A história da Carolina (e da Carla) já foi contada há tempo AQUI no portal. Mas não se ficou por aí!

A Carolina continuou a sua missão de (in) formadora e jardineira de sementes de Scratch e está de regresso para nos contar as úyltimas aventuras e partilhar alguns materiais.Obrigada por toda a ajuda e empenho que têm feito o Scratch chegar cada vez mais longe!

Leiam, então, as suas palavras:

Divulgar e (in) formar sobre o Scratch - por Carolina Moutinho

No meu trabalho desenvolvido com o Scratch tenho intervindo de várias formas, um pouco inspirada na Equipa do EduScratch. Tenho assumido uma postura que visa por um lado a partilha do pouco “saber” que (ainda) tenho, e por outro a divulgação e formação sobre o Scratch. Para além das atividades com os alunos, em contexto de educação formal.

Deste modo, este texto tem como objetivo elencar algumas das iniciativas que tenho realizado em prol da divulgação e formação do Scratch.

1.Apresentação do Scratch aos Professores do 1º CEB, do Agrupamento de Escolas a Lousã.

Ocorreu no dia 7 de março de 2012, numa reunião de conselho de docente.

Apresentei um pequeno vídeo, elaborado por mim, que abordava aspectos fundamentais do Scratch, tais como: a sua essência, a sua finalidade, o seu contributo para/na educação, e alguns links uteis para quem quisesse iniciar trabalho com este software. Nesta apresentação usei folhetos que tinham sido disponibilizados pelo EduScratch.

Para além da apresentação do vídeo, a Professora Carla Ferreira partilhou um pouco da sua experiência com o Scratch. No fim reiterei a minha disponibilidade para apoiar nesta ou em qualquer outra(s) atividade(s) que os professores quisessem, usando as Tecnologias.

2.  Apresentação do Scratch no Encontro Nacional de Estudantes de Ciências da Educação.

Este evento realizou-se nos dias 13 e 14 abril de 2012 na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, tendo como público-alvo estudantes de Ciências da Educação de todo o País. A minha apresentação realizou-se num workshop do evento (dia), sobre as Tecnologias Educacionais e da Comunicação. O objetivo era fazer uma pequena apresentação de algo relacionado com o estágio curricular nesta área. O cerne da minha apresentação foi o Scratch, abordando de forma breve este software, assim como o trabalho desenvolvido com os alunos do 1º CEB. Também nesta apresentação foram distribuídos os folhetos sobre o Scratch disponibilizados pela equipa do  EduScratch.

Apresentação do Scratch na formação em a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas com as TIC, no 1º CE

Esta formação está a ser realizada no Agrupamento de Escolas da Lousã, através do centro de formação Nova Ágora. O Objetivo da mesma prende-se com a abordagem da utilização das TIC no processo de aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABP). Desta forma fazia todo o sentido apresentar o Scratch aos formandos, visto que alguns são professores noutros agrupamentos de escolas.

Nesta apresentação, apesar de fazer uma pequena apresentação do Scratch, centrei-me nas competências que ele desenvolve nos alunos. Para a mesma concebi um flipchart, onde incluíi dois vídeos, do EduScratch, que exemplificam muito bem como o Scratch pode ajudar os alunos a serem mais “competentes” nas suas aprendizagens. Os vídeos seleccionados formam: “Construir um relógio com o Scratch-história” e “ Scratch_da ideia ao projeto”.

Com estas pequenas iniciativas vou divulgando este software e evidenciando as suas potencialidades educativas. Para além disso, na minha própria página pessoal, estou constantemente a divulgar o trabalho que tenho feito com o Scratch. Através disso têm-me surgido alguns pedidos de ajuda, (nomeadamente estudantes do Ensino Superior), aos quais tenho respondido conforme posso e sei.