DOCUMENTO |
LOCALIZAÇÂO |
SINOPSE |
Matemática 2.º ciclo - Scratch, Professor e conexões enzimáticas | Textos | Exemplos de abordagem ao currículo utilizando o Scratch (histórias). Texto escrito por solicitação de José Duarte para a revista Educação e Matemática n110 (APM) |
Todas as áreas, todos os níveis de ensino: Galerias temáticas de projetos Scratch (ideias) | Projetos | Galerias temáticas no portal Scratch (utilizador EduScratch) onde serão reunidos os melhores projectos com utilidade directa em contexto de sala de aula, que se constituam elementos motivadores do uso, ou sejam bons objectos de aprendizagem sobre a própria ferramenta. |
Matemática - 2.º e 3.º ciclos: Vídeos: "Scratch Educator Show & Tell Videos" no ScratchEd MIT | Vídeos | Experiências em sala de aula (língua inglesa) |
An Investigation into the Use of Scratch to Teach KS3 Mathematics | Texto | Tese de mestrado em torno da utilização do Scratch na aprendizagem da matemática. |
Matemática 1.º, 2.º e 3.ºciclos: Recurso (Aulas) - Rosáceas com o Scratch | Texto com projetos em anexo | Como desenhar rosáceas com o Scratch? Que conceitos podem ser explorados durante o desenvolvimento desta atividade? (Este recurso tem ligação a dois projetos Scratch que ajudam a clarificar as propostas feitas.) |
Matemática - 3.º ciclo: Recursos vídeo (Aulas) - Ideias Scratch para matemática (referencial cartesiano) | Vídeos |
Experiências simples com ideias para os professores... que se destinam apenas a queimar etapas se o professor não quiser fazer ele o percurso de pensamento (é interessante e cometem-se erros pelo caminho que nos fazem pensar e aprender). Quem tem de chegar à construção, questionando-se pelo caminho com a mediação do professor, são os alunos! |
Matemática - 2.º e 3.º ciclos: Recursos para aulas (projetos): Rosáceas, Simetrias, Reflexões... | Projetos Scratch e texto | Experiências simples com ideias para os professores... |
Pré-escolar: Oficina Scratch e matemática (pré e pri) - o trabalho da Isabel Correia |
Texto e fotos | Experiência no pré-escolar (relatório de oficina de formação com planificação de atividades. |
Pré-escolar: "Scratch(ando)" de braço dado com a matemática - Isabel Correia | Texto e fotos | Trata-se de uma das práticas resultantes da primeira oficina de formação da ESE/IPS CCTIC-EduScratch - Scratch e matemática - 1.ºc e pré-escolar. Este trabalho, da educadora Isabel Correia, que agora se divulga, transformou-se num artigo publicado no CEI (Cadernos de Educação de Infância) nº96 Maio/Agosto 2012 . |
Matemática - 3.º ciclo: Utilização do Scratch na aula de Matemática de um 7º ano de escolaridade | Texto e fotos | Trabalho realizado no âmbito da oficina de formação: Exploração e construção de situações de aprendizagem da Matemática com programação em Scratch no 2.º e 3.º ciclos do ensino básico – CCTIC da ESE/IPSetúbal– EduScratch Sílvia do Rosário Zuzarte Machado |
Pré-escolar: Oficina Scratch e matemática (pré e pri) - o trabalho da Margarida Costa | Texto e fotos |
Utilização do Scratch no pré-escolar - Scratchossáurios - Atividade TIC do projeto “Dinossáurios” Trabalho desenvolvido no âmbito da oficina de formação: Exploração e construção de situações de aprendizagem da Matemática com programação em Scratch no pré-escolar e 1.º do ensino básico 2011 – CCTIC da ESE/IP Setúbal– EduScratch. |
Matemática e outras áreas - 1.º c / 2.º ano - EB1 Luísa Todi (Professora Carmen Assunção) | Texto e fotos | Trabalho desenvolvido no âmbito da oficina de formação: Exploração e construção de situações de aprendizagem da Matemática com programação em Scratch no pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico 2011 – CCTIC da ESE/IP Setúbal– EduScratch |
Matemática e outras áreas - 1.º ciclo: "À descoberta do Scratch!" – Ana Paula Vieitos | Texto e fotos | Trabalho desenvolvido no âmbito da oficina de formação: Exploração e construção de situações de aprendizagem da Matemática com programação em Scratch no pré-escolar e 1.º do ensino básico 2012 – CCTIC da ESE/IP Setúbal– EduScratch.
Autora: Ana Paula Vieitos (Professora na Escola Básica da Brejoeira - Agrupamento Vertical de Escolas de Azeitão
|
Matemática e outras áreas - pré-escolar: "Programar com o Scratch numa turma do pré-escolar" – Firmina Duarte | Texto e fotos | Trabalho desenvolvido no âmbito da oficina de formação: Exploração e construção de situações de aprendizagem da Matemática com programação em Scratch no pré-escolar e 1.º do ensino básico 2011 – CCTIC da ESE/IP Setúbal– EduScratch.
Autora: Firmina Duarte (Professora na EB1 1/JI Luísa Todi
|
Matemática - 1.º ciclo: "Desenho e cálculo do perímetro de polígonos utilizando o Scratch" – Pedro Silva | Texto e fotos |
Trabalho desenvolvido no âmbito da oficina de formação: Exploração e construção de situações de aprendizagem da Matemática com programação em Scratch no pré-escolar e 1.º do ensino básico 2011 – CCTIC da ESE/IP Setúbal– EduScratch.
|
Matemática (e outras áreas) 1.º ciclo: "Matscratch: um projeto inovador" – Helena Romano e Paula Pinto | Texto e fotos | Trabalho desenvolvido no âmbito da oficina de formação: Exploração e construção de situações de aprendizagem da Matemática com programação em Scratch no pré-escolar e 1.º do ensino básico 2011 – CCTIC da ESE/IP Setúbal– EduScratch. |
Matemática (e outras áreas) 1.º ciclo: "Programar com o Scratch" – Isabel Salvado | Texto e fotos | Trabalho desenvolvido no âmbito da oficina de formação: Exploração e construção de situações de aprendizagem da Matemática com programação em Scratch no pré-escolar e 1.º do ensino básico 2011 – CCTIC da ESE/IP Setúbal– EduScratch. |
Matemática - 2.ºc - 5º ano "Aprender com o Scratch" (Filomena Benavente e Ricardo Costa) | Texto e fotos |
Trabalho desenvolvido no âmbito da oficina de formação: Exploração e construção de situações de aprendizagem da Matemática com programação em Scratch no 2.º e 3.º ciclos do ensino básico 2012 – CCTIC da ESE/IP Setúbal– EduScratch.
|
Tem um clube Scratch ou está a utilizar esta linguagem com os seus alunos?
Preencha o formulário para estar assinalado no mapa.