DGE   |   ERTE   |   CCTIC   |   ESE/IPS

 

  

  

EduScratch é um projeto que visa promover a utilização educativa do Scratch através do apoio, formação e partilha de experiências na comunidade educativa

Recursos


O Fred (Fernando Frederico) e a Isabel Campeão estão a desenvolver um trabalho muito interessante para enriquecer os recursos do EduScratch. São desafios para alunos (e não só... provavelmente alguns professores poderão achá-los úteis) que
funcionam como sugestões e exemplos para projetos educacionais e incentivos à programação no Scratch.

Querem saber mais? Podem vê-los  AQUI

Continuar...

Utilização do Scratch numa turma do 1.º ciclo / 2.º ano - Recursos AULAS


Trabalho desenvolvido no âmbito da oficina de formação: Exploração e construção de situações de aprendizagem da Matemática com programação em Scratch no pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico 2012 – CCTIC da ESE/IP Setúbal– EduScratch.

Professora: Carmen Assunção
EB 1 Luísa Todi - Setúbal

pdf AQUI

Continuar...

Utilização do Scratch no pré-escolar - Scratchossáurios - Atividade TIC do projeto “Dinossáurios” Recursos AULAS


Trabalho desenvolvido no âmbito da oficina de formação: Exploração e construção de situações de aprendizagem da Matemática com programação em Scratch no pré-escolar e 1.º  do ensino básico 2012 – CCTIC da ESE/IP Setúbal– EduScratch.

Link para um dos projetos referidos:

Autora: Margarida Costa

pdf AQUI

Continuar...

Utilização do Scratch na aula de Matemática de um 7º ano de escolaridade - Recursos AULAS


Trabalho desenvolvido no âmbito da oficina de formação: Exploração e construção de situações de aprendizagem da Matemática com programação em Scratch no 2.º e 3.º ciclos do ensino básico 2012 –  CCTIC da ESE/IP Setúbal– EduScratch.

Autora: Sílvia do Rosário Zuzarte Machado
Escola Secundária de Casquilhos - Barreiro

pdf AQUI

Continuar...


Scratch no pré-escolar... conhecemos histórias bem bonitas. Esta é uma delas. Trata-se de uma das práticas resultantes da primeira oficina de formação da ESE/IPS CCTIC-EduScratch - Scratch e matemática - 1.º c e pré-escolar. Este trabalho, da educadora Isabel Correia, que agora se divulga, transformou-se num artigo publicado no CEI (Cadernos de Educação de Infância) nº96 Maio/Agosto 2012 - "Scratch(ando)" de braço dado com a Matemática-imaginar, programar, partilhar
. Nas palavras da sua autora:

O presente texto pretende relatar o vivido e experienciado numa oficina de formação designada “Exploração e construção

Continuar...

Atualizámos os recursos de informação (SCRATCH: Informação relevante, ligações úteis e bibliografia (com ligações aos artigos) com dois artigos muito recentes sobre o Scratch (2012). Estes artigos estão já indicados no documento com bibliografia útil inserido nos Recursos de informação - textos, ao qual também se tem acesso através do Mapa de recursos - informação.

Agora que as Metas TIC para o 8.º ano contemplam a exploração de ambientes computacionais (P8) é importante ir disponibilizando informação que apoie a contextualização do trabalho com uma das ferramentas indicadas como exemplo: o Scratch.

Continuar...

Está já em preparação o Scratch 2.0 e foi feito no MIT (online) um webinar apresentando as novas características desta ferramenta.

No portal ScratchEd são partilhadas ligações para essa apresentação que nos permitem antever quais são as principais diferenças.

No YouTube está já a ser partilhado um vídeo de promoção que clarifica o que vai mudar no Scratch 2.0. Isto não significa que a aplicação 1.4 deixe de funcionar! Apenas são abertas novas possibilidades e

 

 

melhorados alguns aspetos considerados como limitações nas versões anteriores.

Esta nova versão é baseada no Flash e funciona online sem necessidade de instalação da aplicação nos nossos computadores.

 

Iniciamos com o trabalho da professora Isabel Correia (pré-escolar) (pubblicado também como artigo na revista da APEI - aqui) a partilha de recursos e boas práticas que resultaram da primeira Oficina de Formação Scratch e matemática. A história aqui partilhada aconteceu no terreno do pré-escolar (primeiras experiências) e é reveladora do imenso potencial do Scratch neste nível etário (que obviamente não pode ser maximizado sem a presença de uma pessoa empenhada, motivada e criativa como

 
Continuar...
Scratch Project

Foram publicados na conta EduScratch (portal SAPO Scratch) alguns projetos úteis para o trabalho do professor em sala de aula de matemática. São eles:

- Rosáceas e Rosáceas(variáveis) (sobre os quais foi também feita uma notícia AQUI) Documento de apoio para exploração: Rosáceas com o Scratch (pistas)

- Simetrias I

- Reflexões

Estes projetos poderão servir como inspiração, ou mesmo

 
Continuar...

Foi adicionado mais um recurso de apoio ao trabalho do professor em sala de aula (ou clube): Rosáceas com o Scratch (pistas)

Como desenhar rosáceas com o Scratch? Que conceitos podem ser explorados durante o desenvolvimento desta atividade?

Este recurso tem ligação a dois projetos Scratch que ajudam a clarificar as propostas feitas.

(Clicar em continuar para ver os projetos.)

 
Continuar...
Descobrimos por acaso um blogue muito interessante (de 2009 e aparentemente sem atividade agora) com recursos para aprendizagem do Scratch. Investigados os documentos partilhados (que iremos acrescentar ao mapa de recursos) percebemos que o seu autor é o professor Paulo Valentm (1.ºc) e que se tratava do espaço de partilha em torno das atividades com o Scratch, que desenvolveu com uma turma de 4.º ano. Gostávamos de saber onde está agora este professor... e se
 
Continuar...

Pág. 2 de 8

Scratch offline

MIT

Versão 2.0 MIT

Versão 1.4 MIT

Sapo Scratch (v.1.4)

Windows

Mac

 

Tem um clube Scratch ou está a utilizar esta linguagem com os seus alunos?

Preencha o formulário para estar assinalado no mapa.

(Formulário)

Free business joomla templates