DGE   |   ERTE   |   CCTIC   |   ESE/IPS

 

  

  

EduScratch é um projeto que visa promover a utilização educativa do Scratch através do apoio, formação e partilha de experiências na comunidade educativa

Utilização

Hoje propomos a realização de um labirinto.

Experimente e conte-nos como correu!
Hoje disponibilizamos mais um dos vídeos que produzimos em Julho, no âmbito do curso integrado na Iniciativa "Iniciação à Programação no 1.º ciclo do ensino básico"
Um tutorial muito simples, ideal para quem está a começar a programar em Scratch!
Experimente e conte-nos como correu!
Aprender a programar ou programar para aprender?
Na nossa opinião, podemos, ao mesmo tempo, aprender a programar e aprender programando!
Neste tutorial apresentamos um exemplo de uma ligação do Scratch com a Matemática. Ao programar o desenho de figuras no ecrã o aluno será confrontado com a necessidade de explorar os conceitos de ângulo, rotação, etc...
Um projeto simples mas com efeitos visuais muito interessantes!
Experimente e conte-nos como correu!
Em plena Semana Europeia da Programação, lançamos mais um vídeo sobre a utilização do Scratch. Trata-se do primeiro vídeo com a colaboração do Tenente Coronel Fernando Frederico. O Tenente Coronel Fernando Frederico é um programador experiente em várias linguagens de programação e em Scratch em particular. Tem mais de 350 projetos partilhados, muitos deles com versão em lingual portuguesa e inglesa. Tem colaborado com o Projeto Eduscratch desde 2010 e é autor de materiais de apoio sobre a utilização do Scratch.
Muito obrigado

Se ainda nunca programou em Scratch, neste vídeo fazemos uma pequena apresentação do ambiente de programação.  
O vídeo foi realizado no âmbito da iniciativa "Iniciação à programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Vamos começar a divulgar alguns vídeos de apoio à utilização do Scratch. Hoje disponibilizamos o primeiro desses vídeos, realizado no âmbito da iniciativa Programação no 1.º ciclo do Ensino Básico. 

A pensar em

Da autoria do professor Carlos Nunes, inseridos na série "A Pensar em...", estão a ser disponibilizados vídeos que ajudam na exploração da linguagem de programação Scratch. A versão tratada é já a 2.0 e foram  disponibilizados, até ao momento, quatro episódios. Pela qualidade do projeto não podemos deixar de dar os parabéns ao professor Carlos Nunes e recomendar estes tutoriais a todos quantos pretendam, de uma forma autónoma, começar a utilizar o Scratch.

Episódio 1 - O que é o Scratch
Episódio 2 - A comunidade Scratch
Episódio 3 - O ambiente de trabalho do Scratch
Episódio 4 - Programar os objetos (Atores e Palco)
Episódio 5  Escolher e posicionar atores e cenários (Fase 1 do projeto)
Episódio 6 – Programar ator com um movimento contínuo (Fase 2 do projeto)
Episódio 7 – Alterar direção de um ator com sensores (Fase 3 do projeto)
Episódio 8 – Programar disparo de projetil (Fase 4 do projeto)
Episódio 9 – Detetar colisão de objetos (Fase 5 do projeto)
Episódio 10 – Utilização de variáveis (Fase 6 do projeto)
Episódio 11 – Programar o fim do jogo (Fase 7 do projeto)
Episódio 12 – Programar o inicio do jogo (Fase 8 do projeto)

  

Pág. 2 de 3

Scratch offline

MIT

Versão 2.0 MIT

Versão 1.4 MIT

Sapo Scratch (v.1.4)

Windows

Mac

 

Tem um clube Scratch ou está a utilizar esta linguagem com os seus alunos?

Preencha o formulário para estar assinalado no mapa.

(Formulário)

Free business joomla templates