Sessões de Formação Regionais no âmbito do projeto-piloto “Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico”

cartaz_formacaoEstão a decorrer por todo o país Sessões de Formação Regionais no âmbito do projeto-piloto “Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico”. Trata-se de uma iniciativa da Direção-Geral da Educação, com o apoio dos seus parceiros para esta iniciativa.

Estas Sessões, sob a forma de ações de formação de curta duração, são dirigidas a todos os professores envolvidos no projeto.

Mais informações e inscrições aqui…

FacebookTwitterGoogle+DeliciousPartilhar
Publicado em Encontros | Comments Off on Sessões de Formação Regionais no âmbito do projeto-piloto “Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico”

cartaz_oficinaO CCTIC-ESE/IPS, em parceria com a CPCJ de Setúbal, vai promover, de novembro de 2016 a janeiro de 2017, uma oficina de formação nas instalações da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.

Designação da ação:
Utilização da programação em Scratch para a exploração e construção de situações de aprendizagem nos 2º e 3º ciclos do ensino básico.

Creditação máxima: 1.2

Destinatários:
Professores dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico de qualquer área disciplinar

Objetivo:
Conhecer e refletir sobre as potencialidades pedagógicas  do Scratch, pondo em prática a sua utilização em ambiente escolar.

Calendarização:
Dias 8, 14 e 15 de novembro de 2016 e 16 de janeiro de 2017 das 18:30h às 21:30h. Dia 21 de janeiro, de 2017, das 9:30h às 12:30h

Local de realização das sessões presenciais:
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Sala L5)

Custo:
Gratuito

Formadores:
Miguel Figueiredo, João Torres e Helena Romano

Número máximo de participantes: 20

Inscrições:
Os candidatos a frequentar a ação devem preencher o seguinte formulário,  até ao dia 24 de outubro. Serão informados da receção da sua candidatura, por mail, e, no dia  27 de outubro, serão informados se foram selecionados para frequentar a formação.
Terão prioridade de frequência os professores que tenham frequentado anteriormente outras ações Scratch e/ou que pertençam a escolas que têm desenvolvido projetos com o CCTIC nos últimos anos.

 

Nota: Para efeitos de aplicação do nº 3 do artigo 14º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para a progressão em carreira.

Formulário de candidatura a frequentar a formação

Descarregar o cartaz 

Publicado em Formação, Scratch | Comments Off on

Curso de formação eTwinning, em Setúbal

logo-300x223Decorre no próximo dia 24 de junho a sessão presencial de um curso eTwinning, que confere 0,6 créditos, em Setúbal.

Mais informações e inscrições aqui:

 

Publicado em Sem categoria | Comments Off on Curso de formação eTwinning, em Setúbal

TIC@Portugal 2016, também em Setúbal.

O Centro de Competência TIC associa-se mais uma vez à iniciativa do CCTIC Educom TIC@Portugal. O encontro decorre este ano no dia 1 de julho.

O Encontro, em Setúbal, será certificado pela ESE/IPS, conferindo 6 horas de formação com efeitos para a progressão na Carreira, ao abrigo do despacho n.º 5741/2015.

Pode aceder aqui ao programa de Setúbal e fazer a sua inscrição aqui.

Programa Setúbal
Inscrições para TIC@Portugal Setúbal 

Informações/Programa e Inscrições noutras localidades

programa_set2

Publicado em Encontros, Sem categoria | Comments Off on TIC@Portugal 2016, também em Setúbal.

Scratch Day 2016

cartaz_5_2016Este ano o Scratch Day comemora-se no dia 14 de maio. Como habitualmente assinalaremos a data na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.

Mais informações e inscrições no portal EduScrtach

Publicado em Encontros | Comments Off on Scratch Day 2016

Curso Online em Literacia Digital

inclusao_digitalEstão abertas as inscrições para o Curso Online em Literacia Digital promovido pela Rede TIC e Sociedade
 Mais informações
MOOC-Literacia-Digital

Publicado em Sem categoria | Comments Off on Curso Online em Literacia Digital

Get Online Week

ox

De 14 a 20 de março de 2016, toda a Europa está convidada a participar na campanha de melhoria das competências digitais Get Online Week (GOW)!

O objetivo desta campanha é o de desafiar cidadãos e, ou, entidades a elaborar iniciativas locais que ajudem qualquer pessoa(s) a usar a Internet e as novas tecnologias de forma segura e confiante.

Pretende-se assim melhorar nos utilizadores (1) as suas habilitações digitais, (2) os seu perfis de empregabilidade digital e (3) a sua qualidade de vida global.

Em Portugal, a GOW 2016 está a ser promovida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e foca dois temas fundamentais – “Empregabilidade Digital” e “Segurança e Confiança”.

Conheça mais sobre esta campanha, sugestões de atividades e inscrição em Get Online Week Portugal

Fique também a conhecer as atividades que já estão a ser desenvolvidas em eSkills for Jobs Portugal

Publicado em Notícias de 1ª página | Comments Off on Get Online Week

GO! Mobilidade na Educação

IMG_20160309_170458Recebemos ontem, dia 9 de março, a visita do Dr. António Rodrigues, Diretor do Centro de Competência Entre Mar e Serra, que nos apresentou alguns dos projetos daquele Centro, com o objetivo de prepararmos uma colaboração entre os CCTICs, no âmbito da iniciativa “GO!  Mobilidade na Educação” . Temos a certeza que estas partilhas de conhecimentos e experiências darão frutos em breve e que todos aprenderemos imenso com esta colaboração.


 

Publicado em Notícias de 1ª página | Comments Off on GO! Mobilidade na Educação

Curso de formação Scratch em Setúbal


cartaz
Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch

Objetivos:

  • Conhecer a ferramenta Scratch – princípios gerais de funcionamento;
  • Dominar a utilização da ferramenta Scratch enquanto ambiente de programação para desenvolver projetos com animação de sprites, com sons e com recurso a variáveis.
  • Utilizar adequadamente os comandos e as estruturas de controlo da linguagem Scratch
  • Reconhecer o potencial educativo do Scratch
  • Conceber situações de aprendizagem de natureza transversal para a sua área curricular em conexão com outras áreas.

Continuar a ler

Publicado em Sem categoria | Comments Off on Curso de formação Scratch em Setúbal

A Criar Com Scratch

acriarcomscratch
Está a decorrer o concurso nacional de programação “A Criar com Scratch!”. Trata-se de uma iniciativa promovida pelo Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (CCTICESE/IPS) através do seu projeto EDUSCRATCH, em parceria a Direção-Geral da Educação (DGE) do Ministério da Educação e Ciência e com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Setúbal. A participação no concurso implica a conceção e desenvolvimento de projetos elaborados em SCRATCH por grupos de jovens acompanhados de um adulto que poderá ser um professor ou encarregado de educação. O regulamento e mais informações podem ser obtidas no site: http://projectos.ese.ips.pt/acriarcomscratch

Publicado em Notícias de 1ª página | Comments Off on A Criar Com Scratch

Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico

mapa2A Direção-Geral da Educação (DGE) irá promover, nos meses de dezembro e janeiro, diversos eventos regionais no âmbito do projeto-piloto “Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico”.

Estes eventos, sob a forma de ações de formação de curta duração, têm como finalidade apoiar e acompanhar os docentes envolvidos na implementação da iniciativa. Pretende-se, também, dar continuidade às experiências de formação já promovidas pela DGE no âmbito desta iniciativa. O evento de Setúbal decorre na Escola Secundária D. João II no dia 13 de Janeiro.  As inscrições devem ser feitas através de um formulário disponível na disciplina Moodle de apoio à comunidade envolvida nesta iniciativa.

Pode consultar aqui o programa da sessão de Formação.

Para qualquer informação adicional, poderá enviar uma mensagem para programacao1ceb@dge.mec.pt.

Publicado em Formação | Comments Off on Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Iniciativa “Líderes Digitais”

Foi alargado até 27 de novembro o prazo de inscrição na iniciativa logoseguranet. Esta iniciativa, da responsabilidade da Direção-Geral da Educação, que visa a promoção de comportamentos de utilização segura da Internet e dos dispositivos móveis, pretende reconhecer, durante o ano letivo de 2015/16, o espírito empreendedor de crianças e jovens que dinamizem sessões de sensibilização entre pares e para a Comunidade Educativa. Nas escolas, serão nomeados jovens de referência que receberão formação específica; em cada comunidade haverá pelo menos um professor responsável pelos jovens e pelas atividades. Cada “Líder Digital” dinamizará em seguida atividades de formação dirigidas aos seus colegas e a outros membros da Comunidade Educativa e passará a ser conselheiro SeguraNet. As sessões de formação serão dinamizadas pela equipa SeguraNet, em dinâmicas de formação síncrona a distância.  A iniciativa “Líderes Digitais” sucede à iniciativa “Painel de Jovens” do projeto SeguraNet. Mais informação disponível em http://www.seguranet.pt/pt/lideres-digitais

Publicado em Notícias de 1ª página | Comments Off on Iniciativa “Líderes Digitais”