julho

4 – Porto/DREN – duas sessões (manhã e tarde)

5 – Seminário final do PFCM da ESE/IPSworkshop (tarde)

7 – Sessão (todo o dia) para o Centro de Recursos TIC Educação Especial (Évora) – CRTICEEEvora

8 – ÉvoraMat – APM em Álcacer (workshop) (Foi desmarcado por falta de inscrições que justificassem a sua realização)

11 – EduScratch no Agrupamento de Escolas Sesimbra Castelo Poente (sessão que durou todo o dia) – Tudo começou em Aiana com a Ana Chambel e os seus finalistas… Depois a motivação alastrou com a partilha e solicitaram a nossa presença na Escola Básica 2,3 Navegador Rodrigues Soromenho para fazer formação a professores do 4.º ano e do 2.º Ciclo (Matemática e Ciências). Estiveram presentes  20 Professores do 1.º Ciclo e cinco professores do 2º Ciclo. A ajudar tivemos a Ana Chambel, três dos seus ex-alunos do 4.º ano (os Finalistas da Aiana) e um menino (nee) que passou agora para o terceiro ano e também trabalhou com o Scratch com a sua Professora (também presente).  Alguns professores pretendem iniciar já trabalho no próximo ano lectivo. Aiana, com a Ana Chambel, foi pioneira na utilização do Scratch no 1.º Ciclo na sequência da formação feita desde o ano passado (ainda no contexto do PFCM da ESE/IPS).

12 – EduScratch no Agrupamento de Escolas da Área Urbana da Guarda – Mais de 60 professores, inscritos em duas sessões, levaram-nos para a Guarda ao encontro de muito entusiasmo, que conseguiu vencer o natural cansaço de mais um final de ano lectivo ainda com muitas tarefas em mãos.

14 – EduScratch na EB 2,3 da Venda do Pinheiro – Pela segunda, vez o EduScratch visitou a Venda do Pinheiro para encontrar 25 professores interessados em desvendar os mistérios da utilização do Scratch na Escola. Do Pré-escolar ao 3.º Ciclo, professores de diferentes áreas do saber participaram ativamente em mais uma formação onde a utilização da ferramenta se combinou com as muitas histórias da sua utilização em contexto educativo.

– Continuação da construção, organização e divulgação de recursos para o portal EduScratch.

– Continuação do desenvolvimento de um mapa/índice  de recursos que permita catalogação simples e acesso mais eficaz aos materiais divulgados no portal EduScratch.

– Resposta às solicitações feitas no Fórum o Portal EduScratch.

– Continuação da actualização das presenças EduScratch nas redes sociais – partilha de notícias, recursos e actividades de formação.

– Apoio à edição da reportagem vídeo na EB1 de Aiana, para construir um testemunho vivo do trabalho desenvolvido por uma turma de 4º ano com esta ferramenta.

FacebookTwitterGoogle+DeliciousPartilhar