Sobre o Clube

Qual é o objetivo do Clube
Desenvolver competências digitais, ao nível da programação, em estudantes na área da Educação.
Abordar o Quadro Europeu de Competência Digital para a Cidadania. Desenvolver ferramentas para o desenvolvimento de conteúdos nas áreas de Cidadania Europeia, Democracia e Direitos Humanos

Que estudantes poderão estar envolvidos
Licenciatura em Educação Básica.
Mestrado em Educação Pré-Escolar.
Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico.

Que tipo de atividade se vão desenvolver
Produzir ambientes de aprendizagem (tapetes) a partir de uma temática definida.
Produzir propostas de atividades, lúdicas, com recurso às potencialidades de Blue-Bots (exemplos em https://barefootcas.org.uk/safety-snakes/).
Propor desafios, em forma de jogo, adequados à faixa etária das crianças a quem se dirigem.

A quem se dirigem os materiais produzidos
Crianças em Educação Pré-Escolar (3 a 5 anos de idade).
Alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico (6 a 10 anos de idade).

Onde vão ser testados os materiais produzidos
Em escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico e Jardins de Infância, de Setúbal.

Colaboração Internacional
Para colaborar no desenvolvimento das ações do Clube serão convidados parceiros europeus que desenvolvem trabalho nas mesmas áreas. O trabalho em  parceria será desenvolvido, recorrendo à plataforma eTwinning.

Parceiros Europeus, para quê
a) Para definir pontos de interesse comuns, a partir das orientações do Conselho da Europa, sobre a Democracia e Direitos Humanos, que possam ser trabalhados em conjunto.
b) Para partilhar processos de produção de ambientes de aprendizagem e das propostas de desafios.
c) Para partilhar os resultados dos testes, aos materiais produzidos, nas escolas de 1º Ciclo do Ensino Básico e nos Jardins de Infância