DGE   |   ERTE   |   CCTIC   |   ESE/IPS

 

  

  

EduScratch é um projeto que visa promover a utilização educativa do Scratch através do apoio, formação e partilha de experiências na comunidade educativa

Recursos

Foram submetidos dois recursos vídeo: "Ideias Scratch - matemática (referencial cartesiano)".

Experiências simples com ideias para os professores... que se destinam apenas a queimar etapas se o professor não quiser fazer ele o percurso de pensamento (é interessante e cometem-se erros pelo caminho que nos fazem pensar e aprender).

Quem tem de chegar à construção, questionando-se pelo

 

 
 

 

Continuar...

A equipa XO/UNICAMP, pela voz de Eduardo Maurício Pinto, fez-nos chegar uma mensagem divulgando o trabalho realizado por esta. Têm trabalhado com o Scratch, para além do XO, e procuram outras fontes de informação para que, em conjunto, nos possamos enriquecer mutuamente, já que partilhamos metas comuns na criação de uma comunidade de educadores apta a utilizar de forma adequada, em contexto escolar, ferramentas de criação, como é o Scratch, colocando os alunos

 

 
Continuar...

Por razões que se prendem com a necessidade de disponibilizar, num só local, todos os vídeos sobre o Scratch em Portugal (na tradução do Guia do MIT Scratch Curriculum Guide Draft - Creative computing será necessário apontar recursos próprios e reformular/traduzir outros) decidimos fazer aqui no portal essa compilação. Clicando em continuar é possível chegar a todos eles (referimo-nos ao repositório de vídeos de natureza geral sobre a ferramenta e sobre a sua história em Portugal).

 

 

Continuar...

Embora já tenha sido partilhado há algum tempo, recordamos que está disponível AQUI um recurso importante para conhecer as competências e conceitos de programação que o Scratch (1.4) permite desenvolver/explorar.

Trata-se de um documento original do Lifelong Kindergarten Group, MIT Media Lab, cuja tradução/adaptação é da responsabilidade de Fausto de Carvalho da PT Inovação de Aveiro.

 

 

 

"Scratch.ando com o sapo" é uma iniciativa dinamizada pela Universidade de Aveiro e pelo portal SAPO, através do laboratório do Sapo na UA.
Aproveitando as potencialidades do Scratch, disponibilizadas pelo SAPO, as crianças aprendem a programar e a "brincriar" usufruindo de uma linguagem simples, intuitiva, lúdica e criativa. Brincriações em que os adultos entram assessorando as crianças - autoras dos projectos suportados no acesso às novas tecnologias.
Os guias de acção (os tutoriais) contam com um conjunto de

 

 

Continuar...

Ao navegarmos pela internet vamos encontrando histórias, experiências e recursos mais ou menos relevantes. Não descobrimos todos, damos destaque aos principais e partilhamos outros que são merecedores de interesse e podem vir a ter utilidade específica para quem deseje aprofundar mais o conhecimento sobre formas de utilização do Scratch pelo mundo fora.

 

 

Continuar...

Os Clubes/Atividades de complemento curricular (ou de idêntica natureza) são espaços/tempos onde o Scratch pode ser ensaiado e  experimentado com maior amplitude de gestos e sem a pressão do currículo. Este recurso é apenas um exemplo simples de um projeto em funcionamento numa escola com 2.º e 3.º ciclos. Poderá ser uma base de trabalho que necessitará sempre de adaptação à realidade de cada escola/instituição. Pode ser encontrado em Recursos - Informação - Textos (AQUI)

 

DOCUMENTO

LOCALIZAÇÂO

SINOPSE

Scratch, Professor e conexões enzimáticas Textos Exemplos de abordagem ao currículo utilizando o Scratch (histórias). Texto escrito por solicitação de José Duarte para a revista Educação e Matemática n110 (APM)
Scratch: a história a começar - Novembro 11, 2007 Textos Diário de atividades (com alunos). Pequenas histórias
Jogos de computador na sala de aula - Edgar Martins Textos Texto de apoio ao projeto Trinca-Espinhas
Vídeos
História do primeiro projeto Scratch feito por um aluno na EB 2, 3 de Azeitão
Da ideia ao projeto
Vídeos Animação "frame" a "frame", utilizando uma sequência de cenários. Clube Scratch time Azeitão.
Da Guiné para Portugal com o Scratch... Vídeos A N. ainda dominava com dificuldade a língua portuguesa, porque chegara há pouco tempo da Guiné. O Scratch ajudou a integração numa turma complexa (trabalho em equipa) e promoveu o desenvolvimento de várias competências
Construir um relógio com o Scratch Vídeos Aluna constrói relógio com a linguagem de programação Scratch. O vídeo está anotado com reflexões sobre as várias fases do processo e breves comentários.




















































































 

 

DOCUMENTO

LOCALIZAÇÂO

SINOPSE

Matemática 2.º ciclo - Scratch, Professor e conexões enzimáticas Textos Exemplos de abordagem ao currículo utilizando o Scratch (histórias). Texto escrito por solicitação de José Duarte para a revista Educação e Matemática n110 (APM)
Todas as áreas, todos os níveis de ensino: Galerias temáticas de projetos Scratch (ideias) Projetos Galerias temáticas no portal Scratch (utilizador EduScratch) onde serão reunidos os melhores projectos com utilidade directa em contexto de sala de aula, que se constituam elementos motivadores do uso, ou sejam bons objectos de aprendizagem sobre a própria ferramenta.
Matemática - 2.º e 3.º ciclos: Vídeos: "Scratch Educator Show & Tell Videos" no ScratchEd MIT Vídeos Experiências em sala de aula (língua inglesa)
An Investigation into the Use of Scratch to Teach KS3 Mathematics Texto Tese de mestrado em torno da utilização do Scratch na aprendizagem da matemática.
Matemática 1.º, 2.º e 3.ºciclos: Recurso (Aulas) - Rosáceas com o Scratch Texto com projetos em anexo Como desenhar rosáceas com o Scratch? Que conceitos podem ser explorados durante o desenvolvimento desta atividade? (Este recurso tem ligação a dois projetos Scratch que ajudam a clarificar as propostas feitas.)
Matemática - 3.º ciclo: Recursos vídeo (Aulas) - Ideias Scratch para matemática (referencial cartesiano) Vídeos

Experiências simples com ideias para os professores... que se destinam apenas a queimar etapas se o professor não quiser fazer ele o percurso de pensamento (é interessante e cometem-se erros pelo caminho que nos fazem pensar e aprender). Quem tem de chegar à construção, questionando-se pelo caminho com a mediação do professor, são os alunos!

Matemática - 2.º e 3.º ciclos: Recursos para aulas (projetos): Rosáceas, Simetrias, Reflexões... Projetos Scratch e texto Experiências simples com ideias para os professores...

Pré-escolar: Oficina Scratch e matemática (pré e pri) - o trabalho da Isabel Correia

Texto e fotos Experiência no pré-escolar (relatório de oficina de formação com planificação de atividades.
Pré-escolar: "Scratch(ando)" de braço dado com a matemática - Isabel Correia Texto e fotos Trata-se de uma das práticas resultantes da primeira oficina de formação da ESE/IPS CCTIC-EduScratch - Scratch e matemática - 1.ºc e pré-escolar. Este trabalho, da educadora Isabel Correia, que agora se divulga, transformou-se num artigo publicado no CEI (Cadernos de Educação de Infância) nº96 Maio/Agosto 2012 .
Matemática - 3.º ciclo: Utilização do Scratch na aula de Matemática de um 7º ano de escolaridade Texto e fotos Trabalho realizado no âmbito da oficina de formação: Exploração e construção de situações de aprendizagem da Matemática com programação em Scratch no 2.º e 3.º ciclos do ensino básico –  CCTIC da ESE/IPSetúbal– EduScratch
Sílvia do Rosário Zuzarte Machado
Pré-escolar: Oficina Scratch e matemática (pré e pri) - o trabalho da Margarida Costa Texto e fotos

Utilização do Scratch no pré-escolar - Scratchossáurios - Atividade TIC do projeto “Dinossáurios” 

Trabalho desenvolvido no âmbito da oficina de formação: Exploração e construção de situações de aprendizagem da Matemática com programação em Scratch no pré-escolar e 1.º  do ensino básico 2011 – CCTIC da ESE/IP Setúbal– EduScratch.

Matemática e outras áreas - 1.º c / 2.º ano - EB1 Luísa Todi (Professora Carmen Assunção) Texto e fotos Trabalho desenvolvido no âmbito da oficina de formação: Exploração e construção de situações de aprendizagem da Matemática com programação em Scratch no pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico 2011 – CCTIC da ESE/IP Setúbal– EduScratch
Matemática e outras áreas - 1.º ciclo: "À descoberta do Scratch!" – Ana Paula Vieitos Texto e fotos Trabalho desenvolvido no âmbito da oficina de formação: Exploração e construção de situações de aprendizagem da Matemática com programação em Scratch no pré-escolar e 1.º do ensino básico 2012 – CCTIC da ESE/IP Setúbal– EduScratch.

Autora: Ana Paula Vieitos (Professora na Escola Básica da Brejoeira - Agrupamento Vertical de Escolas de Azeitão

 

Matemática e outras áreas - pré-escolar: "Programar com o Scratch numa turma do pré-escolar" – Firmina Duarte Texto e fotos Trabalho desenvolvido no âmbito da oficina de formação: Exploração e construção de situações de aprendizagem da Matemática com programação em Scratch no pré-escolar e 1.º do ensino básico 2011 – CCTIC da ESE/IP Setúbal– EduScratch.

Autora: Firmina Duarte (Professora na EB1 1/JI Luísa Todi

 

Matemática - 1.º ciclo: "Desenho e cálculo do perímetro de polígonos utilizando o Scratch" – Pedro Silva Texto e fotos

Trabalho desenvolvido no âmbito da oficina de formação: Exploração e construção de situações de aprendizagem da Matemática com programação em Scratch no pré-escolar e 1.º do ensino básico 2011 – CCTIC da ESE/IP Setúbal– EduScratch.

 

Matemática (e outras áreas) 1.º ciclo: "Matscratch: um projeto inovador" – Helena Romano e Paula Pinto Texto e fotos Trabalho desenvolvido no âmbito da oficina de formação: Exploração e construção de situações de aprendizagem da Matemática com programação em Scratch no pré-escolar e 1.º do ensino básico 2011 – CCTIC da ESE/IP Setúbal– EduScratch.
Matemática (e outras áreas) 1.º ciclo: "Programar com o Scratch" – Isabel Salvado Texto e fotos Trabalho desenvolvido no âmbito da oficina de formação: Exploração e construção de situações de aprendizagem da Matemática com programação em Scratch no pré-escolar e 1.º do ensino básico 2011 – CCTIC da ESE/IP Setúbal– EduScratch.
Matemática - 2.ºc - 5º ano "Aprender com o Scratch" (Filomena Benavente e Ricardo Costa) Texto e fotos
Trabalho desenvolvido no âmbito da oficina de formação: Exploração e construção de situações de aprendizagem da Matemática com programação em Scratch no 2.º e 3.º ciclos do ensino básico 2012 – CCTIC da ESE/IP Setúbal– EduScratch.

 

























 

DOCUMENTO

LOCALIZAÇÂO

SINOPSE

Folheto EduSCratch Outros

Divulgação do projeto EduScratch

Cartaz EduScratch
Outros Divulgação do projeto EduScratch
Scratch and Share - MIT Vídeos Potencial educativo do Scratch
Scratch - MIT Media Lab Vídeos
O que é o SCratch?
Já ouviu falar do Scratch? Vídeos
O Scratch explicado...
T.Mestrado:(...)Contributo do ambiente gráfico de programação Scratch em contexto escolar Textos Recuperar o engenho a partir da necessidade, com recurso às tecnologias
educativas: Contributo do ambiente gráfico de programação Scratch em
contexto formal de aprendizagem.
Scratch: programming for all

 

Textos
Um artigo em língua inglesa.
“Digital fluency” should mean designing, creating, and remixing, not just browsing, chatting, and interacting.
SCRATCH - textos variados
Textos Informação relevante, ligações úteis e bibliografia (com ligações aos artigos).
Programando com o Scratch
Textos Tradução de documento do MIT: Programming with Scratch
Fluência Tecnológica Textos Tradução de documento do MIT
Criando com o Scratch Textos (tradução de documento do MIT: Creating with Scratch)
Competências e Conceitos de Programação explorados no Scratch (1.4) Textos

Documento original de Lifelong Kindergarten Group, MIT Media Lab. Tradução e adaptação de Fausto de Carvalho - PT Inovação Aveiro

Competências de aprendizagem para o séc. XXI Textos Documento do MIT
Aprender concebendo (learning by design) Textos Documento do MIT
Aprendendo com o Scratch Textos Tradução de documento do MIT: Learning with Scratch
Scratch na Escola - TMarques Vídeos (Webinar ERTE/PTE - Como aprender com as TIC utilizando este recurso? Neste webinar partilham-se respostas, deixando coordenadas de autonomia e sementes para o desenvolvimento de uma comunidade de educadores, dispostos a partilhar as suas aventuras com o Scratch.
Recurso: exemplo de projeto de actividade de complemento curricular Textos Este recurso é apenas um exemplo simples de um projeto (Clube/actividades e complemento curriclar) em funcionamento numa escola com 2.º e 3.º ciclos. Poderá ser uma base de trabalho que necessitará sempre de adaptação à realidade de cada escola/instituição.
O papel da Biblioteca Escolar na sensibilização à utilização do Scratch pelos professores do primeiro ciclo na sua prática curricular (Susana Lopes) Textos Um trabalho de Susana Paula Lopes .

SCRATCH: Informação relevante, ligações úteis e bibliografia (com ligações aos artigos)

Textos SCRATCH: Informação relevante, ligações úteis e bibliografia (com ligações aos artigos)
















































 

Pág. 3 de 8

Scratch offline

MIT

Versão 2.0 MIT

Versão 1.4 MIT

Sapo Scratch (v.1.4)

Windows

Mac

 

Tem um clube Scratch ou está a utilizar esta linguagem com os seus alunos?

Preencha o formulário para estar assinalado no mapa.

(Formulário)

Free business joomla templates