DGE   |   ERTE   |   CCTIC   |   ESE/IPS

 

  

  

EduScratch é um projeto que visa promover a utilização educativa do Scratch através do apoio, formação e partilha de experiências na comunidade educativa

Formação

Vai decorrer, no próximo dia 4 de novembro, em Setúbal, na Escola Secundária Sebastião da Gama, o encontro regional no âmbito do projeto de Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Inscrições e informações aqui: http://www.erte.dge.mec.pt/sessoes-de-formacao-regionais-ip1ceb-2016 


Para assinalar a semana Europeia da Programação (Code Week 2016) o projeto EduScratch vai promover uma sessão prática de programação em Scratch para docentes e alunos do IPS.

Quando:
No dia 18 de outubro, das 14:30h às 17:30h

Onde:
Sala 3 da ESE/IPS

Para quem:
Docentes e estudantes do IPS

Material necessário:
Computador portátil com Scratch V.2.0 instalado (descarregar aqui)

Número máximo de participantes:
25

Inscrições:
Aqui até ao dia 17 de outubro

Descarregar cartaz de divulgação

 

 

Uma vez que tem havido muitas inscrições na Oficina de formação Scratch, decidimos abrir uma turma que funcionará na Escola Básica de Azeitão, nos dias 2, 9, 16 e 21 de novembro, de 2016, das 18:30h às 21:30 e dia 28 de janeiro de 2017 das 9:30h às 12:30h.
 
O formulário de inscrição continua a ser o mesmo. No dia 24 de outubro será enviada uma mensagem a todos os colegas que fizerem a pré-inscrição para que escolham o local onde preferem frequentar a formação.
 
Designação da ação:
Utilização da programação em Scratch para a exploração e construção de situações de aprendizagem nos 2º e 3º ciclos do ensino básico.

Creditação máxima: 1.2
 

Calendarização em Azeitão será:
Dias 2, 9, 16 e 21 de novembro de 2016  das 18:30h às 21:30h. Dia 28 de janeiro, de 2017, das 9:30h às 12:30h

Local de realização das sessões presenciais:
Escola Básica de Azeitão

Custo: Gratuito

Formadores:
Miguel Figueiredo, Teresa Marques, João Torres e Helena Romano

Número máximo de participantes: 20

Inscrições:
Os candidatos a frequentar a ação devem preencher o seguinte formulário, até ao dia 24 de outubro. Serão informados da receção da sua candidatura, por mail. Posteriormente será perguntado qual das turmas (Setúbal ou Azeitão prefere frequentar) e, no dia 27 de outubro, serão informados se foram selecionados para frequentar a formação.

Terão prioridade de frequência os professores que tenham frequentado anteriormente outras ações Scratch e/ou que pertençam a escolas que têm desenvolvido projetos com o CCTIC nos últimos anos.



Nota: Para efeitos de aplicação do nº 3 do artigo 14º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para a progressão em carreira.

Formulário de candidatura a frequentar a formação

Descarregar o cartaz

Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch

Objetivos:

  • Conhecer a ferramenta Scratch – princípios gerais de funcionamento;
  • Dominar a utilização da ferramenta Scratch enquanto ambiente de programação para desenvolver projetos com animação de sprites, com sons e com recurso a variáveis.
  • Utilizar adequadamente os comandos e as estruturas de controlo da linguagem Scratch
  • Reconhecer o potencial educativo do Scratch
  • Conceber situações de aprendizagem de natureza transversal para a sua área curricular em conexão com outras áreas.

 

Continuar...

A Direção-Geral da Educação (DGE) irá promover, nos meses de dezembro e janeiro, diversos eventos regionais no âmbito do projeto-piloto “Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico”.

Estes eventos, sob a forma de ações de formação de curta duração, têm como finalidade apoiar e acompanhar os docentes envolvidos na implementação da iniciativa. Pretende-se, também, dar continuidade às experiências de formação já promovidas pela DGE no âmbito desta iniciativa. O evento de Setúbal decorre na Escola Secundária D. João II no dia 13 de Janeiro.  As inscrições devem ser feitas através de um formulário disponível na disciplina Moodle de apoio à comunidade envolvida nesta iniciativa.

Estão previstas as seguintes  sessões:

Faro: 03 de dezembro de 2015 - Escola Secundária Tomás Cabreira
Setúbal: 13 de janeiro de 2016 - Escola Secundária D. João II
Lisboa:15 de janeiro de 2016 - Escola Secundária Padre António Vieira
Vila Real: 20 de janeiro de 2016 - Escola Secundária Morgado de Mateus
Braga: 21 de janeiro de 2016 - Escola Secundária Sá de Miranda
Porto: 27 de janeiro de 2016 - Escola Básica e Secundária do Cerco
Coimbra: 28 de janeiro de 2016 - Dep. de Engenharia Informática da FCTUC

 Consulte o Programa das Sessões de Formação.

Para qualquer informação adicional, poderá enviar uma mensagem para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

O projeto EduScratch dinamizou uma sessão sobre programação de aplicações para telemóveis Android integrada na ICT 2015, que decorre em Lisboa de 20 a 22 de outubro.

Nesta sessão foi mostrado a cerca de 25 jovens como é possível criar aplicações para telemóveis utilizando uma linguagem de programação por blocos (MIT app inventor) com características semelhantes ao Scratch.

Pode consultar e descarregar o guião, passo a passo, criado para a sessão aqui.

O projeto EduScratch, graças ao financiamento recebido através do prémio atribuído pela  Rede TIC e Sociedade, dinamizou no final do ano letivo 2015/2016, quatro ações de formação de professores em Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Funchal e Ponta Delgada.

Estas ações foram desenvolvidas em parceria com o Centro de formação da Associação de Escolas Bragança Norte, Centro de formação de professores Arrifes e Universidade da Madeira. Estiveram envolvidas nestas ações, cada uma delas com duração de 15 horas, mais de 100 professores e educadores. A formação esteve a cargo dos professores João Torres, Miguel Figueiredo e Helena Romano.

 

Estão abertas as inscrições para um curso Scratch de 15 horas de duração (0,6 créditos) que decorrerá no Agrupamento de escolas Paula Nogueira, em Olhão, no Algarve, nos dias 12,13 e 14 de Março.

O curso é gratuito e  as inscrições podem ser feitas em http://bit.ly/scratchalgarve até ao dia  6 de março.

 

Um projeto desenvolvido na formação pela colega Paula Barroca
Ajude o dragão a encontrar as vogais pela ordem certa... Projeto desenvolvido no curso de formação Scratch na ESE/IPS

Pág. 1 de 17

Scratch offline

MIT

Versão 2.0 MIT

Versão 1.4 MIT

Sapo Scratch (v.1.4)

Windows

Mac

 

Tem um clube Scratch ou está a utilizar esta linguagem com os seus alunos?

Preencha o formulário para estar assinalado no mapa.

(Formulário)

Free business joomla templates