novembro

3 (sábado) – Início da Oficina de Formação: Exploração e construção de situações de aprendizagem da Matemática com programação em Scratch no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico Sessão 1


5 – Reunião com a bióloga Raquel Gaspar que se encontra a desenvolver uma actividade para alunos e seus professores sobre Ecossistemas Marinhos – Percurso pela descoberta da diversidade dos peixes (Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva). A actividade pretende que os alunos compreendam a relação forma vs função dos peixes e a atividade final de consolidação das aprendizagens poderá envolver o desenho digital de partes de um peixe que possam ser montadas pelos alunos. Consideraram que o Scratch poderia ser uma boa ferramenta a introduzir nas atividades propostas e contactaram o CCTIC para um primeiro encontro…

9Seminário G550 – 1.º dia (estaremos presentes apenas de manhã)

10 (sábado)Seminário G550 2.º dia – Workshop Scratch (7 horas)

Mais fotos AQUI.

Notícia no portal EduScratch: EduScratch no Seminário G550 2.0 ES D. João II Setúbal

MANHÃ: 9h – 12.30 h

9.00h WORKSHOPS

Ws1: Utilização Educativa do Scratch (7 horas)

Teresa Martinho Marques – CC da ESE de Setúbal

TARDE 14h – 17.30 h

14.00h Continuação dos WORKSHOPS

15 – Workshop Scratch na Biblioteca Municipal de Sesimbra para professores bibliotecários – 14:30 às 17:30, a convite do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares – SABE . Notícia no portal EduScratch AQUI .

Fotos AQUI

16 – Aula na ESE/IPS, a convite da Professora Ana Maria Boavida: Scratch na Educação Matemática integrada na Unidade Curricular: Materiais na experiência matemática – Licenciatura em Educação Básica (1.º ano – futuros educadores, professores de 1.º/2.º ciclos). Fotos AQUI

Notícia: Aula na ESE/IPS: Scratch na Educação Matemática

17 (sábado) Continuação da Oficina de Formação: Exploração e construção de situações de aprendizagem da Matemática com programação em Scratch no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico – Sessão 2. Notícia no portal EduScratch:
Segunda sessão da Oficina de Formação Scratch e matemática no CCTIC da ESE/IPS

Fotos AQUI


(Em simultâneo, o nosso colaborador Fernando Frederico fez um Workshop Scratch para alunos e professores da ANEIS – Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação). Notícia: Scratch na ANEIS em Lisboa, pela mão de Fernando Frederico

Mais fotos AQUI

19Reunião com a professora Júlia Martins (Rede de Bibliotecas Escolares) e a professora de física Ana Carneirinho, para conhecer o projecto ” V@mos ler ciênci@!” , cujo objectivo é promover a leitura de ciência, junto dos alunos de ciências do ensino secundário. Trata-se de um projecto apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. Participaram também três alunos de uma das turmas. Notícia no portal EduScratch: Scratch na ES Bocage – Projeto ” V@mos ler ciênci@!”

Fotos AQUI

Proposta: Analisar a hipótese de conciliar este projecto com a utilização do Scratch, numa turma (ou duas) de física de 12º ano.
Local da reunião:  Biblioteca Escolar da Escola Secundária de Bocage

Dia e Hora: 19 de novembro, 14 h

21 – Reunião com as professoras Helena Romano, Paula Pinto (EB1 n.º 7 Setúbal) e alunas estagiárias/mestrandas da ESE/IPS, – apoio às atividades com o Scratch na escola e mestrado envolvendo observação de alunos trabalhando com o Scratch em sala de aula e a investigação do potencial educativo desta ferramenta.

23Os livros e o Scratch – Actividades de divulgação da ferramenta e do seu potencial na animação do livro, da leitura e também de  descobertas matemáticas – Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente –  Vimeiro (Escola do 1.º ciclo do Vimeiro – duas turmas do 1.º ao 4.º anos e duas professoras). Notícia no portal EduScratch: Scratch no Agrupamento de Esc. D. Lourenço Vicente – Vimeiro (1.º C)

Fotos AQUI

26 – A Unidade de Apoio à Inovação, I&D e Empreendedorismo do Instituto Politécnico de Setúbal (UAII&DE-IPS) organiza, no mês de novembro, diversas iniciativas com o objetivo de envolver a comunidade interna e externa no debate de temáticas atuais e inovadoras consequentes de investigação e/ou com potencial empreendedor.
EduScratch esteve presente  na sessão “Criatividade em Educação”

26 de novembro |Dia da cultura científica no IPS

Temática: Com esta iniciativa pretende-se promover a divulgação e partilha de conhecimentos relativos a trabalhos científicos realizados pelo corpo docente do IPS, potenciando a partilha com a comunidade IPS e a aproximação às organizações, entidades e empresas da comunidade externa.

Sessão Criatividade na educação:
Local e horário: ESE/IPS | 09h30 às 13h00

Programa do dia da cultura científica

29 – Reunião de CCTICs (Lisboa e sul) com ERTE/DGE na ESE/IP Setúbal.

…………… OUTRAS ACTIVIDADES ……..

Conclusão da elaboração do Plano de Atividades do CCTIC

Apoio às escolas a desenvolver projetos no âmbito das iniciativas da ERTE/DGE.

Acompanhamento dos professores-formandos da Oficina de Formação (Matemática e Scratch) em curso no mês de novembro

Preparação e divulgação de recursos no portal EduScratch

Continuação da divulgação de projetos Scratch na Galeria: DESAFIOS para alunos : Recursos Scratch: Desafios para alunos (e não só)

Actualização de site do CCTIC, portal e informação nas redes sociais.

FacebookTwitterGoogle+DeliciousPartilhar