Programa de Formação Contínua de Professores do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico (PFCM-ESE/IPS) Rotating Header Image

Quem somos

Quem somos?

Aconteceu há cinco anos atrás… A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS), a par de outras instituições do ensino superior, foi confrontada com o desafio de equacionar e desenvolver uma proposta de formação em contexto e com uma forte componente de reflexão sobre a prática. Esta formação, enquadrada por orientações definidas a nível nacional por uma Comissão de Acompanhamento, deveria focar-se na área da Matemática e sua didáctica e tinha como público-alvo professores do 1.º ciclo que leccionavam turmas dos 3.º e 4.º anos de escolaridade.

E, assim, em 2005/2006 iniciou-se o envolvimento da ESE/IPS no Programa de Formação Contínua em Matemática (PFCM). Para o efeito, constituiu-se uma equipa de formação que integrava docentes desta e de outras instituições com uma significativa experiência na área da formação de professores e/ou no ensino da Matemática. No primeiro relatório sobre o desenvolvimento do programa, são visíveis os objectivos que esta equipa considerava essenciais:

“Embora tendo presentes todos os objectivos definidos pela Comissão de Acompanhamento, assumimos os dois primeiros como fundamentais: (a) Promover o aprofundamento do conhecimento matemático, didáctico e curricular dos professores do 1º ciclo; (b) Favorecer a realização de experiências de desenvolvimento curricular em Matemática que contemplem a planificação de aulas, a sua condução e a reflexão. (…) Foi também assumido pela equipa como objectivo, a criação de um clima de confiança e colaboração entre o formador e o formando tanto nas sessões de formação como nas de acompanhamento em sala de aula”. (pp. 5-6)

Foi neste ano que se iniciou a produção de um conjunto de materiais de formação muito diversificado: (a) tarefas matemáticas potencialmente favoráveis a uma aprendizagem, com significado, de ideias matemáticas poderosas; (b) identificação de possíveis estratégias de resolução dos alunos cuja análise poderia permitir sensibilizar os professores para a importância de reflectirem sobre o modo como pensam os alunos a fim de apoiar a sua progressão e (c) textos de carácter matemático e didáctico destinados a contextualizar e discutir temáticas relevantes para o ensino e aprendizagem da Matemática no 1.º ciclo.

Em 2006/2007 o Programa de Formação Contínua em Matemática da ESE/IPS foi alargado ao 2.º ciclo e, também, a professores do 1.º ciclo que leccionavam o 1.º e 2.º anos de escolaridade. Este alargamento mantém-se até hoje.

Ao longo destes anos, os objectivos com que se iniciou o PFCM continuaram, no essencial, a manter-se. As equipas de formação foram-se alterando parcialmente, porque os caminhos da vida são feitos de encruzilhadas e de escolhas. O espólio de materiais de formação foi sendo enriquecido, quer através do aperfeiçoamento dos já existentes, quer pela produção de outros que sentimos serem necessários.

Acreditamos que todo este processo tem contribuído para todos nós (formadores e formandos) aprendermos um pouco mais sobre como lidar com as complexidades de ensinar e aprender Matemática. Mas os desafios não terminaram… Hoje, um dos que sentimos como fundamental é o de equacionar, reflectir e desenvolver, em conjunto com os professores com quem trabalhamos, formas de pôr em prática o novo Programa de Matemática do Ensino Básico.

Equipas PFCM

2010/2011

equipapfcmeseips201011

Ana Maria Boavida  (Coordenadora)
Ana Abreu; Fátima Gonçalves; Jorge Revez e Teresa Ramos

2009/2010
Ana Maria Boavida  (Coordenadora)
Ana Abreu
Fátima Gonçalves
Jorge Revez
Margarida Silva
Maria José Marques
Teresa Marques
Teresa Ramos

2008/2009
Ana Maria Boavida (Coordenadora)
Ana Cristina Abreu
Catarina Delgado
Fátima Torres
Fernanda Perez
Jorge Revez
Margarida Maria Silva
Margarida Rodrigues
Maria Conceição Patrício
Maria Teresa Bernardino Ramos

2007/2008
Fátima Mendes (Coordenadora)
Ana Cristina Abreu
Ana Maria Boavida
Catarina Delgado
Fátima Torres
Fernanda Perez
Jorge Revez
Maria Conceição Patrício
Margarida Rodrigues

2006/2007
Fátima Mendes (Coordenadora)
Ana Cristina Abreu
Ana Luísa Paiva
Ana Maria Boavida
Anabela Andrade Gomes
Catarina Delgado
Fátima Torres
Fernanda Perez
José Duarte
Maria Conceição Patrício
Margarida Rodrigues

2005/2006
Joana Brocardo (Coordenadora)
Ana Cristina Abreu
Ana Luísa Paiva
Anabela Andrade Gomes
Fátima Alonso Guimarães
Fátima Mendes
Fátima Torres
Fernanda Perez
José Duarte
Lina Brunheira Assumpção
Maria Conceição Patrício
Sílvia Machado