Sábado, 20 de maio de 2017
Escola Superior de Educação

Program (com vídeos)

Galeria de fotos (João Torres)

Galeria de fotos (Francisco Matias)

09:00 – Receção

09:30 – Sessão de abertura (Ver vídeo)

Pedro Dominguinhos | Presidente do Instituto Politécnico de Setúbal
             João Carlos Sousa |
Diretor de Serviços  de Projetos Educativos da Direção-Geral de Educação
             Miguel Figueiredo |
Coordenador do Centro de Competência TIC da ESE/IPS

09:45 – Boas praticas com Scratch! (I)  Moderação -  Helena Romano

Coding na Amarela | Paulo Torcato e Raúl Coutinho | Agr. de escolas de Portela e Moscavide; (Ver vídeo)
            Scratch&Melodrone, a imaginação voou |  Filomena Grazina | Escola EB2,3 de Aranguez; (Ver vídeo)
            Oferta Complementar em “Iniciação à Programação” | Anabela Armando | Agr. de Escolas de Azeitão; (Ver vídeo)
            Queres aprender a construir o teu jogo digital? | Acilina Pereira | Agr. de escolas de Azeitão.  (Ver vídeo)

10:45 – Intervalo

11:00 – Boas praticas com Scratch! (II) Moderação  - Teresa Marques

Criar e Cooperar com o Scratch | Mavilde Albino |  Escola Básica 2,3 de Pegões (Ver vídeo)
              Tinker, um sistema de apoio ao ensino/aprendizagem de programação a crianças | José Manteigas e Luís Pinheiro | CCTIC Entre Mar e Serra (Ver vídeo)

11:45 – Lição do Avô Fred (Ver vídeo) (Projeto desenvolvido durante a lição)

12:15 – Entrega de prémios do concurso "A Criar com Scratch(Ver vídeo)

12:45 – Intervalo para almoço

14:00 – Explorar, programar, concorrer!

Em paralelo:

1. Programação no átrio.

É dado um tema e os mais jovens são convidados a criar programas em Scratch sobre essa temática, durante duas horas. Às 16, os concorrentes apresentam os seus projetos e são premiados os melhores de cada ciclo de ensino. Para participar devem trazer um computador portátil com a versão desconectada do Scratch instalada.

2. Workshop de iniciação ao Scratch (sala L5)

Quem nunca programou em Scratch pode participar num Worshop de iniciação com o Avô Fred.

3. Caça ao Tesouro com dispositivos Móveis (CCTIC Entre Mar e Serra)

Utilizando uma aplicação desenvolvida pelo Centro de Competência TIC Mar e Serra, os participantes terão que percorrer um percurso ao ar livre testando os seus conhecimentos sobre Scratch.

4. Workshop de robótica com Dash and Dot (CCTIC U. Évora)

Iniciação ao maravilhoso mundo da robótica com  o Professor Rui Gonçalo Espadeiro, do Centro de Competência TIC da Universidade de Évora.

5. Robótica sem Robots, com Open Roberta Lab (CCTIC IE da U de Lisboa)

Sabia que pode programar Robots virtuais? Neste WS aprenderá a programar Robots e sensores num ambiente muito simples e intuitivo.
Venha aprender e resolver desafios num ambiente divertido, sob a orientação do professor Nuno Dorotea.

6. Workshop de robótica com Mbots (Projeto Robot Ajuda!)

Já conhece o Scratch? Neste WS aprenderá a programar robôs numa linguagem similar com o professor Paulo Torcato e a equipa do projeto "O Robot Ajuda!".

16:00 – Apresentação de projetos desenvolvidos na atividade "Explorar, programar, concorrer! "

16:30 – Votação e entrega de prémios

17:00 – Encerramento

(*) O almoço na ESE está dependente do número de participantes e a refeição completa custa 6 Euros