março

4 – AVEOS – Semana da Leitura (partilha de trabalhos dos alunos com recurso às TIC e organização do apoio às turmas/professores que estão a concorrer à iniciativa da ERTE/DGE “Conta-nos uma História”). Fotos AQUI

5 – Sessão prática de Scratch para professores bibliotecários da região de Setúbal – EB 2,3 de Bocage. Notícia no portal EduScratch: Scratch para professores bibliotecários da região de Setúbal

6 – Apoio à professora Rute Perdigão e turma de 4.º ano (que estão a participar na iniciativa “Conta-nos uma História” ERTE/DGE ) na utilização de ferramentas para auxiliar a produção e edição de podcast áudio e vídeo. Fotos AQUI

7 – Apoio ao professor de informática António Sousa (EB 2,3 Bocage) – iniciação ao Scratch para o professor e alunos de duas turmas de 9.º ano (disciplina de TIC). Notícia no portal EduScratch: Scratch na EB 2,3 Bocage: alunos do 9.º e seu prof. de informática

8Potencial do Scratch nos primeiros anos do ensino básico – Aula aberta no âmbito da  UC “As Tic em contextos educativos” – 1.º ano do Mestrado em ensino do 1.º e 2.º ciclo, a convite do Professor José Duarte. Notícia no portal EduScratch: Potencial do Scratch nos primeiros anos do ensino básico – Aula aberta (ESE/IPS)

12 – Continuação do trabalho de iniciação ao Scratch (dia 19 de fevereiro)  numa turma de 6.º ano da EB 2,3 com Sec. da Bela Vista (animação de contos – preparação da vinda de um escritor à escola). Mais fotos e informação AQUI.

12 – Apoio à construção do podcast áudio e vídeo para a iniciativa Conta-nos uma História (ERTE/DGE) na EB n.º7 Setúbal (professoras)

13 – Reunião com aluna de mestrado da ESE/IPS e respetiva orientadora – Professora Ana Boavida (no contexto da co-orientação de mestrado-estágio com o tema Scratch e matemática)

20 – Reunião com Maria João Horta – CCTIC Educom (Metas TIC – continuação do trabalho de dinamização da disciplina de TIC).

21 – Apoio aos professores envolvidos na iniciativa “Conta-nos uma História” no Agrupamento de Escolas da Ordem de Sant’iago – Setúbal.

…………… OUTRAS ACTIVIDADES ……..

Parceria com o CCTIC EDUCOM – continuação da estratégia de dinamização de um espaço de partilha de ideias e de recursos para as Metas Curriculares TIC.

Continuação da participação no curso “Learning Creative Learning” do MIT Media Lab (onde o Scratch será um dos temas abordados). Criação no Google+ de comunidade mais restrita (LCL-392) para desenvolvimento e partilha das atividades do curso.

Preparação da sessão de desenvolvimento sobre Podcast Vídeo (PEDIVÍDEO em abril) para os professores que frequentaram os primeiros workshops em fevereiro.

Apoio às escolas a desenvolver projetos no âmbito das iniciativas da ERTE/DGE.

Escrita de artigo para a newsletter ins@fe (Notícia relacionada: EduScratch na edição de abril da revista do Ins@fe (European Schoolnet)

Início da preparação do Scratch Day (18 de maio)

Preparação e divulgação de recursos no portal EduScratch

Actualização do site do CCTIC, portal e informação nas redes sociais.

FacebookTwitterGoogle+DeliciousPartilhar