janeiro

Redação do Resumo alargado para o Workshop  “Scratch: imaginar e criar para aprender!” no  Encontro Nacional “Matemática e criatividade no pré-escolar e no 1º CEB: práticas de referência” – Aveiro


3 – Reunião com a professora Júlia Martins (ccordenadora da Bilbioteca da Escola Secundária Bocage – Setúbal): preparação da palestra “Público e provado nas redes sociais”, a realizar dia 7 de fevereiro no âmbito das iniciativas do dia da Internet Segura.

4- Reunião com a coordenadora TIC, professores TIC e coordenadores de Biblioteca no Agrupamento Vertical de Escolas de Azeitão para preparar as iniciativas da semana da Internet Segura (6 a 10 de fevereiro).

6 – Primeira visita à professora Ana Loureiro e sua turma (3.º e 4.º anos) para preparar atividades em sala de aula com o Scratch (EB1 Azóia – Sesimbra).

10 – Reunião dos CCTIC com ERTE/DGIDC.

11 – Com Fernanda Ledesma: Sessão para alunos do 3.º ciclo na D. João II (Redes Sociais e Cidadania) – manhã

11 – Sessão na EB 2,3 Aranguez (Scratch e Segurança na Internet) – tarde

13 -Apoio à EB1 de Aiana de Cima (Scratch – 3.º e 4.º anos).

14 -Sábado: Workshop Scratch no Agrupamento Vertical de Escolas Luísa Todi.

16 – Reunião com Helena Romano, Paula Pinto (professoras do 1.º ciclo da EB1 n.º 7), Ana Fortuna e Ana Vaz – professoras Bibliotecárias no Agrupamento de Escolas da Ordem de Santiago – Setúbal. Planificação das atividades a desenvolver no âmbito das iniciativas para “Dia da Internet Mais Segura”.

PROGRAMAÇÃO SEGURANET 2012

21 -Sábado: Workshop Scratch no Seminário G550 (no dia 20: presença nas apresentações de boas práticas… uma delas envolvendo a ferramenta Scratch).

31 -Workshop Scratch para professores no âmbito do Plano da Matemática II (Escola Secundária de Emídio Navarro).

– Estabelecimento de protocolo com a APEI – Depois da realização da Oficina de formação (“Exploração e construção de situações de aprendizagens da Matemática com programação em Scratch no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico”) do CCTIC-ESE/IPS (para 1.ºc e pré-escolar), frequentada por um elemento da direção da APEI, a ideia surgiu: integrar a oferta no plano de formação desta associação, com nova acreditação e estabelecimento de um protocolo entre a APEI e a ESE/IPS. Ainda a aguardar, com datas a definir – provavelmente no 3.ºP, mas já constando no plano… Desta vez a entidade promotora será a APEI (embora, eventualmente, o local possa ser a ESE, no âmbito do protocolo a assinar e do levantamento de interessados na região). A modalidade é idêntica e a formação (sessões presenciais) decorrerá em três sábados. Ver AQUI

– Preparação das atividades a desenvolver no âmbito da iniciativa “Semana da Internet Mais Segura“.

– Preparação da Oficina de Formação “Exploração e construção de situações de aprendizagens da Matemática com programação em Scratch no 2.º e 3.º ciclos do EB). (Criação de disciplina no Moodle).

– Atualização regular da presença nas redes sociais, do portal EduScratch e da página do CCTIC.

– Apoio às iniciativas ERTE-DGIDC e às escolas que se encontram a implementá-las.

– Apoio ao Clube Scratch time na EB 2,3 de Azeitão.

FacebookTwitterGoogle+DeliciousPartilhar