Textos

DocumentosAdicionado em

Ordenar por : Nome | Data | Acessos [ Ascendente ]

UNIVERSIDADE DE LISBOA
FACULDADE DE PSICOLOGIA E DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

Recuperar o engenho a partir da necessidade, com recurso às tecnologias
educativas: Contributo do ambiente gráfico de programação Scratch em
contexto formal de aprendizagem.
Maria Teresa Pinheiro Martinho Marques
CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE MESTRE
EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - Dissertação


Área de Especialização em Tecnologias Educativas
2009

file icon Scratch: programming for allfavorito!Tooltip 22/04/2011 Acessos: 1057

Um artigo(língua inglesa) em Communications of the ACM
“Digital fluency” should mean designing, creating, and remixing, not just browsing, chatting, and interacting.

Autores: Mitchel Resnick, John Maloney, Andrés Monroy-Hernández, Natalie Rusk, Evelyn Eastmond, Karen Brennan, Amon Millner, Eric Rosenbaum, Jay Silver, Brian Silverman, Yasmin Kafai.
Imagem:i StockPhoto.com; Scratch projects

O Scratch, concebido no MIT, é uma linguagem de programação acessível a todos, na Escola e em casa. Ferramenta web 2.0, promove o potencial criador colocando o utilizador no centro da produção de conteúdos sobre qualquer tema. Como aprender com as TIC utilizando este recurso? Neste webinar partilharemos respostas, deixando coordenadas de autonomia e sementes para o desenvolvimento de uma comunidade de educadores, dispostos a partilhar as suas aventuras com o Scratch.

 

Ligações úteis:

Scratch SAPO: http://kids.sapo.pt/scratch/

Portal EduScratch - http://eduscratch.dgidc.min-edu.pt/

Edu Scratch no Facebook

http://www.facebook.com/eduscratch

Site CCTIC

http://projectos.ese.ips.pt/cctic/

EduScratch no Twitter

http://twitter.com/#!/eduscratch

 

Bibliografia

Maloney, J., Burd, L., Kafai, Y., Rusk, N., Silverman, B., and Resnick, M. (2004). Scratch: A Sneak Preview. Paper presented at the Second International Conference on Creating, Connecting, and Collaborating through Computing, Kyoto, Japan. http://llk.media.mit.edu/projects/scratch/ScratchSneakPreview.pdf

Maloney, J. H., Peppler, K., Kafai, Y., Resnick, M., and Rusk, N. (2008a). Programming by choice: urban youth learning programming with Scratch. SIGCSE Bull. 40, 1 (Feb. 2008), 367-371. http://web.media.mit.edu/~mres/papers/sigcse-08.pdf

Maloney, J., Peppler, K., Kafai, Y. B., Resnick, M. and Rusk, N. (2008b). Digital Media Designs with Scratch: What Urban Youth Can Learn about Programming in a Computer Clubhouse. Proceedings published in the 2008 International Conference of the Learning Sciences (ICLS), June, University of Utrecht, Utrecht, Netherlands.

http://kpeppler.com/wp-content/uploads/2010/10/2008_Peppler_Media_Designs.pdf

Marques, M. T. (2008). Scratch...?. Educação e Matemática, 96 (pp. 45-48).

http://projectos.ese.ips.pt/eduscratch/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=11&Itemid=40

Marques, M. T. (2009). Recuperar o engenho a partir da necessidade, com recurso às tecnologias educativas: Contributo do ambiente gráfico de programação Scratch em contexto formal de aprendizagem. (Manuscrito não publicado). Lisboa: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. http://projectos.ese.ips.pt/eduscratch/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=43&Itemid=40

Monroy-Hernández, A. (2007). ScratchR: sharing user-generated programmable media. Interaction Design for Children Conference, Aalborg, Denmark. http://web.mit.edu/~amonroy/www/papers/idc07.pdf

Monroy-Hernández, A. and Resnick, M. (2008). Empowering kids to create and share programmable media. Interactions, March-April 2008 (pp. 50-53). http://www.mit.edu/~amonroy/papers/interactions.pdf

Papert, S. (2005). Teaching Children Thinking. Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, 5 (3) (pp. 353-365). http://www.citejournal.org/articles/v5i3seminal3.pdf

Peppler, K., Kafai, Y. (2007b). From SuperGoo to Scratch: Exploring Media Creative Production in an Informal Learning Environment. Journal on Learning, Media, and Technology, 32 (2) (pp. 149-166). http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.88.6933&rep=rep1&type=pdf

Resnick, M. (2002). Rethinking Learning in the Digital Age. In G. Kirkman (Ed.), The Global Information Technology Report: Readiness for the Networked World (pp. 32-37). Oxford: Oxford University Press. http://llk.media.mit.edu/papers/mres-wef.pdf

Resnick, M. (2003). Playful Learning and Creative Societies. Education Update online, February 2003. em http://www.educationupdate.com/archives/2003/feb03/issue/child_playfullrng.html .

Resnick, M. (2007a). Sowing the Seeds for a more creative society. Learning and Leading with Technology, International Society for Technology in Education (ISTE), December/January 2007-08 (pp. 18-22). http://web.media.mit.edu/~mres/papers/Learning-Leading-final.pdf

Resnick, M., Maloney, J., Monroy-Hernandez, A., Rusk, N., Eastmond, E., Brennan, K., Millner, A., Rosenbaum, E., Silver, J., Silverman, B., Kafai, Y. (2009). Scratch: Programming for All. Communications of the ACM, November 2009 http://web.media.mit.edu/~mres/papers/Scratch-CACM-final.pdf

Brennan, K., & Resnick, M. (2012). New Frameworks for Studying and Assessing the Development of Computational Thinking. Proceedings of the 2012 annual meeting of the American Educational Research Association, Vancouver, Canada. http://web.media.mit.edu/~kbrennan/files/Brennan_Resnick_AERA2012_CT.pdf

Resnick, M. (2012). Reviving Papert's Dream. Educational Technology, vol. 52, no. 4, pp. 42-46. http://web.media.mit.edu/~mres/papers/educational-technology-2012.pdf


Rusk, N., Resnick, M. (s/d). Scratch and 21st Century Skills http://llk.media.mit.edu/projects/scratch/papers/Scratch-21stCenturySkills.pdf

file icon Projeto EduScratchfavorito!Tooltip 09/02/2011 Acessos: 2603
file icon Projecto_SusanaLopes-1favorito!Tooltip 26/12/2011 Acessos: 2618

Susana Paula Lopes, Educadora de Infância desde 1993, já exerceu no ensino Regular em ATL e nos Apoios Educativos, no Pré-Escolar e no Primeiro Ciclo (IPSS e Estabelecimentos Públicos). Desde 2006 que desenvolve a sua atividade profissional nas Bibliotecas Escolares. Atualmente exerce funções de Professora Bibliotecária no Agrupamento de Escolas da Venda do Pinheiro (Mafra). Em Julho de 2011 terminou a sua especialização na área das Bibliotecas Escolares, com o “Curso de Formação Especializada em Comunicação Educacional e Gestão da Informação - Bibliotecas Escolares” (ESE Beja). Como trabalho final foi requisitada a apresentação de um projeto com base nos procedimentos de investigação em ciências sociais (Investigação-Ação). A pergunta de partida para esta investigação foi: - “Qual o papel da Biblioteca Escolar na sensibilização para a utilização do ambiente de programação Scratch, junto dos professores do ensino regular na Escola Básica do Primeiro Ciclo da Venda do Pinheiro?”. Aqui se partilha o resultado desse trabalho.

<< Início < Anterior 1 2 3 Seguinte > Final >>
Pág. 1 de 3