DOCUMENTO |
LOCALIZAÇÂO |
SINOPSE |
Folheto EduSCratch | Outros |
Divulgação do projeto EduScratch |
Cartaz EduScratch |
Outros | Divulgação do projeto EduScratch |
Scratch and Share - MIT | Vídeos | Potencial educativo do Scratch |
Scratch - MIT Media Lab | Vídeos |
O que é o SCratch? |
Já ouviu falar do Scratch? | Vídeos |
O Scratch explicado... |
T.Mestrado:(...)Contributo do ambiente gráfico de programação Scratch em contexto escolar | Textos | Recuperar o engenho a partir da necessidade, com recurso às tecnologias educativas: Contributo do ambiente gráfico de programação Scratch em contexto formal de aprendizagem. |
Scratch: programming for all
|
Textos |
Um artigo em língua inglesa.
“Digital fluency” should mean designing, creating, and remixing, not just browsing, chatting, and interacting.
|
SCRATCH - textos variados |
Textos | Informação relevante, ligações úteis e bibliografia (com ligações aos artigos). |
Programando com o Scratch |
Textos | Tradução de documento do MIT: Programming with Scratch |
Fluência Tecnológica | Textos | Tradução de documento do MIT |
Criando com o Scratch | Textos | (tradução de documento do MIT: Creating with Scratch) |
Competências e Conceitos de Programação explorados no Scratch (1.4) | Textos |
Documento original de Lifelong Kindergarten Group, MIT Media Lab. Tradução e adaptação de Fausto de Carvalho - PT Inovação Aveiro |
Competências de aprendizagem para o séc. XXI | Textos | Documento do MIT |
Aprender concebendo (learning by design) | Textos | Documento do MIT |
Aprendendo com o Scratch | Textos | Tradução de documento do MIT: Learning with Scratch |
Scratch na Escola - TMarques | Vídeos | (Webinar ERTE/PTE - Como aprender com as TIC utilizando este recurso? Neste webinar partilham-se respostas, deixando coordenadas de autonomia e sementes para o desenvolvimento de uma comunidade de educadores, dispostos a partilhar as suas aventuras com o Scratch. |
Recurso: exemplo de projeto de actividade de complemento curricular | Textos | Este recurso é apenas um exemplo simples de um projeto (Clube/actividades e complemento curriclar) em funcionamento numa escola com 2.º e 3.º ciclos. Poderá ser uma base de trabalho que necessitará sempre de adaptação à realidade de cada escola/instituição. |
O papel da Biblioteca Escolar na sensibilização à utilização do Scratch pelos professores do primeiro ciclo na sua prática curricular (Susana Lopes) | Textos | Um trabalho de Susana Paula Lopes . |
SCRATCH: Informação relevante, ligações úteis e bibliografia (com ligações aos artigos) |
Textos | SCRATCH: Informação relevante, ligações úteis e bibliografia (com ligações aos artigos) |
Tem um clube Scratch ou está a utilizar esta linguagem com os seus alunos?
Preencha o formulário para estar assinalado no mapa.