Para o ano letivo 2020/2021, a edição do Concurso “A Criar com Scratch!” terá por tema “A Astronomia e a Tecnologia”, com base no recém criado documento “Grandes Ideias em Astronomia: Uma Proposta de Definição de Literacia em Astronomia”.
Pode encontrar mais informações sobre o tema, prazos e processo de candidatura na página do concurso em:
Agora que temos que nos resguardar em casa, que tal aprender ou praticar um pouco em Scratch?
Hoje deixamos um conjunto de 5 vídeos de iniciação para dar os primeiros passos no maravilhoso mundo da programação. A versão usada é a 2.0, mas não é muito diferente da versão 3, que está atualmente disponível.
Já foi lançada mais uma edição do Concurso “A Criar com Scartch!”. Este concurso nacional de programação é uma iniciativa promovida pelo Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (CCTICESE/IPS) através do seu projeto EDUSCRATCH, em parceria a Direção-Geral da Educação (DGE) do Ministério da Educação, com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Setúbal e com Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. Este ano conta ainda com a participação de investigadores do Projeto KML II e com o patrocínio da Clementoni
A participação no concurso implica a conceção e desenvolvimento de projetos elaborados em SCRATCH por grupos de jovens acompanhados de um adulto que poderá ser um professor ou encarregado de educação. Na categoria de Pré-escolar, este ano, os projetos deverão ser desenvolvidos em Scratchjr.
Os projetos devem ser submetidos até 1 de abril de 2020.
Mais informações e inscrições em: http://projectos.ese.ips.pt/acriarcomscratch
Já são conhecidas as equipas vencedoras da edição 2018/2019 do concurso nacional de programação “A Criar com Scratch!”. Este concurso é uma iniciativa promovida pelo Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (CCTICESE/IPS) através do seu projeto EduScratch, em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE) do Ministério da Educação, com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Setúbal e com Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. A edição deste ano, que teve como tema "O Sistema Solar", contou com a participação de 1136 alunos que submeteram 313 projetos a concurso. Parabéns a todos os vencedores e participantes.
Continuar...
Esta semana disponibilizamos mais um tutorial para começares a usar o Scratch 3.0 que, embora oficialmente só chegue em janeiro de 2019, já podes testar aqui: https://beta.scratch.mit.edu/ .
Nesta atividade poderás descobrir como utilizar sons nos teus projetos. Diverte-te e conta-nos como foi, enviando uma mensagem para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .
O Scratch 3.0 está a chegar! Oficialmente chega apenas em Janeiro de 2019, mas já é possível testar as novidades que se avizinham, no endereço https://beta.scratch.mit.edu/ .
Para assinalar a comemoração da CodeWeek 2018 e assinalar a chegada do Scratch 3.0, o projeto EduScratch propõe-te que testes esta nova versão do Scratch com uma atividade em que animarás uma personagem.
O projeto EduScratch agradece à colega maria José Loureiro, do CCTIC da Universidade de Aveiro, a revisão e testagem da atividade.
Diverte-te e conta-nos como foi, enviando uma mensagem para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .
Experimente e conte-nos como correu!
Os alunos de 7.º ano da professora Vânia Ramos criaram uma série de postais de boas festas interativos. Para chegarmos ao objetivo final temos que percorrer alguns níveis de um labirinto, ajudando o Pai Natal a recolher as prendas. Gostamos muito da vossa ideia. Agradecemos e retribuímos as boas festas. Parabéns!
Projeto do Ivan Manta e Guilherme Malanho 7ºA
Projeto do Rodrigo Lopes - 7ºA
Projeto do Francisco Neto do 8ºE
Projeto da Daniela Brazinha 8.º E
Tem um clube Scratch ou está a utilizar esta linguagem com os seus alunos?
Preencha o formulário para estar assinalado no mapa.