Todas as crianças gostam de jogar e programar também pode ser um jogo. É isso mesmo que nos propõe o Code.org com a adaptação do jogo Angry Birds a este ambiente de programação. São 20 níveis que terás que superar ajudando o nosso amigo a chegar ao seu objetivo! Pelo caminho descobrirás como programar com blocos.... Desaafiante, não é! Tenta porque, afinal, jogar e programar pode ser a mesma coisa!
Ligação para começar a jogar/programar
![]() |
Utilização do Scratch no 1.º ciclo - Desenho e cálculo do perímetro de polígonos utilizando o Scratch Recursos AULAS
Autor: Pedro Silva (Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres - Lisboa) pdf AQUI |
![]() |
Aqui estão notícias frescas pela mão de Fernando Frederico: Terminou o terceiro cursinho de Scratch a que assistiram seis alunos de Informática da Universidade Sénior da Moita, (UniSeM) com a alegria que as imagens documentam e provam que o Scratch pode agradar tanto a avós como a netos.
|
edros, com o apoio da UniSeM, sendo monitores a Dra Lídia Morgado, (que fotografou) e os TCor Baleizão e Fernando Frederico.
Para o ano há mais!
Frederico
...............
Depois de terminado o programa de Informática para o 2º ano da Universidade Sénior da Moita, a turma G2 , que recebe aulas na Rumo da Baixa da Banheira, tem estado a aprender os rudimentos de Scratch, nestas últimas aulas do ano letivo 2011/2012, muito por incentivo do seu professor, o TCor Francisco Baleizão, mas também por vontade expressa dos seus alunos que, a duas semanas do fim do ano e atingido o objetivo a que se tinham proposto, pediram para continuar com a mesma matéria, dado o interesse que ela lhes suscitou.
Frederico
Amanhã, dia 14 de novembro, decorre entre as 9:00h e as 12:30h uma sessão Scratch com os alunos da Unidade Curricular de "Materiais na Experiência Matemática" a convite da professora Ana Maria Boavida.
Nesta sessão exploraremos algumas das potencialidades do programa Scratch no processo de ensino/aprendizagem da Matemática.
Com o início do ano letivo surgem novos projetos que envolvem a utilização do Scratch. Se é responsável por algum desses projetos pedimos que o registe no nosso formulário para o podermos referenciar e assim passar a constar do mata de projetos Srcatch!
![]() |
Utilização do Scratch no pré-escolar - Programar com o Scratch numa turma do pré-escolarRecursos AULAS
Autora: Firmina Duarte (EB1/JI Luísa Todi) pdf AQUI |
![]() |
No dia 19 de Maio realizaram-se por todo o mundo eventos de celebração do 5.º aniversário do ambiente gráfico de programação Scratch, com aplicação em contextos educativos e também de lazer, desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology - MIT. O Scratch Day é um acontecimento mundial, onde pessoas de todas as idades se encontram para conhecer outros Scratchers, partilhar projectos e experiências e aprender mais sobre o Scratch. Uma das celebrações deste dia, em Portugal, concretizou-se num evento gratuito, aberto |
a todos os professores, educadores, futuros professores e suas famílias (sobretudo crianças e jovens), das 9 h às 18 h, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, tendo contado com cerca de 100 participantes, sendo quase metade crianças e jovens. Maisum dia bonito para guardar na memória. Espaço e tempo de encontro entre gerações, com as tecnologias a ligar-nos e a aproximar-nos uns dos outros.
Deixamos aqui alguns olhares sobre o dia:
Um projeto desenvolvido no curso de formação pelo colega José Pereira...
A Direção-Geral da Educação (DGE), com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia, vai realizar um seminário no âmbito da Semana Europeia da Programação (http://codeweek.eu), na Escola Secundária António Damásio, Santa Maria dos Olivais, no dia 15 de outubro de 2014.
A iniciativa CodeWeek tem como objetivo a promoção do ensino das diferentes linguagens de programação, das mais básicas às mais complexas. O seminário destina-se a docentes de todas as áreas e níveis de ensino, sendo gratuita a sua frequência. As inscrições encontram-se abertas até ao dia 12 de outubro, devendo os interessados preencher um formulário.
Para consultar o programa ou obter informações adicionais, aceda a codeweek.dge.mec.pt. Para eventuais esclarecimentos, poderá enviar uma mensagem para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. . O projeto EduScratch associa-se a este evento dinamizando um Workshop Scratch.
Tem um clube Scratch ou está a utilizar esta linguagem com os seus alunos?
Preencha o formulário para estar assinalado no mapa.