O que há por trás das notícias

IMG_20210118_092418Decorreu hoje uma  sessão da Academia Gulbenkian, na Escola Secundária Sebastião da Gama, em Setúbal, com a participação do CCTIC-ESE/IPS. Nesta sessão, dinamizada pela professora Lídia Marôpo, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal,  intitulada “O que há por trás das notícias”  os alunos foram convidados a analisar uma notícia identificando fontes e intervenientes e a refletir sobre aspectos relacionados com a publicação de informação em meios digitais.

A próxima sessão, decorrerá em fevereiro e  terá como tema “Os mistérios do digital: fake news, algoritmo e outras cenas”. Será dinamizada pelo CCTIC e terá como objetivo fornecer aos alunos ferramentas para melhor identificarem as fake news e refletirem nos modos como a informação digital chega a cada um de nós.

FacebookTwitterGoogle+DeliciousPartilhar
Publicado em Notícias de 1ª página | Comments Off on O que há por trás das notícias

Exploração de Recursos SeguraNet (8)

protecao_dadosAqui fica a oitava proposta, criada a partir dos recursos do Projeto SeguraNet, para trabalhar os temas da Cidadania Digital com alunos.

Pretende-se que os alunos reflitam sobre o tema “informações fornecidas” e que compreendam que a partilha de dados pessoais, na Internet, deve ser feita de forma criteriosa, com um propósito válido e que deve ser sempre realizada de forma segura.

Através desta proposta de atividades, os alunos, orientados pelo professor, vão realizar um conjunto de tarefas que levarão à construção e divulgação de um produto final, que partilharão com os seus colegas e comunidade escolar.

Descarregue aqui a atividade:

Formato Word | Formato PDF

Publicado em 1.º Ciclo, Recursos, SeguraNet, SeguraNet | Comments Off on Exploração de Recursos SeguraNet (8)

ACD “Programação e Robótica no 1.º Ciclo do Ensino Básico”

Screenshot 2021-01-13 20.11.44Ontem, dia 13 de janeiro, realizou-se a primeira de duas ACD sobre “Programação e Robótica no 1.º Ciclo.

Durante 3 horas, mais de 30 professores partilharam as suas experiências de utilização das TIC, em contexto educativo, com principal preponderância na programação com “Scratch” e na utilização de diferentes robôs, no trabalho realizado com os seus alunos, nas diferentes disciplinas.

Muito obrigado pela partilha de todos e pela possibilidade de refletirmos sobre questões fundamentais nos dias de hoje, tais como a intencionalidade das atividades, a resiliência ou a forma como devemos tratar o erro.

Na próxima semana,  terá lugar a segunda ACD sobre este temática e esperamos encontrar um grupo tão entusiasmado e participativo, como o de ontem.

Publicado em Formação, Programação e Robótica no 1.º Ciclo | Comments Off on ACD “Programação e Robótica no 1.º Ciclo do Ensino Básico”

ACD – Introdução aos recursos de avaliação da plataforma digital da Leya

acd2Decorreu ontem, dia 12 de janeiro, a Ação de Curta Duração (ACD)  “Introdução aos recursos de avaliação da plataforma digital da Leya”, dinamizada pelos professores Armindo Serra e Fátima  Nave, da Escola Básica Integrada da Boa Água.

Esta ACD teve por objetivo apoiar os professores daquela escola na utilização de recursos para avaliação, disponíveis numa das plataformas usadas na comunidade educativa.

O CCTIC agradece aos formadores a disponibilidade para apoiarem os seus colegas, partilhando as suas práticas de utilização desta ferramenta digital, dando, de uma forma muito pedagógica, uma perspetiva das potencialidades desta ferramenta, apresentando o modo como eles próprios a usam com os seus alunos.

Muito obrigado  a  todos os envolvidos, pela motivação para fazer mais e melhor, em prol das aprendizagens significativas dos seus alunos.

Publicado em Formação | Comments Off on ACD – Introdução aos recursos de avaliação da plataforma digital da Leya

Revista Medi@ções – Pensamento Computacional, Programação e Robótica na aprendizagem

medNos últimos anos, a atenção prestada ao pensamento computacional, à programação e à robótica tem vindo a ganhar importância em diversos sistemas educativos. Têm surgido diversas iniciativas com o objetivo de promover o desenvolvimento do pensamento computacional, bem como atividades de programação e de robótica em contextos educativos, formais ou não formais.
Neste contexto, os membros do CCTIC foram os editores de um número da revista Medi@ções onde são publicados artigos de professores e investigadores que refletem sobre a utilização do pensamento computacional, da programação, da robótica educativa e também da Inteligência Artificial em projetos e trabalhos levados a cabo no nosso país.

Pode ler este número da  revista aqui: http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/issue/view/22

Publicado em Notícias de 1ª página, Scratch, Scratch | Comments Off on Revista Medi@ções – Pensamento Computacional, Programação e Robótica na aprendizagem

A Criar com Scratch!

cartaz_criar_scratch_21

Para o ano letivo 2020/2021, a edição do Concurso “A Criar com Scratch!” terá por tema “A Astronomia e a Tecnologia”, com base no recém-criado documento “Grandes Ideias em Astronomia: Uma Proposta de Definição de Literacia em Astronomia”.

Pode encontrar mais informações sobre o tema, prazos e processo de candidatura na página do concurso em:

http://projectos.ese.ips.pt/acriarcomscratch 

Publicado em Scratch, Scratch Challenge | Comments Off on A Criar com Scratch!

Exploração de Recursos SeguraNet (7)

fake_newsAqui fica a sétima proposta, criada a partir dos recursos do Projeto SeguraNet, para trabalhar os temas da Cidadania Digital.

Pretende-se que os alunos reflitam sobre o tema “Fake News” e que compreendam que, apesar de não existir uma fórmula mágica, para distinguir as notícias reais das falsas,  há vários aspetos que poderemos ter em atenção.

Através desta atividade, os alunos, orientados pelo professor, vão realizar um conjunto de tarefas que levarão à construção e divulgação de um produto final, que partilharão com os seus colegas e comunidade escolar.

Descarregue aqui a atividade:

Formato Word | Formato PDF

Publicado em 1.º Ciclo, Recursos, SeguraNet | Tags | Comments Off on Exploração de Recursos SeguraNet (7)

Projeto “Robótica no 1.º Ciclo” – 6.ª atividade

1No passado dia 3 de dezembro de 2020, estivemos na EB do Alto da Guerra, para realizar algumas atividades de Robótica, no âmbito da Oferta Complementar “Cruzar Olhares por Setúbal”.

Durante duas horas, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a história “O menino que sonhava conhecer Setúbal” e ficar a saber mais, sobre alguns espaços da nossa cidade, com a ajuda do nosso amigo “DOC”.

Muito obrigado ao professor Mário Moço e aos seus alunos, pela forma entusiástica, como nos receberam.

Publicado em Programação e Robótica no 1.º Ciclo | Tags | Comments Off on Projeto “Robótica no 1.º Ciclo” – 6.ª atividade

ACD “Programação e Robótica no 1.º Ciclo do Ensino Básico”

logo_programa_roboticaNos dias 13/01/2021 (19:00-22:00) e 20/01/2021 (17:00-20:00), iremos desenvolver duas Ações de Curta Duração sobre Programação e Robótica no 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Cada uma das ACD está limitada a 30 professores e as inscrições devem ser feitas na plataforma de apoio à formação do CCTIC, inscrevendo-se na sessão onde quer participar, até ao dia 8 de janeiro de 2021.

Inscrições na Plataforma de gestão da formação do CCTIC

Cartazes da Iniciativa – Sessão de dia 13/01/2021| Sessão de dia 20/01/2021

Publicado em Sem categoria | Comments Off on ACD “Programação e Robótica no 1.º Ciclo do Ensino Básico”

Exploração de Recursos SeguraNet (6)

pensar_antes_publicarAqui fica a sexta proposta, criada a partir dos recursos do Projeto SeguraNet, para trabalhar os temas da Cidadania Digital.

Pretende-se que os alunos reflitam sobre o tema “Pensar antes de publicar” e que compreendam as consequências dos seus atos, no presente e no futuro.

Através desta atividade, os alunos, orientados pelo professor, vão realizar um conjunto de tarefas que levarão à construção e divulgação de um produto final, que partilharão com os seus colegas e comunidade escolar.

Descarregue aqui a atividade:

Formato Word | Formato PDF

Publicado em 1.º Ciclo, Recursos, SeguraNet | Tags | Comments Off on Exploração de Recursos SeguraNet (6)

Projeto “Robótica no 1.º Ciclo” – 5.ª atividade

No passado dia 26 de novembro de 2020, estivemos na EB n.º 11 de Setúbal, para realizar algumas atividades de Robótica, no âmbito da Oferta Complementar “Cruzar Olhares por Setúbal”.

Tivemos a ajuda do nosso amigo “DOC”, que nos mostrou vários caminhos pela cidade de Setúbal e que, através de algumas perguntas, nos fez ficar a saber um pouco mais sobre alguns espaços.

Muito obrigado ao professor João Vieira e aos seus alunos, pela forma entusiástica, como nos receberam. Continuar a ler

Publicado em Programação e Robótica no 1.º Ciclo | Comments Off on Projeto “Robótica no 1.º Ciclo” – 5.ª atividade

Exploração de Recursos SeguraNet (5)

desconhecidosAqui fica a quinta proposta, criada a partir dos recursos do Projeto SeguraNet, para trabalhar os temas da Cidadania Digital.

Pretende-se que os alunos reflitam sobre o tema das conversas com desconhecidos e entendam o que podem fazer para se protegerem e estarem sempre atentos, ao que os rodeia.

Através desta atividade, os alunos, orientados pelo professor, vão realizar um conjunto de tarefas que levarão à construção e divulgação de um produto final, que partilharão com os seus colegas.

Descarregue aqui a atividade:

Formato Word | Formato PDF

Publicado em 1.º Ciclo, Recursos, SeguraNet | Tags | Comments Off on Exploração de Recursos SeguraNet (5)