Concluiram-se no dia 17 de março as sessões presenciais da Oficina Scratch e matemática nos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. A avaliação feita pelos 18 formandos foi muito positiva, mas muitos sugeriram maior espaçamento entre as duas últimas sessões, de modo a permitir aos professores  maior tempo de execução das atividades junto dos alunos, dadas as limitações impostas (sobretudo no terceiro ciclo) pelos testes intermédios e outras tarefas que retiram tempo às atividades letivas e à implementação deste tipo de ferramentas/abordagem

do currículo. Foi também sugerido por alguns formandos mais tempo para a prática da ferramenta e reflexão sobre estratégias possíveis de abordagem dos conteúdos no 3.º ciclo. Nesta Oficina estiveram envolvidas 13 escolas e cerca de 163 alunos (estimativa aproximada face à informação fornecida pelos professores e ao caráter facultativo de algumas tarefas com o Scratch).

Na última sessão foram partilhadas experiências muito interessantes, notando-se clara clivagem entre o trabalho desenvolvido no 2.º e no 3.º ciclo, com maiores limitações neste último, devido ao excesso de atividades impostas pelo sistema em algumas turmas/anos. Algumas das tarefas com o Scratch foram relevadas para o plano facultativo de forma a  não interferirem com o calendário de testes o que, de certa forma, inibe a procura de estratégias de integração que conduzam a uma mais consistente mudança de práticas. Algo sobre o qual se deve refletir profundamente.

Fotos aqui:

1.ª sessão, 2.ª sessão e 3.ª sessão.