Jovens programadores de Almada – Iniciativa Meet and Code

meet_and_codeNo âmbito da parceria que estabelecemos com a Santa Casa de Misericórdia de Almada, que envolveu a formação de monitores em Scratch e o lançamento de um desafio de programação a ser realizado pelos jovens, estivemos ontem, dia 19 de outubro, a assistir à apresentação de dez projetos desenvolvidos em torno de questões ambientais.

Estão de parabéns os alunos, dos 8 aos 18 anos, e os seus monitores pelo trabalho desenvolvido e pela forma como nos apresentaram, ontem, os seus projetos. Temos a certeza de que, um dia mais tarde, encontraremos, por aí, estes jovens programadores talentosos, em profissões ligadas ao Digital!

 

FacebookTwitterGoogle+DeliciousPartilhar
Publicado em Scratch | Comments Off on Jovens programadores de Almada – Iniciativa Meet and Code

Workshop “Pensamento por blocos em contextos de aprendizagem curricular (Scratch)”

245382234_4724690387562519_9064821210878323135_nNo dia 16 de outubro de 2021, a convite do Centro de Competência Entre Mar e Serra, dinamizamos o Workshop “Pensamento por blocos em contextos de aprendizagem curricular (Scratch)”, na Escola Secundária Domingos Sequeira, em Leiria.

Assim, numa manhã de sábado, 18 professores juntaram-se a nós para falarmos sobre Scratch e as suas potencialidades educativas. Durante 3 horas, exploramos o Scratch e refletimos sobre algumas propostas de trabalho com o currículo, no âmbito de diferentes disciplinas.

Um obrigado muito especial ao Centro de Competência Entre Mar e Serra pelo convite, neste que foi o nosso primeiro evento presencial, deste ano letivo.

Continuar a ler

Publicado em Formação, Scratch | Comments Off on Workshop “Pensamento por blocos em contextos de aprendizagem curricular (Scratch)”

ACD “Projeto ySKILLS: conhecer e promover competências de jovens (13-17 anos) para o seu bem-estar digital”

ACD_YskillsNo próximo dia 6 de dezembro de 2021, pelas 17h00, decorrerá, online,  uma Ação de Curta Duração (ACD), denominada “Projeto ySKILLS: conhecer e promover competências de jovens (13-17 anos) para o seu bem-estar digital”, com a duração de 3 horas.

A sessão será dinamizada pelas Professoras Cristina Ponte (ICNOVA – NOVA FCHS), Lídia Marôpo (CIEF-ESE/IPS e CIS-NOVA) e Teresa Sofia Castro (ICNOVA – NOVA FCSH) e  terá os seguintes objetivos:

  • Dar a conhecer o projeto europeu ySKILLS (2020-24) que visa fortalecer o impacto positivo das tecnologias digitais a longo prazo em múltiplos aspetos do bem-estar dos adolescentes, estimulando a sua resiliência pelo fortalecimento das competências digitais;
  • Apresentar os primeiros resultados do projeto ySKILLS com um foco em Portugal: 1) estudos sobre antecedentes e consequências das competências digitais; 2) o que é destacado por especialistas nacionais; 3) perspetivas sobre competências digitais expressas por jovens portugueses;
  • Debater em pequenos grupos os resultados apresentados e identificar possíveis desafios/intervenções a realizar no âmbito de escolas, relações com famílias e outras;
  • Partilhar reflexões e contribuir para o desenho de futuras estratégias do projeto ySKILLS junto de profissionais de ensino, famílias, profissionais de saúde e outros grupos.

A formação tem como público-alvo os professores do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário; psicólogos; profissionais de saúde; técnicos de educação e outros profissionais que trabalhem com jovens; investigadores.

As inscrições estão limitadas a 30 vagas e serão feitas em http://projectos.ese.ips.pt/acd.

Publicado em Formação, ySkills | Comments Off on ACD “Projeto ySKILLS: conhecer e promover competências de jovens (13-17 anos) para o seu bem-estar digital”

ACD Cidadania Digital

Screenshot 2021-10-04 09.21.16No âmbito do PADDE do Agrupamento de Escolas Luísa Todi, realizamos, no dia 6 de outubro, uma ACD sobre cidadania digital, com 22 professores do 2.º, 4.º, 6.º e 8.º anos de escolaridade.

Integrado na dimensão “Tecnológica e Digital”, o Agrupamento tem como objetivo a realização de uma ACD, que leve os professores a refletir sobre a importância de tratar as temáticas relacionadas com a cidadania digital com os alunos e a desenvolver alguns trabalhos com os mesmos, ao longo do ano. Estas sessões de trabalho com os alunos terão por base algumas propostas apresentadas pelo CCTIC ou outras que os docentes queiram planificar e implementar. No final do ano letivo, realizaremos uma nova ACD para balanço das atividades realizadas com os alunos e avaliarmos todo o processo.

Em breve, realizaremos uma ACD, seguindo a metodologia que iniciamos o ano passado, sobre cidadania digital, para professores de outros agrupamentos que queiram refletir sobre estas questões e desenvolver trabalhos com os seus alunos, no sentido de termos futuros cidadãos cada vez mais informados, críticos e conscientes.

Publicado em Formação, PADDE, SeguraNet | Comments Off on ACD Cidadania Digital

Iniciativas de Cidadania Digital

seguranetDivulgamos algumas iniciativas sobre Cidadania Digital, promovidas pela Equipa SeguraNet, para o ano letivo 2021/22.

Estas iniciativas estão centradas nas ações estratégicas de ensino e encontram-se orientadas para o desenvolvimento do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, enquadrando-se nas Aprendizagens Essenciais da disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e nas Orientações Curriculares para as TIC, no 1.º Ciclo, no domínio da Cidadania Digital.  Além disso, as atividades poderão, também, ser dinamizadas no âmbito da disciplina Cidadania e Desenvolvimento, nos domínios: Direitos Humanos; Saúde; Sexualidade; Media, Literacia Financeira e Educação para o Consumo e Segurança, Defesa e Paz.

Selo de Segurança Digital
Iniciativa europeia, dirigida a todas as escolas, que visa promover e certificar práticas e políticas de segurança digital.

Desafios SeguraNet
Concurso que contempla quatro categorias, com desafios sobre temas relacionados com Cidadania Digital, dirigidas a todos os ciclos do ensino básico e ainda a pais/encarregados de educação.

Mês Europeu da Cibersegurança
Durante os meses de outubro e novembro, as escolas dinamizam, junto das comunidades educativas, atividades no âmbito da Cibersegurança.

Publicado em SeguraNet | Comments Off on Iniciativas de Cidadania Digital

MOOC – “Building a School Digital Strategy!”

Screenshot 2021-09-30 19.43.14Será que as escolas estão a aproveitar ao máximo as tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem?

O MOOC “Building a School Digital Strategy” pretende ajudar as escolas a perceber qual o uso que fazem das tecnologias digitais e a definir um caminho para a melhoria, estabelecendo assim a base para uma estratégia digital da escola. O curso foca a ferramenta SELFIE e no modo como este pode ajudar as escolas a desenvolver as suas práticas digitais.

O curso começa no dia 25 de outubro.

Inscrições e mais informações em: https://bit.ly/SELFIEmooc

Publicado em Formação | Comments Off on MOOC – “Building a School Digital Strategy!”

Mooc Cidadão Cibersocial

Screenshot 2021-09-22 18.41.43A utilização das redes sociais aumentou de forma acentuada nos últimos anos, mas essa utilização acarreta alguns riscos. É preciso melhorar a cibersegurança das contas e ajudar a garantir a privacidade dos utilizadores.

Desta forma, o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) desenvolveu o curso Cidadão Cibersocial com a finalidade de dar a conhecer as melhores práticas na utilização das redes sociais.

Mais informações podem ser consultadas aqui.

Publicado em Formação, SeguraNet | Comments Off on Mooc Cidadão Cibersocial

Parceria com o Agrupamento de Escolas Luísa Todi

Screenshot 2021-09-09 16.52.59Nos dias 7 e 8 de setembro de 2021, organizamos, em conjunto com o Agrupamento de Escolas Luísa Todi, no âmbito do desenvolvimento do seu PADDE, um conjunto de ACDs sobre diferentes temáticas: Canva; Genially; Jogos de Fuga; kahoot; Padlet e Portefólios Digitais.

Foram cerca de 162 docentes, que ao longo destes dois dias, puderam participar nestas ACDs, no sentido de ajudar a melhorar o seu trabalho pedagógico com as tecnologias.

A ideia do Agrupamento, ao oferecer esta formação de curta duração aos seus docentes, está relacionada com a necessidade de alterar e melhorar as práticas pedagógicas, com o digital, e fazer com que os alunos estejam cada vez mais no centro do processo de aprendizagem, mudando também os processos de avaliação.

Muito obrigado ao AELT pelo convite para participar na organização e na dinamização de duas ações sobre jogos de fuga educativos.

Publicado em Formação, Jogos de Fuga, PADDE | Comments Off on Parceria com o Agrupamento de Escolas Luísa Todi

Materiais produzidos na Comunidade de Prática (2)

Screenshot 2021-01-14 17.53.52A Comunidade de Prática de Professores do 1.º Ciclo terminou o seu trabalho, no que diz respeito ao ano letivo 2020/21.

Partilhamos convosco os segundos guiões produzidos, pelos diferentes grupos, que estavam divididos por anos de escolaridade: um grupo de 1.º ano, um grupo de 2.º ano e outro grupo de 3.º e 4.º anos.

Ao explorarem os guiões, terão links de acesso a outros materiais produzidos, desde fichas de trabalho, questionários, ligações para o YouTube, jogos produzidos assim como elementos que nos podem ajudar a avaliar os alunos, como por exemplo rubricas de avaliação. Terão também acesso a ligações para plataformas onde poderão desenvolver os trabalhos que são sugeridos.

O que se pretende é que exista uma exploração desses recursos e uma adaptação, tendo em conta as características do professor e dos seus alunos. Os tempos sugeridos são, assim, apenas um guia para o trabalho e podem ser adaptados, assim como aquilo que é proposto como atividades síncronas e assíncronas.

Nas  atividades disponibilizadas, encontrará ligações para recursos que foram partilhados  em modo de visualizador, pelo que caso os queira adaptar ao seu contexto educativo, deverá  efetuar uma cópia dos mesmos antes de os poder alterar.

Grupo do 1.º ano | Formato Word | Formato PDF

Grupo do 2.º ano | Formato Word | Formato PDF

Grupo do 3.º e 4.º anos | Formato Word | Formato PDF

Esperamos que gostem das nossas propostas.

Boas férias e até setembro.

Publicado em 1.º Ciclo, Comunidade de Prática, Recursos | Comments Off on Materiais produzidos na Comunidade de Prática (2)

TIC@PORTUGAL21

TIC_PT21No passado dia 16 de julho participamos  no Encontro TIC@PORTUGAL21. Estiveram presentes cerca de 800 professores que tiveram a oportunidade de refletir sobre as práticas do uso das TIC na Educação.

O elementos do CCTIC, assim como os seus convidados, marcaram presença em várias salas,  moderando e  apresentando comunicações ou ainda dinamizando sessões práticas. Agradecemos a todos os que aceitaram o desafio do CCTIC e vieram partilhar as suas práticas neste fórum que todos os anos junta centenas de professores de todo o país, interessados na utilização educativa das tecnologias digitais.

Comunicações

Sala 1 – Robótica no 1.º ciclo – Atividades de exploração com robôs no âmbito da Oferta Complementar “Cruzar Olhares por Setúbal”, por João Grácio e Vera Passarinho;

Sala 4 – Comunidade de Prática de Professores do 1.º Ciclo, por Paula Pinto e Cláudia Franco;

Sala 5 – Utilização de Realidade Aumentada (RA) no primeiro ciclo, por Ana Chambel;

Sala 10 – TIC na Bo@… Água, por Ana Pereira, Armindo Serra, Fátima Nave e João Reigado.

Sessões Práticas

Criação de jogos de fuga educativos (Escape Rooms) no Google Forms, por Carlos Silva e Ulisses Mota;

Scratch: Uma ferramenta para aprender, por João Torres e Miguel Figueiredo;

Atividades de aprendizagem ativa com recurso ao Learning Apps, por Sílvia Zuzarte e Sónia Barbosa.

Quem quiser ter acesso a todo o programa e ter mais informações sobre o encontro, poderá aceder clicando aqui.

Publicado em TIC@PORTUGAL | Comments Off on TIC@PORTUGAL21

Projeto Competências de Informação para Jovens da Era Digital (CIJED)

Captura de ecrã 2021-07-19, às 18.43.39O CCTIC apoiou o desenvolvimento do Projeto Competências de Informação para Jovens da Era Digital (CIJED) realizado no Centro de Investigação em Educação e Formação (CIEF) do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), em parceria com o Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama (AESG), em Setúbal e com a Universidade Católica Portuguesa. Este projeto de Investigação, coordenado pela professora Lídia Marôpo da Escola Superior de Educação do IPS, teve como principal objetivo conhecer o contexto específico dos alunos do AESG, no que diz respeito à utilização de meios digitais, e  delinear ações de promoção da literacia mediática e digital, nomeadamente cinco workshops para estudantes (um para cada ano de escolaridade do 5.º ao 9.º ano) e uma Ação de formação de Curta Duração (ACD) para os professores, de 3 horas, tendo em conta os resultados desta investigação.

Os dados obtidos resultaram de 429 respostas a um questionário por parte de alunos do 5.º ao 9.º ano, com idades entre os 10 e os 17 anos, durante o mês de novembro de 2020 e a realização de quatro grupos de foco.

O CCTIC esteve envolvido na realização dos Workshops para alunos e na formação dos professores.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no relatório do projeto disponível aqui.

Publicado em Formação, SeguraNet | Comments Off on Projeto Competências de Informação para Jovens da Era Digital (CIJED)

Apresentação de projetos na Escola Básica D.Pedro II

moita1No dia  26 de junho estivemos na Escola Básica D. Pedro II, na Moita, para debatermos com quatro turmas do 6.º ano, o trabalho que realizaram ao longo do ano letivo sobre Cidadania Digital. Estão de parabéns estes jovens e os seus professores, apoiados pela Biblioteca da Escola, pela reflexão que fizeram em torno de temas como o bullying e o cyberbullying, a pegada digital, a importância de usarmos senhas fortes, etc…

Foi um prazer passarmos a manhã com vocês!

Publicado em SeguraNet, Visita a escolas | Comments Off on Apresentação de projetos na Escola Básica D.Pedro II