DGE   |   ERTE   |   CCTIC   |   ESE/IPS

 

  

  

EduScratch é um projeto que visa promover a utilização educativa do Scratch através do apoio, formação e partilha de experiências na comunidade educativa

EduScratch

 

É um projecto do Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal

Este projecto está integrado nos projectos da Direcção Geral de Educação (DGE) através da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE)

 

 

 

(EDU) Scratch... ?

O trabalho continuado de investigação e aperfeiçoamento das linguagens e ambientes de programação para jovens (LOGO, nos anos 80), desenvolvido no Massachusetts Institute of Technology (MIT), produziu a ferramenta Scratch ? ambiente gráfico de programação inovador, que permite trabalhar cooperativamente e utiliza media diversificados (foi divulgado publicamente apenas em Maio de 2007). O Scratch (cujo slogan é imagina, programa, partilha) foi concebido e desenvolvido como resposta ao problema do crescente distanciamento entre a evolução tecnológica no mundo e a fluência tecnológica dos cidadãos e pensado, igualmente, para promover um contexto construcionista propício ao desenvolvimento da fluência tecnológica nos jovens, desde muito cedo, e das competências transversais ditas "para o século XXI", nomeadamente a resolução de problemas. Os seus autores pensam que poderá, ainda, permitir avançar na compreensão da eficácia e inovação do uso das tecnologias nas aprendizagens em diferentes domínios e contextos, de forma mais específica na educação matemática formal e informal (pela própria natureza do ambiente), tornar os jovens criadores e inventores (mais do que meros consumidores de tecnologia) e estimular a aprendizagem cooperativa.

 

O projecto EduScratch terá como meta principal promover a utilização do Scratch em ambiente escolar. Pretende?se com o seu desenvolvimento divulgar e apoiar a utilização do Scratch (e o conhecimento sobre esta ferramenta), bem como incentivar à sua utilização através da formação e da partilha.

 

Já existe em Portugal um portal desenhado por uma equipa da PT Inovação/SAPO, que resultou de uma parceria desta empresa com o MIT. Pretende-se agora que esta parceria seja ampliada, rentabilizando?se a utilização de todos os recursos já produzidos para o portal Scratch SAPO, assim como o desenvolvimento de novos projectos educativos.

 

Responsáveis pelo projeto:

Miguel Figueiredo - Coordenador
Professor Adjunto do Departamento de Ciências e Tecnologias da ESE/IPS

João Vítor Torres  2013/2014, 2014/2015 e 2015/2016
(Professor do Ensino Secundário – G500 – Escola Secundária de Carcavelos)

Teresa Martinho Marques 2010/2011, 2011/2012, 2012/2013
Professora do 2º Ciclo – G230 – Escola Básica 2,3 de Azeitão

 

 

Share

Scratch offline

MIT

Versão 2.0 MIT

Versão 1.4 MIT

Sapo Scratch (v.1.4)

Windows

Mac

 

Tem um clube Scratch ou está a utilizar esta linguagem com os seus alunos?

Preencha o formulário para estar assinalado no mapa.

(Formulário)

Free business joomla templates