Textos

DocumentosAdicionado em

Ordenar por : Nome | Data | Acessos [ Ascendente ]

UNIVERSIDADE DE LISBOA
FACULDADE DE PSICOLOGIA E DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

Recuperar o engenho a partir da necessidade, com recurso às tecnologias
educativas: Contributo do ambiente gráfico de programação Scratch em
contexto formal de aprendizagem.
Maria Teresa Pinheiro Martinho Marques
CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE MESTRE
EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - Dissertação


Área de Especialização em Tecnologias Educativas
2009

Um artigo(língua inglesa) em Communications of the ACM
“Digital fluency” should mean designing, creating, and remixing, not just browsing, chatting, and interacting.

Autores: Mitchel Resnick, John Maloney, Andrés Monroy-Hernández, Natalie Rusk, Evelyn Eastmond, Karen Brennan, Amon Millner, Eric Rosenbaum, Jay Silver, Brian Silverman, Yasmin Kafai.
Imagem:i StockPhoto.com; Scratch projects

O Scratch, concebido no MIT, é uma linguagem de programação acessível a todos, na Escola e em casa. Ferramenta web 2.0, promove o potencial criador colocando o utilizador no centro da produção de conteúdos sobre qualquer tema. Como aprender com as TIC utilizando este recurso? Neste webinar partilharemos respostas, deixando coordenadas de autonomia e sementes para o desenvolvimento de uma comunidade de educadores, dispostos a partilhar as suas aventuras com o Scratch.

 

Ligações úteis:

Scratch SAPO: http://kids.sapo.pt/scratch/

Portal EduScratch - http://eduscratch.dgidc.min-edu.pt/

Edu Scratch no Facebook

http://www.facebook.com/eduscratch

Site CCTIC

http://projectos.ese.ips.pt/cctic/

EduScratch no Twitter

http://twitter.com/#!/eduscratch

 

Bibliografia

Maloney, J., Burd, L., Kafai, Y., Rusk, N., Silverman, B., and Resnick, M. (2004). Scratch: A Sneak Preview. Paper presented at the Second International Conference on Creating, Connecting, and Collaborating through Computing, Kyoto, Japan. http://llk.media.mit.edu/projects/scratch/ScratchSneakPreview.pdf

Maloney, J. H., Peppler, K., Kafai, Y., Resnick, M., and Rusk, N. (2008a). Programming by choice: urban youth learning programming with Scratch. SIGCSE Bull. 40, 1 (Feb. 2008), 367-371. http://web.media.mit.edu/~mres/papers/sigcse-08.pdf

Maloney, J., Peppler, K., Kafai, Y. B., Resnick, M. and Rusk, N. (2008b). Digital Media Designs with Scratch: What Urban Youth Can Learn about Programming in a Computer Clubhouse. Proceedings published in the 2008 International Conference of the Learning Sciences (ICLS), June, University of Utrecht, Utrecht, Netherlands.

http://kpeppler.com/wp-content/uploads/2010/10/2008_Peppler_Media_Designs.pdf

Marques, M. T. (2008). Scratch...?. Educação e Matemática, 96 (pp. 45-48).

http://projectos.ese.ips.pt/eduscratch/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=11&Itemid=40

Marques, M. T. (2009). Recuperar o engenho a partir da necessidade, com recurso às tecnologias educativas: Contributo do ambiente gráfico de programação Scratch em contexto formal de aprendizagem. (Manuscrito não publicado). Lisboa: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. http://projectos.ese.ips.pt/eduscratch/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=43&Itemid=40

Monroy-Hernández, A. (2007). ScratchR: sharing user-generated programmable media. Interaction Design for Children Conference, Aalborg, Denmark. http://web.mit.edu/~amonroy/www/papers/idc07.pdf

Monroy-Hernández, A. and Resnick, M. (2008). Empowering kids to create and share programmable media. Interactions, March-April 2008 (pp. 50-53). http://www.mit.edu/~amonroy/papers/interactions.pdf

Papert, S. (2005). Teaching Children Thinking. Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, 5 (3) (pp. 353-365). http://www.citejournal.org/articles/v5i3seminal3.pdf

Peppler, K., Kafai, Y. (2007b). From SuperGoo to Scratch: Exploring Media Creative Production in an Informal Learning Environment. Journal on Learning, Media, and Technology, 32 (2) (pp. 149-166). http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.88.6933&rep=rep1&type=pdf

Resnick, M. (2002). Rethinking Learning in the Digital Age. In G. Kirkman (Ed.), The Global Information Technology Report: Readiness for the Networked World (pp. 32-37). Oxford: Oxford University Press. http://llk.media.mit.edu/papers/mres-wef.pdf

Resnick, M. (2003). Playful Learning and Creative Societies. Education Update online, February 2003. em http://www.educationupdate.com/archives/2003/feb03/issue/child_playfullrng.html .

Resnick, M. (2007a). Sowing the Seeds for a more creative society. Learning and Leading with Technology, International Society for Technology in Education (ISTE), December/January 2007-08 (pp. 18-22). http://web.media.mit.edu/~mres/papers/Learning-Leading-final.pdf

Resnick, M., Maloney, J., Monroy-Hernandez, A., Rusk, N., Eastmond, E., Brennan, K., Millner, A., Rosenbaum, E., Silver, J., Silverman, B., Kafai, Y. (2009). Scratch: Programming for All. Communications of the ACM, November 2009 http://web.media.mit.edu/~mres/papers/Scratch-CACM-final.pdf

Brennan, K., & Resnick, M. (2012). New Frameworks for Studying and Assessing the Development of Computational Thinking. Proceedings of the 2012 annual meeting of the American Educational Research Association, Vancouver, Canada. http://web.media.mit.edu/~kbrennan/files/Brennan_Resnick_AERA2012_CT.pdf

Resnick, M. (2012). Reviving Papert's Dream. Educational Technology, vol. 52, no. 4, pp. 42-46. http://web.media.mit.edu/~mres/papers/educational-technology-2012.pdf


Rusk, N., Resnick, M. (s/d). Scratch and 21st Century Skills http://llk.media.mit.edu/projects/scratch/papers/Scratch-21stCenturySkills.pdf

file icon Projeto EduScratchfavorito!Tooltip 09/02/2011 Acessos: 2519
file icon Projecto_SusanaLopes-1favorito!Tooltip 26/12/2011 Acessos: 2500

Susana Paula Lopes, Educadora de Infância desde 1993, já exerceu no ensino Regular em ATL e nos Apoios Educativos, no Pré-Escolar e no Primeiro Ciclo (IPSS e Estabelecimentos Públicos). Desde 2006 que desenvolve a sua atividade profissional nas Bibliotecas Escolares. Atualmente exerce funções de Professora Bibliotecária no Agrupamento de Escolas da Venda do Pinheiro (Mafra). Em Julho de 2011 terminou a sua especialização na área das Bibliotecas Escolares, com o “Curso de Formação Especializada em Comunicação Educacional e Gestão da Informação - Bibliotecas Escolares” (ESE Beja). Como trabalho final foi requisitada a apresentação de um projeto com base nos procedimentos de investigação em ciências sociais (Investigação-Ação). A pergunta de partida para esta investigação foi: - “Qual o papel da Biblioteca Escolar na sensibilização para a utilização do ambiente de programação Scratch, junto dos professores do ensino regular na Escola Básica do Primeiro Ciclo da Venda do Pinheiro?”. Aqui se partilha o resultado desse trabalho.

<< Início < Anterior 1 2 3 Seguinte > Final >>
Pág. 1 de 3