Atividades “Aprender com as redes”

logoA evolução que a Internet tem tido, nos últimos anos, tem aberto inúmeras possibilidades e potencialidades, no que diz respeito ao desenvolvimento das redes sociais, possibilitando, de forma mais célere, a criação de conteúdos, a difusão da informação e a comunicação interativa.

O aparecimento e utilização massiva de Smartphones, em detrimento do uso quase exclusivo de computadores, que se verificava antes da sua massificação, abriu um novo leque de opções, levando ao aparecimento de um conjunto de aplicações (Facebook; Instagram; Youtube; Twitter,…), que chegam a cada vez mais pessoas.

Assim, partindo destes pressupostos, o CCTIC/UA e o CCTIC-ESE/IPS pensaram em lançar um conjunto de atividades, que pretendem:

i) romper com a ideia pré-concebida de que existe uma barreira entre o que são as redes sociais e os conteúdos que devem ser abordados nas escolas;

ii) apresentar exemplos práticos das potencialidades pedagógicas de conteúdos disponíveis nas redes sociais;

iii) através desses exemplos inspirar os professores a realizar tarefas com recurso a conteúdos disponíveis nas redes.

Na verdade, é nossa convicção que os alunos podem beneficiar desta aproximação entre as atividades em que ocupam bastante do seu tempo livre, em particular, navegando nas redes, e a sala de aula, trazendo para dentro dela uma linguagem que lhes é familiar.

Prontos para este desafio?

Aqui fica a nossa primeira proposta, específica para o 2.º ano de escolaridade e a contextualização teórica, que norteou todo o nosso trabalho.

FacebookTwitterGoogle+DeliciousPartilhar
Esta entrada foi publicada em 2022/23, Ano letivo, Aprender com as redes. ligação permanente.