Continuação e conclusão da dinamização da Comunidade de Prática sobre o Scratch – Scratch and ICT (seis semanas, até 29 de Maio) no inGenious – European SchoolNet.
7 – Participação na AFI – apoio à comunicação de Helena Romano e Paula Pinto sobre o trabalho desenvolvido com o Scratch em sala de aula (Oficina de formação: matemática e Scratch). Fotos AQUI
8 – Sessão prática Scratch na Escola Secundária com 3.º ciclo do Pinhal Novo – Plano da Matemática II (a convite da professora acompanhante Margarida Silva). Fotos AQUI.
12 – Workshop Scratch na II Jornada de Conteúdos Digitais para a Educação
Instituto de Educação, campus de Gualtar, Braga. Notícia AQUI
15 – Sessão prática Scratch – Plano da Matemática II a convite da professora acompanhante Paula Fonseca – EB 2,3 D. Pedro II – Moita. Fotos AQUI
16 – Reunião dos Centros de Competência TIC – ERTE/DGE
17 – Workshop Scratch na Escola Secundária da Portela a convite do professor Paulo Torcato. Notícia AQUI
19 – Scratch Day 2012 @ ESE/IPS
21 – Sessão sobre Redes Sociais na ESE/IPS para alunos da instituição. Fotos AQUI
No âmbito das UC TIC em Contextos Profissionais e Tecnologias e Comunicação e em colaboração com algumas alunas do 2º ano da licenciatura em Animação Sociocultural, realizou-se na 2ª feira, 21 de maio, entre as 14.30 e as 16.30 horas uma sessão sobre o tema “EntreRedes: as redes sociais … nós, os outros e o futuro”.
Tendo como público alvo preferencial os alunos do 1º ano, ela dirigiu-se a toda a comunidade escolar e pretendeu abordar um fenómeno que percorre o nosso quotidiano e, em particular, o dos nossos alunos, e se constitui como um elemento de intensas polémicas entre acérrimos defensores e críticos.
Para o efeito, foram convidadas as professoras Teresa Marques e Fernanda Ledesma, utilizadoras frequentes das redes sociais, que têm desenvolvido nos últimos tempos alguma reflexão sobre o assunto, que tem sido objeto de debate em sessões públicas com alunos e professores das escolas básicas e secundárias do distrito. Estiveram presentes cerca de 40 alunos.
29 – Sessão prática Scratch – Plano da Matemática II (EB 2,3 de Azeitão) a convite do professor acompanhante Sílvio Madeira. Fotos AQUI.
31 – Início do encontro internacional eTwinning Professional Development Workshop: Maths and ICT (participação EduScratch nos dias 1 e 2 de junho)
Apoio aos projetos da ERTE/DGE.
Apoio a Escolas.
Actualização de sites, portal e informação nas redes sociais.
Actualização de aplicação com registo de atividades do CCTIC.