outubro

3 – Reunião com CCTICs na DGIDC – ERTE

– Conclusão e divulgação do cronograma de atividades do CCTIC (clicar na imagem para aceder).

– Quintas (manhã – semanal) – Apoio ao Clube Scratch time na Escola EB 2,3 de Azeitão

– Terças (manhã – periodicidade a estabelecer) – Apoio ao trabalho desenvolvido pelos professores com uma turma de PCA – 6.º ano (15 alunos), na Escola EB 2, 3 D. Pedro II, Moita. Primeiro encontro no dia 11.

– Conclusão da  tradução para língua portuguesa (e partilha pública) do Scratch Curriculum Guide Draft – Creative computing criado no MIT e partilhado no final de Setembro no ScratchED … ver AQUI a versão portuguesa. A tradução deste guia resulta do trabalho da equipa EduScratch (um agradecimento especial a Fernando Frederico pelo seu enorme contributo na tradução e, também, a Isabel Campeão e Eduardo Martinho pela revisão atenta e rigorosa e inúmeras sugestões que melhoraram imenso a versão agora disponibilizada). Este documento está aberto a sugestões de melhoria por parte dos leitores/utilizadores, de acordo com as suas experiências e conhecimento.

– Estabelecimento de contactos para indicação de um professor que integre o projeto ITEC (2.º Ciclo – pré-piloto). Será o professor José Coutinho  do Agrupamento de escolas da região de Colares (Escola AITIC).

15 – Preparação e realização de acção EduScratch no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (FPCE – UL), a convite da professora Guilhermina Miranda (turma de alunos de mestrado em ciências da educação – tecnologias educativas).

– Estabelecimento de contactos para organização de uma ação e-Twinning (a realizar no dia 25 de Novembro na ESE/IPS). Preparação das atividades a desenvolver nesse dia.

11 – Visita 1 à EB 2,3 D. Pedro II (Moita) onde está a ser utilizado o Scratch numa turma de PCA.

– Abertura e divulgação da Oficina de Formação: Scratch e Matemática – Pré-Escolar e 1.ºC

28 – Participação (vídeo) no  II Congreso Internacional Ciudades Creativas www.ciudadescreativas.es … ver AQUI

Preparação da oficina de formação  Exploração e construção de situações de aprendizagem da Matemática com programação em Scratch no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico (criação de disciplina no moodle)


29 – 1.ª sessão da  Oficina de Formação: Scratch e Matemática – Pré-Escolar e 1.ºC

AQUI

– Início da preparação das sessões de formação em Novembro (Oficina de Formação e sessões informais já agendadas a pedido de algumas escolas).

– Atualização regular de redes sociais, do portal EduScratch e da página do CCTIC.

FacebookTwitterGoogle+DeliciousPartilhar