DGE   |   ERTE   |   CCTIC   |   ESE/IPS

 

  

  

EduScratch é um projeto que visa promover a utilização educativa do Scratch através do apoio, formação e partilha de experiências na comunidade educativa

Recursos
Início Search Downloads Submit file Up
Categoria: textos

Ordenar Por: Padrão | Nome | Data | Downloads | [Descending]
Arquivos:
Jogos de computador na sala de aula

(0 votes)

Download
Download

A minha experiência com linguagens de programação na sala de aula não é tanto do ensino da mesma mas mais na utilização de programas feitos por mim com o fim de consolidar conhecimentos ou despertar a curiosidade nos alunos que, de outra forma, não mostrariam interesse na matéria em questão. Apesar de não ter tido a oportunidade de o fazer ultimamente, sempre que o faço a experiência é muito agradável para ambos os lados. Para os alunos é algo diferente. Aquilo não pode ser matemática, como pode ser matemática se estão a jogar um jogo de computador contra um colega ou contra o computador, há pontuações e competição. Para mim é bastante agradável ver alunos que ainda há 30 minutos, por exemplo, não sabiam nem queriam saber o que eram números primos ou divisores de um número, agora estarem a tentar desenvolver estratégias para conseguir ganhar, quererem saber o que afinal é isso de divisores de um número e, por vezes, são os primeiros a chegarem às conclusões mais interessantes ou a desenvolver as melhores estratégias de jogo. O jogo com que tive melhores resultados foi o “Trinca Espinhas”. A minha primeira versão foi feita em Flash para 2 jogadores baseado na versão de papel. O facto de ser para dois jogadores tinha os seus prós e os seus contras: jogar contra um colega é algo que pode incentivar mas também pode gerar conflitos uma vez que ambos usam o mesmo rato para jogar. A versão que fiz com o Scratch ainda não foi testada em sala de aula por mim. Desta vez fiz para apenas 1 jogador contra o computador. O gato não se limita a ficar apenas com os divisores como o original de caneta e papel, ele também escolhe um número na sua vez e dá-nos os divisores que ainda restam no “tabuleiro”.


Criação
Tamanho
Downloads
2013-10-07
227.05 KB
161
Scratch: a história a começar

(0 votes)

Download
Download

Novembro 11, 2007 Acabei de receber estes “apelos” em comentário a uma entrada na Teia (a entrada não é importante, os alunos gostam de comunicar comigo através dela e, portanto, foi o que aconteceu). Explico-os (aos comentários) e divulgo o projecto da T a que se referem. Fui apanhada de surpresa... ou nem por isso. Estes “miúdos” têm o turbo ligado e com pouco da minha parte, uma dica aqui, uma pista acolá, uma explicação hoje, um estímulo amanhã... acontece magia. As relações que temos vindo a construir desde há mais de um ano ajudam, sei. Mas tenho muito que aprender com eles! Essa é a parte melhor... eles já vão lá mais adiante! (...)


Criação
Tamanho
Downloads
2013-10-07
100.05 KB
113
Scratch, Professor e conexões...

(0 votes)

Download
Download

Texto escrito por solicitação de José Duarte para a revista Educação e Matemática n110 (APM)


Criação
Tamanho
Downloads
2013-10-07
135.59 KB
104

Scratch offline

MIT

Versão 2.0 MIT

Versão 1.4 MIT

Sapo Scratch (v.1.4)

Windows

Mac

 

Tem um clube Scratch ou está a utilizar esta linguagem com os seus alunos?

Preencha o formulário para estar assinalado no mapa.

(Formulário)

Free business joomla templates