Mapa de Recursos - Informação PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

O que é o SCratch?
Já ouviu falar do Scratch? Vídeos
O Scratch explicado...
T.Mestrado:(...)Contributo do ambiente gráfico de programação Scratch em contexto escolar Textos Recuperar o engenho a partir da necessidade, com recurso às tecnologias
educativas: Contributo do ambiente gráfico de programação Scratch em
contexto formal de aprendizagem.
Scratch: programming for all

Textos
Um artigo em língua inglesa.
“Digital fluency” should mean designing, creating, and remixing, not just browsing, chatting, and interacting.
SCRATCH - textos variados
Textos Informação relevante, ligações úteis e bibliografia (com ligações aos artigos).
Programando com o Scratch
Textos Tradução de documento do MIT: Programming with Scratch
Fluência Tecnológica Textos Tradução de documento do MIT
Criando com o Scratch Textos (tradução de documento do MIT: Creating with Scratch)
Competências e Conceitos de Programação explorados no Scratch (1.4) Textos

Documento original de Lifelong Kindergarten Group, MIT Media Lab. Tradução e adaptação de Fausto de Carvalho - PT Inovação Aveiro

Competências de aprendizagem para o séc. XXI Textos Documento do MIT
Aprender concebendo (learning by design) Textos Documento do MIT
Aprendendo com o Scratch Textos Tradução de documento do MIT: Learning with Scratch
Scratch na Escola - TMarques Vídeos (Webinar ERTE/PTE - Como aprender com as TIC utilizando este recurso? Neste webinar partilham-se respostas, deixando coordenadas de autonomia e sementes para o desenvolvimento de uma comunidade de educadores, dispostos a partilhar as suas aventuras com o Scratch.
Recurso: exemplo de projeto de actividade de complemento curricular Textos Este recurso é apenas um exemplo simples de um projeto (Clube/actividades e complemento curriclar) em funcionamento numa escola com 2.º e 3.º ciclos. Poderá ser uma base de trabalho que necessitará sempre de adaptação à realidade de cada escola/instituição.
O papel da Biblioteca Escolar na sensibilização à utilização do Scratch pelos professores do primeiro ciclo na sua prática curricular (Susana Lopes) Textos Um trabalho de Susana Paula Lopes .

Textos SCRATCH: Informação relevante, ligações úteis e bibliografia (com ligações aos artigos)