Projeto piloto da DGE sobre utilização de manuais digitais. Todas as sessões da formação têm decorrido mediadas pelas tecnologias, não sendo possível, devido à pandemia que atravessamos, o contacto físico com os colegas.  Assim, ao longo das sessões de formação, fomos conhecendo e tomando contacto com as práticas de uma turma de professores, no âmbito da formação e não só. Além de terem divulgado as suas práticas, na comunidade de aprendizagens de professores do primeiro ciclo do ensino básico, estiveram também presentes num dos nossos webinares, partilhando o que faziam. Este contacto virtual, destes meses, fez crescer em nós o desejo de os conhecer pessoalmente e de visitar a escola. No dia 2 de junho pudemos, finalmente,  fazer a tão aguardada visita e ouvir e exclamar “afinal são mais altos do que parecem no Zoom”, “Se não ouvisse a tua voz não te reconhecia” e outras expressões que apenas o presencial possibilita.

Continuar a ler

Publicado em Formação, Visita a escolas | Comments Off on Do computador à sala de aula

Campanha contra o Bullying e Cyberbullying

cartaz_1Convictos de que o bullying e o cyberbullying são um problema de todos, e que compactuarmos e aceitarmos uma situação destas, pode significar perpetuá-la, os alunos da professora Carla Messias, da turma AC4C da EB Bairro Afonso Costa,  decidiram colocar mãos à obra e criaram uma campanha de sensibilização para estas problemáticas.

Sob o mote “devemos estar atentamente despertos para os sinais e pedidos de ajuda, sendo, incessantemente, exigentes nas regras e firmes nas consequências”, os alunos, em conjunto com a sua professora e com as professoras estagiárias Isabel Santos e Beatriz Marcelino, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, construíram cartazes e iniciaram uma campanha com que pretendem sensibilizar as crianças e os adultos para o respeito e empatia pelo próximo. Continuar a ler

Publicado em Notícias de 1ª página | Comments Off on Campanha contra o Bullying e Cyberbullying