O CCTIC da ESE/IPS - EduScratch arrancou o ano letivo em força com a participação em missões importantes. Dia 10 de setembro decorreu a Iniciativa Metas TIC: Uma oportunidade de renovação das TIC nas Escolas, promovida pelo CCTIC EDUCOM e apoiada pela ERTE/DGE, com a colaboração de todos os CCTIC do país. Esta iniciativa juntou mais de 300 professores que puderam assistir a uma conferência online e trabalhar/refletir

regionalmente com os seus pares, nos respetivos Centros de Competência, sobre as metas TIC para o 7.º e 8.º anos. Em Setúbal estiveram presentes 22 professores de 17 escolas e a ferramenta Scratch foi objeto de atenção, uma vez que a Meta 8 do domínio produção preconiza a exploração de ambientes computacionais. No dia 12 de setembro, professores de várias escolas do país estiveram juntos para conhecer melhor o iTEC e preparar o trabalho a desenvolver no Ciclo 3 de pilotagem. Novidade boa: uma das experiências de aprendizagem (para a matemática) é o desenvolvimento de um jogo com a ferramenta Scratch. Assim, depois de esclarecidas as questões gerais e apresentada uma experiência de aprendizagem, lá estivemos nós durante a tarde com os professores de matemática (18 professores de cerca de 12 escolas) numa sessão prática de utilização do Scratch, que lhes permita ao longo do 1.º período desenvolver trabalho com os alunos no contexto do iTEC. Aguardamos com curiosidade os cenários que vão ser desenhados e as novidades sobre o trabalho desenvolvido.

Fotos dos eventos podem ser encontradas AQUI e AQUI