DGE   |   ERTE   |   CCTIC   |   ESE/IPS

 

  

  

EduScratch é um projeto que visa promover a utilização educativa do Scratch através do apoio, formação e partilha de experiências na comunidade educativa

Resumo: O presente artigo (II Congreso Internacional Comunicación 3.0) descreve a investigação e intervenção inseridas no projecto “Scratch’ando com o sapo na infância” dirigido por Conceição Lopes e integrado nos labs.sapo.pt/ua. O estudo aqui apresentado adopta a metodologia de investigação-acção, sendo que as sessões de intervenção-formação-experienciação Scratch com os grupos de sujeitos-alvo do projecto (crianças, educadores e pais) ocorrem em contextos de vida real, na Cooperativa A Torre, sediada em Lisboa. É utilizada uma diversidade de estratégias de intervenção-formação situadas num horizonte de estudos onde se conectam os campos

 

 

disciplinares da ludicidade, comunicação, criatividade e pedagogia. Desta forma, através do conhecimento adquirido durante a experienciação com a aplicação e programação Scratch, pretende-se propor novas metodologias para a aprendizagem da literacia mediática, a manutenção do fluxo criativo, lúdico, crítico, produtor de alternativas e, finalmente, para a prática da metacomunicação entre ascrianças da educação pré-escolar.(Resumo)

Share

Scratch offline

MIT

Versão 2.0 MIT

Versão 1.4 MIT

Sapo Scratch (v.1.4)

Windows

Mac

 

Tem um clube Scratch ou está a utilizar esta linguagem com os seus alunos?

Preencha o formulário para estar assinalado no mapa.

(Formulário)

Free business joomla templates