Quem somos

Centro de Competência TIC

Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal

CCTIC-ESE/IPS

cctic@ese.ips.pt

Morada: Campus do Instituto Politécnico de Setúbal, Estefanilha . 2914-504 Setúbal , Portugal Tel.: (351) 265 710 800 | Fax: (351) 265 710 810

Equipa:

Miguel Figueiredo – (Professor Adjunto do Departamento de TIC da ESE/IPS) – Coordenador

João Vítor Torres (Professor do Ensino Secundário – G500 -Escola Secundária de Carcavelos) – 2013/2014, 2014/2015, 2015/2016, 2016/2017

Teresa Martinho Marques (Professora do 2º Ciclo – G230 – Escola Básica 2,3 de Azeitão) – 2010/2011, 2011/2012, 2012/2013

 

 

Missão/Ambição

O Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (CCTIC-ESE/IPS) privilegia a mudança de práticas na sala de aula com recurso às TIC, pelo que orienta a sua ação priorizando a formação de professores em contexto e envolvendo o trabalho com alunos e o acompanhamento direto das escolas, quer para a formação de professores, quer para apoio em sala de aula no desenvolvimento de projetos. Atualmente dá mais ênfase à utilização do Scratch em atividades educativas (combinada com outras ferramentas TIC), frequentemente em articulação com iniciativas da ERTE como o Seguranet, o Conta-nos uma História e o eTwinning.

Foi reativado em 2010/2011 para implementação do projeto EduScratch, embora tenha assumido o compromisso de também apoiar outras iniciativas da ERTE-DGE acabando em 2011/2012 por ser generalizada formalmente a sua missão de modo a também apoiar ativamente, tal como os restantes CCTIC, as atividades, projetos e iniciativas da ERTE-DGE.

O CCTIC-ESE/IPS é constituído por dois elementos:

De 2010/2011 a 2012/2013

Miguel Figueiredo (coordenador do CCTIC, professor adjunto da ESE/IPS e Teresa Martinho Marques (elemento da equipa e professora do grupo 230 na Escola Básica 2, 3 de Azeitão, requisitada  para estas funções).

2013/2014, 2014/2015, 2015/2016 e 2015/2016

Miguel Figueiredo (coordenador do CCTIC, professor adjunto da ESE/IPS) e João Vítor Torres (elemento da equipa, professor do grupo 500 da Escola Secundária de Carcavelos).

O CCTIC da ESE/IPS tem a ambição de levar os professores à mudança das suas práticas na sala de aula com a utilização das TIC, promovendo a ideia/aplicação de um currículo ativo onde os alunos têm um papel central e usam as ferramentas TIC  para desenvolver as suas ideias e projetos e construir os seus artefatos e, nesse processo, promover o aperfeiçoamento de competências de nível superior que os capacitem para o exercício de uma cidadania ativa e criativa no século XXI.

Objetivos

O CCTIC da ESE/IPS irá colaborar com a Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas e com de modo a levar a cabo, em conjunto com aquela Equipa e com todos os Centros de Competência TIC, as atividades que constam do Despacho n.º 13608/2012, de 19 de Outubro e que englobam os projetos nacionais e internacionais desta Equipa.

No âmbito específico do CCTIC-ESE/IPS, os objetivos (abrangendo as vertentes: formação, apoio, divulgação, partilha e investigação) em articulação com os definidos por lei são:

 

a)    Desenvolver o projeto EduScratch, promovendo a utilização educativa do Scratch nas escolas através do apoio, divulgação, formação e partilha de experiências e recursos na comunidade educativa portuguesa.

b)    Integrar e colaborar com a EQUIPA das Metas Curriculares para a disciplina de TIC – 7.º e 8.º anos, no sentido da promoção de formação, criação de recursos e partilha de experiências e práticas educativas.

c)    Conceber e implementar Oficinas/Cursos de formação contínua de professores.

d)    Realizar sessões de divulgação de ferramentas TIC e práticas inovadoras no contexto da formação inicial de professores ou de grupos de mestrado/doutoramentos em áreas educativas (por sugestão do CCTIC ou por solicitação de professores/instituições).

e)    Realizar sessões de esclarecimento para professores, alunos e encarregados de educação sobre questões de segurança na utilização da Internet, pegada digital e e-skills.

f)     Acompanhar e apoiar diretamente, ou a distância, escolas envolvidas em projetos desenvolvidos em colaboração com o CCTIC, ou outros projetos que se relacionem com a utilização das TIC em contexto escolar.

g)    Participar em encontros e conferências como meio de partilha de conhecimento, experiências, ferramentas e práticas e como forma de incentivar à melhoria de estratégias educativas promovendo o avanço da investigação sobre a utilização das TIC em contexto educativo.

h)    Garantir a criação, organização e divulgação regular de recursos, bem como a partilha de atividades e experiências, através dos sites e redes sociais do CCTIC.

i)     Colaborar com diversos parceiros (autarquias, instituições, associações de professores, Bibliotecas municipais e escolares) promovendo a divulgação de conhecimento, experiências, ferramentas e práticas educativas, junto da comunidade educativa alargada.

 

Projetos, iniciativas e atividades (destaque)

 

– Projeto EduScratch

– Metas curriculares para a disciplina de TIC – 7.º e 8.º anos (e colaboração com a ERTE nos sues projetos nacionais e internacionais)

– Colaboração com a Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (e Centros de Competência TIC). Apoio aos seus projetos e iniciativas, através da ligação entre esta equipa e as escolas da região.

– Formação acreditada, formação informal (workshops) e formação inicial em unidades curriculares de cursos de educação básica na ESE/IPSetúbal (ou outras) e Cursos de mestrado e doutoramento, por solicitação de professores destes cursos ou iniciativa do CCTIC.

– Divulgação em vários suportes (sites, redes sociais) das atividades, iniciativas, projetos do CCTIC-ESE/IPS

– Realização de sessões de esclarecimento para professores, alunos e encarregados de educação sobre questões de segurança na utilização da Internet, pegada digital e e-skills.

– Acompanhamento e apoio direto a escolas

– Participação em encontros e conferências  e promoção da investigação

– Criação, organização, partilha de recursos

– Colaboração com diversas instituições/parceiros no sentido da divulgação de conhecimento, experiências, ferramentas e práticas educativas inovadoras, bem como da promoção de atividades e investigação – utilização das TIC em contexto educativo.

Projecto específico a dinamizar: EduScratch AQUI

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