Encontro Nacional de Cidadania Digital


seguranetA Direção-Geral da Educação, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet, vai promover, no próximo dia 29 de novembro, o Encontro Nacional de Cidadania Digital, na Escola EBI/JI Vasco da Gama, no Parque das Nações, em Lisboa.

Durante o encontro, decorrerão sessões plenárias com especialistas que irão abordar temáticas como Bullying e Ciberbullying, Combate ao Discurso de Ódio, Crescer e Aprender na Era Digital. O programa inclui ainda um painel de jovens, um painel de práticas de referência das escolas e a cerimónia de entrega de prémios às escolas, participantes nas iniciativas de Cidadania Digital.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição, dado o número limite de vagas.

As inscrições poderão ser realizadas, até ao dia 28 de novembro, através do formulário disponível em: https://questionarios.dge.mec.pt/index.php/797638?lang=pt

Mais informações na página do encontro: https://www.seguranet.pt/…/encontro-nacional-de-cidadania-d…

Fonte: Projeto SeguraNet

FacebookTwitterGoogle+DeliciousPartilhar
Publicado em SeguraNet | Comments Off on Encontro Nacional de Cidadania Digital

ACD – Podcast na Educação – Utilização do Audacity

cartaz_a4_ch_2019_2020O CCTIC-ESE/IPS vai promover, no próximo dia 20 de novembro, uma Ação de Curta Duração sobre utilização do programa Audacity para criar ficheiros de audio em formato digital.

A ACD decorre na Escola Secundária da Moita, das 17h30 às 20h30 e tem como objetivo, embora esteja aberta a qualquer professor dos primeiros ou segundos ciclos, apoiar os docentes que pretendam participar no concurso “Conta-nos uma História!” da ERTE/DGE.

As inscrições podem ser feitas em http://projectos.ese.ips.pt/acd/

Publicado em Conta-nos uma história | Comments Off on ACD – Podcast na Educação – Utilização do Audacity

A Criar com Scratch!

logo_accsJá foi lançada mais uma edição do Concurso “A Criar com Scartch!”. Este  concurso nacional de programação é uma iniciativa promovida pelo Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (CCTICESE/IPS) através do seu projeto EDUSCRATCH, em parceria a Direção-Geral da Educação (DGE) do Ministério da Educação, com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Setúbal e com Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. Este ano conta ainda com a participação de investigadores do Projeto KML II e com o patrocínio da Clementoni 
A participação no concurso implica a conceção e desenvolvimento de projetos elaborados em SCRATCH  por grupos de jovens acompanhados de um adulto que poderá ser um professor ou encarregado de educação. Na categoria de Pré-escolar, este ano, os projetos deverão ser desenvolvidos em Scratchjr.

Os projetos devem ser submetidos até 1 de abril de 2020.

Mais informações e inscrições em: http://projectos.ese.ips.pt/acriarcomscratch 

 

Publicado em Sem categoria | Comments Off on A Criar com Scratch!

Plano de Prevenção e de Combate ao Bullying e ao Cyberbullying

Atenvitima-300x169to aos fenómenos do Bullying e do Cyberbullying e ao impacto que estes podem ter junto das crianças e dos jovens, o Ministério da Educação Português decidiu elaborar e propor às escolas a implementação de um Plano de Prevenção e de Combate ao Bullying e ao Cyberbullying.

Este Plano, a implementar pelas escolas, no ano letivo 2019/2020, deverá: desenvolver-se a partir de um diagnóstico que permita identificar necessidades; incluir um plano de ação em torno de estratégias e de atividades de sensibilização; contribuir para a identificação de sinais de alerta; constituir-se como um auxiliar de apoio às escolas, com vista à utilização de diferentes abordagens de prevenção e intervenção; ser elaborado de modo a incentivar, reconhecer e divulgar práticas de referência.

O Ministério da Educação tem vindo a promover iniciativas concretas de apoio à comunidade educativa, no sentido de minimizar o fenómeno da violência em contexto escolar, em particular do Bullying e do Cyberbullying. Nesse sentido, têm sido desencadeadas várias ações, designadamente no que se refere à formação e capacitação do pessoal docente e não docente, bem como a dinamização de iniciativas e a produção de materiais de apoio ao ensino e aprendizagem, através das equipas dedicadas da Direção-Geral da Educação. São exemplos dessa atuação as iniciativas desenvolvidas pelo Centro de Sensibilização SeguraNet e pela Equipa de Educação para a Saúde.

Para a implementação deste Plano pretende-se que as Escolas constituam uma equipa, identificando pessoas com experiência e trabalho desenvolvido na área da promoção da saúde e prevenção da violência.

O trabalho das escolas, e dos elementos das equipas a criar nas escolas, poderá levar ao reconhecimento público da escola, através da atribuição de um certificado, e dos elementos dessas equipas, como “Embaixadores Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência”.

Vídeo da campanha: https://www.youtube.com/watch?v=hAeFzB8LvHU

Para mais informações sobre esta iniciativa, aceda a: www.sembullyingsemviolencia.edu.gov.pt

Fonte: SeguraNet

Publicado em Sem categoria | Comments Off on Plano de Prevenção e de Combate ao Bullying e ao Cyberbullying

Uma escola, duas salas, codificação e robótica.

cotovia - 17A convite das professoras Ana  e Joana, que integram o projeto de formação e investigação  KMLII,   fomos, na passada quinta-feira, dia 24 de outubro, à escola básica da Cotovia, em Sampaio, perto de Sesimbra, assistir a duas atividades que estavam a dinamizar com os seus alunos nesse dia.

As professoras têm este ano duas turmas muito diferentes. A principal diferença penso que se deva ao facto de  os alunos estarem em anos diferentes, uma de primeiro e outra de quarto, e por isso em etapas diferentes do seu crescimento.

 

cotovia - 9Comecei a visita pela sala da professora Joana e encontrei uma turma compenetrada numa tarefa de codificação que consistia em descodificar códigos correspondente a letras e com esses códigos descobrir frases. Os alunos tinham todos no pulso uma pulseira com a primeira letra do seu nome e trabalhavam em silêncio, muito concentrados no que faziam. A professora, nesse dia, não conseguia falar alto mas, nesta turma, não era necessário. Cada aluno sabia o que fazer e empenhava-se na sua tarefa tentando descobrir e codificar mensagens. Quando acabavam, a professora dava novo desafio, fingindo que lia a letra do primeiro nome no pulso de cada aluno, numa brincadeira   cheia de cumplicidade entre ela e os seus alunos que pareciam já comunicar sem necessidade de ouvir a voz da professora.

cotovia - 4

Cada vez que um alunos descobria a mensagem codificada esboçava um sorriso e, mais que um, comentavam a sua alegria sem, no entanto, revelar a descoberta que outros colegas procuravam ainda.

Encontrei pois uma sala de alunos maduros, concentrados que trabalhavam em mais um desafio de programação mostrando que gostavam de ser desafiados, da descoberta.

cotovia - 6

Depois desta sala subi ao primeiro andar para encontrar a turma de primeiro ano da cotovia - 41professora Ana. Entrei na sala e encontrei um robô DOC da Clementoni em sobre  uma mesa em cima de um cenário que tinha em alguns dos quadrados de numa quadrícula de  15 por 15 cm vários alimentos.

Dois alunos tentavam levar o robô de uma quadrado com uma fruta à fruta seguinte. Antes de programarem o robô, um deles dispunha cartões com comandos em cimo da mesa para depois fornecer indicações ao colega que programaria o robô. Depois trocariam de papéis. Enquanto isso a professora escrevia no quadro os comandos  desta etapa juntando-os aos de etapas anteriores. A seguir a estes dois alunos outro par viria programar a etapa seguinte.

cotovia - 56A cada troca de par os alunos que ainda não tinham programado levantavam os dedos impacientes pela sua vez. A turma, que nesse dia contava ainda com a ajuda de uma professora de apoio, mostrava-se muito mais impaciente que os colegas da sala do rês-do-chão. Estão no início de uma nova etapa e, entre as muitas coisas que vão  aprender na escola, aprenderão também que a sua vez vai chegar, que todos experimentarão. cotovia - 44Nesta pequena experiência houve erros por distração, esgotaram a memória do pequeno robô introduzindo mais de 25 comandos e, sobretudo muitas aprendizagens. Os pequenos programadores tentaram concentrar-se, nunca trocar uma esquerda por uma direita, descobriram a importância de representar no quadro com rigor muitas instruções para que o robô saiba o que fazer e conseguir transmitir essa sequência com muito rigor. Entretanto a professora Ana confidenciava-me que uma funcionária tinha notado alterações no comportamento dos alunos, que são muito agitados fora da sala de aula, porque sabiam que iriam trabalhar com robôs de tarde e isso implicava também que estivessem calmos e concentrados.

Encontrei, na Cotovia, duas professoras com turmas completamente diferentes, em etapas completamente diferentes, utilizando metodologias e materiais completamente diferentes mas indo ao encontro das necessidades dos seus alunos com atividades de codificação e robótica. São alunos cheios de sorte, tenho a certeza, são alunos do séc. XXI!

Publicado em Sem categoria | Comments Off on Uma escola, duas salas, codificação e robótica.

CodeWeek 2019

codeweekO CCTIC da ESE/IPS, através  do seu projeto EduScratch, vai promover uma sessão prática de iniciação à linguagem de programação visual Scratch, no próximo dia 8 de outubro das 10h00 às 12h00 na  sala L5, no âmbito da Semana Europeia da Programação (Code Week 2019).

A sessão está aberta a todos os alunos, docentes e funcionários do Instituto Politécnico de Setúbal e ainda ao público em geral, caso existam vagas disponíveis.

As inscrições devem ser feitas na plataforma http://projectos.ese.ips.pt/acd/,  estando limitadas a 20 participantes.

Esta atividade integra a Será passado um certificado de participação.

Publicado em Sem categoria | Comments Off on CodeWeek 2019

13.ª edição dos Desafios SeguraNet

2_3_cicloComo em anos letivos anteriores, o projeto SeguraNet promove este ano mais uma edição do seu concurso Desafios SeguraNet, com inicio a 1 de outubro. Esta edição, a 13.ª,  prolonga-se até 31 de maio de 2020 e contempla quatro categorias, dirigidas, respetivamente, aos 1.º, 2.º, 3.º ciclos do ensino básico e ainda a pais/encarregados de educação.

No que se refere ao 1.º ciclo do ensino básico, as turmas registadas serão, ao longo do ano, convidadas a responder a três Desafios sobre temas relacionados com a Cidadania Digital.

Relativamente ao 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, as equipas de alunos e professores poderão responder a um desafio por mês e as equipas de encarregados de educação a desafios trimestrais.

Este concurso é uma iniciativa enquadrada nas ações estratégicas de ensino, orientadas para o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, definidas nas Aprendizagens Essenciais da disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e nas Orientações Curriculares para as TIC, no 1.º Ciclo. Além disso, as atividades poderão, também, ser dinamizadas no âmbito da disciplina Cidadania e Desenvolvimento, nos domínios: Direitos Humanos (Não ao Discurso do Ódio; Ciberbullying); Saúde (Dependência Online; Bullying/Ciberbullying); Sexualidade (Sexting; Sextortion, Grooming) e Media.

Para participar nos Desafios, as Escolas deverão efetuar o registo com o código de estabelecimento de ensino (DGEEC).

Registo em: http://www.seguranet.pt/pt/desafios

Mais informações em: http://www.seguranet.pt/

 

Publicado em Sem categoria | Comments Off on 13.ª edição dos Desafios SeguraNet

TIC@Portugal’19

ticportugalDecorreu no dia 5 de julho, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, o Encontro TIC@Portugal – Setúbal. Este encontro, promovido pela EDUCOM, realiza-se em simultâneo em diversos locais do país tendo uma parte do programa comum, por videoconferência, e outra parte local. Em Setúbal estiveram presentes 82 participantes e 9 dinamizadores que ofereceram um total de 12 sessões práticas sobre o uso das Tecnologias no ensino.

Publicado em Sem categoria | Comments Off on TIC@Portugal’19

TIC@Portugal’19 – Setúbal

cartazVai decorrer, no próximo dia 5 de julho, o Encontro de professores TIC@Portugal’19. Este encontro decorre em simultâneo em 10 cidades, incluído Setúbal.

Pode consultar o programa de Setúbal aqui.

Sessões práticas:

Aprendizagem ativa: mãos na massa, com Sílvia Zuzarte – Agrupamento de Escolas dos Casquilhos / Embaixadora Laboratórios de Aprendizagem.

O mundo Web 2.0 com o eTwinning, com Ana Pina – Escola Agrupamento de Escolas do Barreiro /Embaixadora eTwinning da região de Lisboa e Vale do Tejo.

Projetos Scratch com Makey Makey, com João Torres – CCTIC-ESE/ IPS e Ana Chambel – Escola Básica da Cotovia

Desenvolvimento de Apps para dispositivos móveis, com Miguel Figueiredo –  Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal

Exploração de robots de solo no 1º Ciclo do Ensino Básico, com Maria da Luz Simas, Mariana Frango, Rute Branquinho, Maria do Rosário Rodrigues e Pedro Felício – Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.

Scratch & Melodrones, com Pedro Fragoso – Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama – E.B. 2.3 Aranguez.

Cada participante poderá participar em duas sessões práticas (uma de manhã e uma de tarde). Brevemente divulgaremos mais sessões práticas, os resumos e material necessário.

Esta formação está acreditada como Ação de Curta Duração e as inscrições devem ser feitas na nossa plataforma em http://projectos.ese.ips.pt/acd/  . Se ainda não frequentou nenhuma ACD deve registar-se primeiro na plataforma e depois fazer a inscrição na ACD “TIC@Portugal19 – Setúbal” (guia de apoio à inscrição). As inscrições, em Setúbal, são gratuitas, mas obrigatórias e  limitadas a 100 vagas.

Para saber mais sobre o TIC@Portugal’19 noutras locais, consulte o site do evento.

Publicado em Encontros, Formação | Comments Off on TIC@Portugal’19 – Setúbal

Primeiros Passos com a Robótica

Cartaz_robotica_CEB

A Robótica pode estar ao serviço da Educação em diversos momentos e com diversos objetivos. O encontro resulta da necessidade de troca de experiências de vários educadores de norte a sul do país que têm vindo a trabalhar com jovens dos primeiros anos de idade, pretendendo-se reflectir sobre a utilização da robótica no pré-escolar e no primeiro ciclo do ensino básico.

Do programa constam um painel onde os intervenientes apresentarão projetos e experiências de utilização destes equipamentos e de uma série de sessões práticas onde os participantes poderão experimentar a tecnologia e colocar questões aos formadores.

Os trabalhos decorrerão na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, na manhã de dia 29 de junho.
O encontro é acreditado, pela Escola Superior de Educação, na modalidade de Ação de Curta Duração, com a duração de 4 horas, e está aberto a todos os professores que nele queiram participar.

Mais informações e inscrições em: http://projectos.ese.ips.pt/pprobotica/

Publicado em Encontros | Comments Off on Primeiros Passos com a Robótica

Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico

edf

O projeto Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico, KML II, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e com duração de 26 meses, pretende estudar as necessidades formativas dos educadores de infância e professores do 1.º Ciclo de Ensino Básico (1.º CEB), no que diz respeito às tecnologias, à programação e à robótica. O projeto é coordenado pela Universidade do Minho e prevê um conjunto de pólos distribuídos geograficamente pelo território nacional de entre os quais se encontra a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS).
Pretende-se assim, distribuir a nível nacional os recursos, para implementar atividades de programação e robótica, e que estes pólos sejam consultores no desenvolvimento do referencial, que tem como objetivo estudar e reformular os programas de unidades curriculares das tecnologias nos cursos de Educação.
Nesta fase do projeto, pretende-se que educadores de infância e professores de 1.º CEB do distrito, interessados nesta temática, façam a sua pré-inscrição numa ação de formação contínua creditada. Prevê-se que a referida ação decorra entre junho e setembro de 2019, com uma duração de 25 horas e seja organizada por uma metodologia b-learning, com três a quatro sessões presenciais, sendo o restante tempo acompanhado por via de uma plataforma Moodle. As sessões presenciais decorrerão na ESE/IPS.
Está em curso o período de pré-inscrição na formação em  https://goo.gl/forms/zwMpghxUBeHGdY3J2.
Para uma segunda fase do projeto serão selecionados alguns dos professores e educadores que participaram na formação e que darão um valioso contributo para estudos de caso a desenvolver em todo o país.
A equipa da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal é constituída pelos docentes: Maria Rosário Rodrigues (rosario.rodrigues@ese.ips.pt); Miguel Figueiredo (miguel.figueiredo@ese.ips.pt) e João Torres (joao.torres@ese.ips.pt). Em caso de alguma dúvida, pode contactar por esta via.
Para mais informações sobre o projeto, poderá consultar o respetivo site em https://www.nonio.uminho.pt/kml2/

Publicado em Sem categoria | Comments Off on Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico

Próximas Ações de Curta Duração

acds

Todas as sessões têm a duração de 3 horas e estão acreditadas como Ação de Curta Duração.

Lista das sessões agendadas.

Inscrições em:

http://projectos.ese.ips.pt/acd/

Publicado em Sem categoria | Comments Off on Próximas Ações de Curta Duração