dezembro

2 – Apresentação no IREPS-2011 em Orlando da comunicação  No Problem? No Research, Little Learning … Big Problem! (FCUL e CCTIC-ESE/IPS)

O abstract da comunicação pode ser descarregado aqui (clicar na imagem):

Foi votado unanimemente pelos presentes como o “best paper” da sessão…

5 – Sessão de divulgação da ferramenta Scratch,  no Agrupamento Vertical de Escolas de Luísa Todi (alunos e professores)

6 – EduScratch no IE-UL – aula de TE II (a distância)

– Avaliação dos formandos da Oficina de formação Scratch e matemática, realizada em outubro/novembro (fase de elaboração e entrega de trabalhos escritos e relatórios).

11 – Visita às EB1 n.º7 Setúbal – Apresentação de trabalhos Scratch pelos alunos de três turmas desta escola (primeiro e terceiro ano). Ver aqui: EduScratch na EB1 n.º 7 Setúbal

12 e 29 – Encontros com a professora Fernanda Ledesma de preparação de duas sessões para alunos do 3.ºc e ensino secundário – Redes sociais e cidadania (Parlamento Jovem).

16 – Encontro com professoras do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas Navegador Rodrigues Soromenho – agendada primeira visita à EB1 de Azóia-Sesimbra (que vai iniciar atividades com o Scratch em sala de aula) e definição de estratégia de intervenção na EB1 de Alfarim.  Estas professoras estiveram presentes numa ação de formação (Scratch em contexto escolar) realizada pelo CCTIC na Escola Sede deste Agrupamento, no final do ano letivo 2010/2011.

– Criação de mais três Galerias Temáticas no portal SAPO Scratch /EduScratch

– Preparação das intervenções sobre Segurança na Internet já solicitadas ao CCTIC-ESE/IPS (no âmbito do SeguraNet).

19, 22 e 27 – Dia da Internet Segura: reuniões de preparação com escolas (19 – AE Ordem de Santiago Setúbal,  22 – EB1 Aiana de Cima e 27 – AVELT Setúbal).

28 – Encontro com o grupo de professores responsáveis pelo Jornal Escolar Velas à Solta, do Agrupamento de Escolas Navegador Rodrigues Soromenho – formação para construção do Jornal Digital (com recurso ao WordPress)

– Elaboração de sugestões para atividades a desenvolver no âmbito da iniciativa de comemoração do Dia da Internet Segura. (AQUI)

– Início da preparação da 2.ª Oficina de formação Scratch e matemática, para 2.º e 3.º ciclos – produção de recursos.

– Relançamento do Seminário Regional eTwinning na ESE/IPS (que se realizará em Fevereiro – 24)

– Criação e partilha de documento de apoio ao professor de matemática (sala de aula, pistas para exploração) –  Recurso (Aulas) – Rosáceas com o Scratch

– Definição de título e descrição do Workshop Scratch promovido pelo CCTIC para o  encontro “Matemática e Criatividade” na Universidade de Aveiro.

– Artigo de divulgação do potencial da ferramenta Scratch em contexto escolar no Correio da Educação – ASA: Da necessidade, do engenho e da coragem de arriscar para chegar mais longe…

– Continuação do apoio às escolas (sala de aula), agora acrescentadas pela 1.ª oficina de formação, uma vez que os professores que nela participaram vão continuar o trabalho já iniciado com os seus alunos.

– Continuação da recolha, produção e disponibilização de recursos sobre a utilização da ferramenta Scratch.

AITIC – Apoio à construção de um espaço na internet de divulgação do trabalho da Escola Secundária de Sto. André – Barreiro

– Criação de página scoop.it sobre Segurança na Internet.

– Atualização regular da presença nas redes sociais, do portal EduScratch e da página do CCTIC.

– Apoio às iniciativas ERTE-DGIDC e às escolas que se encontram a implementá-las.

– Lançamento das atividades desenvolvidas pelo CCTIC na aplicação da ERTE-DGIDC criada para o efeito (relatório de atividades) e da tabela síntese de apoio às escolas no primeiro trimestre de ano letivo 2011/2012.

FacebookTwitterGoogle+DeliciousPartilhar