"Scratch.ando com o sapo" é uma iniciativa dinamizada pela Universidade de Aveiro e pelo portal SAPO, através do laboratório do Sapo na UA.
Aproveitando as potencialidades do Scratch, disponibilizadas pelo SAPO, as crianças aprendem a programar e a "brincriar" usufruindo de uma linguagem simples, intuitiva, lúdica e criativa. Brincriações em que os adultos entram assessorando as crianças - autoras dos projectos suportados no acesso às novas tecnologias.
Os guias de acção (os tutoriais) contam com um conjunto de

figuras humanas que designámos de Guardiões do Scratch.ando com o SAPO.
As crianças dos 3 aos 6 anos têm o Pópio e a Pópia. A Sylla e o Argus guiam as crianças dos 7 aos 9 anos. E, a Bicuda e o Bilóca orientam os dos 10 aos 12 anos. Muitas são as aventuras que poderão realizar. Além de potenciarem a auto-aprendizagem, os guias de acção promovem os valores referidos ao Humano subjacente à Declaração Universal dos Direitos Humanos. E, contribuem para o desenvolvimento da literacia com o domínio dos 4 erres: contar, escrever, ler e teclar (programar), essenciais à compreensão do mundo actual e às práticas de liberdade, no pensar e no interagir da criança, consigo própria, com os outros e no mundo.

Vieram de longe
Temática 2