TIC@Portugal 2018

chamada_setubal

Realiza-se, no próximo dia 6 de julho, mais uma edição do TIC@Portugal. O CCTIC-ESE/IPS associa-se, mais uma vez, ao evento, que este ano decorrerá também no Monte de Caparica,  Loulé Penafiel, Bragança, Coimbra, Lamego e Santarém.

Sítio do Encontro

Inscrições em Setúbal

 

FacebookTwitterGoogle+DeliciousPartilhar
Publicado em Sem categoria | Comments Off on TIC@Portugal 2018

Scratch Day – 12 de maio

cartaz2018_a

Vem aí mais um Scratch Day!

Dia 12 de maio na ESE/IPS

Ponha já na sua agenda…

Programa e Inscrições 

 

 

Publicado em Sem categoria | Comments Off on Scratch Day – 12 de maio

Concurso nacional de programação em Scratch!

cartaz-scratch2018cO Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (CCTICESE/IPS) através do seu projeto EDUSCRATCH, em parceria a Direção-Geral da Educação (DGE) do Ministério da Educação, com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Setúbal e com Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço acaba de lançar mais uma edição do concurso nacional de programação “A Criar com Scratch!”.

A participação no concurso implica a conceção e desenvolvimento de projetos elaborados em SCRATCH por grupos de jovens acompanhados de um adulto que poderá ser um professor ou encarregado de educação.

O tema para a edição de 2018 é:  “O ESPAÇO

Poderá obter mais informações e consultar o regulamento do concurso em: http://projectos.ese.ips.pt/acriarcomscratch

 

 

Publicado em Sem categoria | Comments Off on Concurso nacional de programação em Scratch!

Podcast áudio e vídeo no pré-escolar e no 1.º CEB.

O CCTIC vai dinamizar dois Workshops (WS) de apoio aos professores do Ensino Pré-Escolar e do 1º Ciclo que desejem participar no concurso no concurso nacional “Conta-nos uma História”.

Os WS decorrerão nas escolas Básica du Bocage, em Setúbal e Álvaro Velho no Barreiro, nos dias 24 de janeiro e dia  7 de fevereiro  de 2018, das 17:00 às 20:00 horas, respectivamente.

Cada WS terá  no máximo 20 participantes, sendo dada prioridade aos educadores e professores dos agrupamentos das escolas em que decorrem.

As inscrições podem ser efetuadas em:

cartaz_setubal     cartaz_barreiro

Publicado em Sem categoria | Comments Off on Podcast áudio e vídeo no pré-escolar e no 1.º CEB.

Programação e Robótica no Ensino Básico – 2017/2018

programacao

A Direção-Geral da Educação irá promover no próximo ano letivo 2017/18, com o apoio da Universidade de Évora, do Instituto Politécnico de Setúbal, da Associação Nacional dos Professores de Informática e da Microsoft Portugal, a iniciativa “Programação e Robótica no Ensino Básico”. Esta iniciativa decorre da implementação do projeto-piloto Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico que, entre 2015 e 2017, envolveu mais de setenta mil alunos.

Mais informações aqui

Publicado em Notícias de 1ª página, Sem categoria | Comments Off on Programação e Robótica no Ensino Básico – 2017/2018

Projeto Gen10s Portugal

gen10s

Foi anunciada, na segunda-feira, dia 5 de junho, a chegada a Portugal da iniciativa GEN10S uma parceria entre a Google e a Associação espanhola, Ayuda en Acción agora com o apoio da SIC Esperança.

Este projeto visa ensinar programação a crianças, promovendo a igualdade de oportunidades na área digital, reduzindo barreiras socioeconómicas e de género.

A iniciativa irá proporcionar formação em programação Scratch a 5.000 alunos do 5.º e 6.º ano de todo o país, contribuindo para uma nova perceção de tecnologia pelas crianças, demonstrando que podem passar de meros consumidores a produtores. O projeto contempla ainda a formação de 500 professores, procurando dotá-los das ferramentas necessárias para a adoção de formas inovadoras de ensino.

Mais informação em http://genios.org.pt/

Publicado em Sem categoria | Comments Off on Projeto Gen10s Portugal

TIC@Portugal – Setúbal

tic@portugalIrá realizar-se no dia 7 de julho de 2017, numa iniciativa da Associação EDUCOM – APTE (Associação Portuguesa de Telemática Educativa), através do seu Centro de Competência TIC e do seu Centro de Formação de Professores, a edição 2017 do Encontro TIC@Portugal.

Este evento tem como objetivo refletir sobre as práticas do uso das TIC na Educação. Pretende ouvir os educadores e professores que no terreno usam as TIC, através da apresentação do seu trabalho, e convida especialistas a contribuírem com o que de mais recente se sabe neste domínio. É uma oportunidade para se divulgar e debater a utilização das TIC nos processos de ensino e de aprendizagem.

A exemplo de anos anteriores, tem um caráter nacional e descentralizado, a levar a cabo em colaboração com diversos Centros de Competência TIC da ERTE/Direção-Geral da Educação do Ministério da Educação e das Instituições do Ensino Superior (localizados em Bragança, Coimbra, Aveiro e Setúbal) que integram e complementam, com sessões locais e por videoconferência.

A participação no evento, em Setúbal, é gratuita e as  inscrições  podem ser feitas aqui (*)

Se pretender apresentar uma proposta de partilha de boas práticas, utilize o formulário disponível aqui. (**)

O programa local em Setúbal será divulgado brevemente. Contará com diversas sessões práticas sobre programação e robótica  cargo dos CCTIC da ESE/IPS, da Universidade de Évora e do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e de outros parceiros do CCTIC. Conta ainda com a uma sessão Prática sobre o Laboratório dos Sentidos, um projeto do do CCTIC Entre Mar e Serra.

Esperamos por si em Setúbal!

(*) Veja aqui onde se inscrever noutros locais

(**) Veja aqui onde submeter propostas de comunicações para outros locais

Publicado em Encontros, Notícias de 1ª página | Comments Off on TIC@Portugal – Setúbal

Aplicações do projeto “Vamos ajudar os refugiados”

refugiadosA equipa do projeto  “Vamos ajudar os refugiados” já terminou o desenvolvimento e publicação  de ferramentas informáticas e vídeos, terminando, assim, a 3.ª fase do projeto. As duas aplicações publicadas têm como objetivo dar a conhecer as instituições e os serviços existentes na comunidade e saber como utilizar essas mesmas instituições, através da criação de cartões com imagens, frases em português e em árabe, de forma a quebrar a barreira linguística.

Os jogos em Scratch têm como objetivo a aquisição de vocabulário do dia-a-dia, saber utilizar corretamente expressões como bom dia, boa tarde e boa noite, saber alguns números de telefone importantes e dar a conhecer a gastronomia portuguesa, tendo em atenção as diferenças culturais e religiosas, nomeadamente, a não ingestão de carne de porco.

Finalmente, os filmes têm como objetivo a aprendizagem de expressões e frases-chave mais comuns e a sua utilização adequada.

Instalem as aplicações, joguem os jogos e assistam aos nossos filmes. Poderão aceder a todas estas ferramentas através do site da  escola  (http://ebafonsocosta.wixsite.com/site/refugiados) ou através da página do projeto no  facebook (https://www.facebook.com/VamosAjudarosRefugiados/).

Estão de parabéns os professores e alunos envolvidos!

Comentem e ajudem-nos a melhorar.

Publicado em Sem categoria | Comments Off on Aplicações do projeto “Vamos ajudar os refugiados”

Scratch Day, 2017

sdO Scratch Day comemora todos os anos, desde 2007, em maio, a divulgação pública da linguagem de programação Scratch. Por todo o mundo, organizam-se eventos que assinalam esta data, convidando jovens e adultos a programar e a apresentar os seus projetos.

O Projeto EduScratch celebra este ano o Scratch Day no dia 20 de maio de, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas em http://eduscratch.dge.mec.pt/

Publicado em Sem categoria | Comments Off on Scratch Day, 2017

Vamos ajudar os refugiados

gracio

Algumas escolas do Agrupamento de Escolas Luísa Todi, em Setúbal, têm vindo a assistir à integração de crianças refugiadas Iraquianas que são alvo de um acompanhamento específico e individual, cuja principal preocupação é com o domínio da Língua, para que possam começar a interagir com os colegas, com os professores e com outros elementos da comunidade.

Cientes das dificuldades que estes alunos enfrentam, foi criado um projeto que pretende estabelecer condições de  integração. Os alunos das turmas AC23, AC3 e AC4A da Escola Básica Afonso Costa estão a criar  diferentes ferramentas sobre os espaços envolventes, os serviços disponíveis e frases que serão úteis para que estes alunos e as suas famílias possam compreender melhor a realidade envolvente e saberem o que  podem fazer,  no caso de sentirem alguma dificuldade ou problema.

Os principais objetivos deste projeto são:

  • Sensibilização para a situação dos refugiados;
  • Conhecimento de uma cultura estrangeira;
  • Aprofundamento do conhecimento da comunidade local;
  • Melhoria de competências tecnológicas utilizadas no processo de criação das ferramentas.
  • Facilitação do processo de integração.

E têm como público-alvo a Comunidade local:

Pode saber mais sobre o projeto aqui, e acompanhar a sua página no facebook

Os professores e alunos envolvidos neste projeto estão de parabéns!

Publicado em Sem categoria | Comments Off on Vamos ajudar os refugiados

Dia da Internet Mais Segura

sdi_2017_erteNo próximo mês de fevereiro celebra-se o Dia da Internet Mais Segura (7 de fevereiro de 2017). Ao longo dos anos, o Dia da Internet Mais Segura tornou-se um evento marcante no calendário da Segurança Digital, sendo hoje comemorado em mais de 100 países e em todos continentes.

À semelhança dos anos letivos anteriores, o projeto SeguraNet convida todas as Escolas a promoverem atividades no âmbito da segurança digital durante o mês de fevereiro.

A fim de se poder dar a merecida visibilidade às iniciativas que cada escola/agrupamento irá desenvolver, solicita-se que procedam ao registo das mesmas na página de apoio (Atividades das Escolas – Fevereiro 2017), o que permitirá a sua georreferenciação.
Notícia e registo das escolas em http://erte.dge.mec.pt/…/atividades-sobre-seguranca-digital…

Publicado em SeguraNet | Comments Off on Dia da Internet Mais Segura

Formação “Podcast áudio e vídeo no 1.º CEB e no Pré-escolar”

cartazO CCTIC vai promover, na Escola B2/3 de Aranguez, dia 13 de janeiro das 17:00h às 20:00h, uma oficina de formação de apoio ao concurso nacional “Conta-nos uma história”. A sessão é gratuita e está  limitada 20 participantes. Os participantes serão selecionados por ordem de inscrição, tendo prioridade os educadores de infância e professores do 1. CEB. Caso haja vaga, qualquer pessoa pode participar, tendo prioridade, neste caso, os docentes de outros ciclos, por ordem da data/hora de inscrição.

Inscrições
em: http://bit.ly/podcastset

Descarregar cartaz

Publicado em Sem categoria | Comments Off on Formação “Podcast áudio e vídeo no 1.º CEB e no Pré-escolar”