Educação a distância: a importância das tarefas

Captura de ecrã 2020-04-03, às 12.05.52Agora que os professores não estão fisicamente em contacto com os alunos, são, mais do que nunca, importantes as tarefas que lhes propomos. Seguem algumas recomendações a ter em conta na hora de pedir que os alunos desenvolvam atividades, que deverão estar devidamente enquadradas numa metodologia de ensino não presencial.

Tal como no Ensino Presencial deverá ser feita uma planificação que tem em conta: objetivos, conteúdos, estratégias, recursos (online e offline) e avaliação. O professor deverá ainda pensar que momentos da sua aula/unidade didática poderão/deverão ser síncronos ou assíncronos.

Planeamento
As tarefas devem fazer parte de um plano pensado a longo prazo. Assim teremos uma ideia (para diferentes cenários) do trabalho que vai ser pedido a cada aluno e para quando. Em conselho de turma, podem ser discutidas as tarefas para cada disciplina e elaboradas propostas conjuntas para várias disciplinas. Deve ter-se presente o seguinte: (i) muito provavelmente, não será possível cobrir todos os conteúdos; (ii) estudar é pesquisar; (iii) esta é uma altura ideal para trazer o mundo real para a sala de aula e cruzar conhecimentos de várias áreas e (iv) deve privilegiar-se o trabalho em pequenos grupos. Continuar a ler

FacebookTwitterGoogle+DeliciousPartilhar
Publicado em Sem categoria | Comments Off on Educação a distância: a importância das tarefas

Apoio às Escolas

letters

Num momento em que as escolas portuguesas se encontram com as atividades presenciais suspensas, a Direção-Geral da Educação (DGE), em colaboração com a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), construiu este sítio, com um conjunto de recursos para apoiar as escolas na utilização de metodologias de ensino a distância que lhes permitam dar continuidade aos processos de ensino e aprendizagem.

Este apoio deverá permitir a todas as crianças e jovens:
– manter contacto regular com os seus professores e colegas;
– consolidar as aprendizagens já adquiridas;
– desenvolver novas aprendizagens.

Aceda em: https://apoioescolas.dge.mec.pt/

Publicado em Formação, Notícias de 1ª página | Comments Off on Apoio às Escolas

Formação de professores

Digital_PT_4C_V_FC_Educacao_DGEA Direção Geral de Educação vai promover formação de professores na área da Literacia para os Média  em diversas zonas do país. O prazo de  inscrição é de 13 a 25 de fevereiro e as formações irão decorrer de março a maio.

Mais informação:

Página específica, com toda a informação sobre este projeto dos Jornalistas

https://cidadania.dge.mec.pt/media/literacia-para-os-media-e-jornalismo

  • Oficina de Formação (50H) Educação para os media e para a cidadania: como potenciar o uso do digital na escola

https://dge.mec.pt/noticias/formacao-educacao-para-os-media-e-para-cidadania-como-potenciar-o-uso-do-digital-na-escola

2 turmas: Vila Nova de Gaia e Coimbra

Destinatários: Professores Ensino Básico e Secundário, Educadores de Infância

  • Curso de formação (25H)  “A importância dos media sociais na participação democrática dos jovens”

https://dge.mec.pt/noticias/formacao-importancia-dos-media-sociais-na-participacao-democratica-dos-jovens

2 turmas: Aveiro e Santarém

Destinatários: Pré-Escolar, 1.º Ciclo e Educação Especial

 

Publicado em SeguraNet | Comments Off on Formação de professores

Dia da Internet Segura 2020

sidsiteNo mês de fevereiro, celebra-se o Dia da Internet Mais Segura (11 de fevereiro de 2020). Ao longo dos anos, o Dia da Internet Mais Segura tornou-se um evento marcante, sendo hoje comemorado em mais de 100 países e em todos os continentes.
À semelhança dos anos letivos anteriores, a Direção-Geral da Educação, através do Centro de Sensibilização SeguraNet, convida todos os Agrupamentos de Escolas/Escolas Não Agrupadas a promoverem atividades no âmbito da Cidadania Digital, durante o próximo mês de fevereiro.
A fim de se poder dar a merecida visibilidade às iniciativas que cada Escola/Agrupamento irá desenvolver, solicita-se que procedam ao respetivo registo, na página de apoio (Atividades das Escolas – Fevereiro 2020), de modo a permitir a sua georreferenciação.

Publicado em SeguraNet | Comments Off on Dia da Internet Segura 2020

Feliz Natal!

Publicado em Sem categoria | Comments Off on Feliz Natal!

Curso de formação online “Bullying e Ciberbullying: Prevenir & Agir (II)

moocA Direção-Geral da Educação (DGE) promove o curso de formação online “Bullying e Ciberbullying: Prevenir & Agir (II)”, em formato MOOC (Massive Open Online Course).  O curso tem início a 14 de janeiro de 2020 e termina a 23 de fevereiro de 2020, correspondendo a um trabalho global de cerca de 3 horas semanais.

Com este curso pretende-se sensibilizar os participantes para a problemática do bullying e do ciberbullying. Pretende-se, ainda, que constitua uma oportunidade  para aprofundar conhecimentos e desenvolver  competências  que permitam identificar, prevenir, e intervir face a estes comportamentos.

O MOOC “Bullying e Ciberbullying: Prevenir & Agir” está estruturado em quatro módulos e incide em temáticas como: bullying, ciberbullying e a comunicação através do ecrã, segurança na internet e ciberbullying, abordagens de intervenção face ao bullying e ciberbullying.

O curso, que se enquadra nas propostas de formação do plano nacional Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência, destina-se a professores, educadores, pais/encarregados de educação, psicólogos, forças de segurança, outros profissionais que desempenhem funções em contextos educativos e a todos os interessados nesta temática.

Esta formação não é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, mas a sua conclusão permite a obtenção de um Certificado de Conclusão do Curso.

Faça aqui a sua inscrição no MOOC “Bullying e Ciberbullying: Prevenir & Agir (II)”: https://lms.nau.edu.pt/courses/course-v1:DGE+SEGBC+II/about

Assista ao vídeo de divulgação.

 

Fonte: Projeto SeguraNet

Publicado em Formação, SeguraNet | Comments Off on Curso de formação online “Bullying e Ciberbullying: Prevenir & Agir (II)

Robótica no 1.º Ciclo do Ensino Básico

roboticaAcompanhamos ontem e hoje, 18 e 19 de novembro de 2019, duas sessões de robótica com alunos do primeiro ano de escolaridade, integradas num projeto eTwinning que  os professores João Grácio e Vera Passarinho estão a desenvolver com os seus alunos e parceiros de outros países.

Antes de os alunos trabalharem com os robôs, explicaram o que era a robótica, os robôs e o que era programar. No final voltamos a debater todos estes conceitos e analisamos o que tinha corrido bem e as dificuldades encontradas. Os alunos trabalharam sobretudo a lateralidade mas também  conceitos matemáticos e sentiram a necessidade de se concentrar nas tarefas propostas. Foram duas sessões de muita aprendizagem para os mais pequenos mas também para nós que as acompanhamos e dinamizamos. Participaram nesta atividade, além dos professores das turmas, João Torres e Maria do Rosário Rodrigues, professora do Departamento de Ciências e Tecnologias da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.

Publicado em Sem categoria | Comments Off on Robótica no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Encontro Nacional de Cidadania Digital


seguranetA Direção-Geral da Educação, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet, vai promover, no próximo dia 29 de novembro, o Encontro Nacional de Cidadania Digital, na Escola EBI/JI Vasco da Gama, no Parque das Nações, em Lisboa.

Durante o encontro, decorrerão sessões plenárias com especialistas que irão abordar temáticas como Bullying e Ciberbullying, Combate ao Discurso de Ódio, Crescer e Aprender na Era Digital. O programa inclui ainda um painel de jovens, um painel de práticas de referência das escolas e a cerimónia de entrega de prémios às escolas, participantes nas iniciativas de Cidadania Digital.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição, dado o número limite de vagas.

As inscrições poderão ser realizadas, até ao dia 28 de novembro, através do formulário disponível em: https://questionarios.dge.mec.pt/index.php/797638?lang=pt

Mais informações na página do encontro: https://www.seguranet.pt/…/encontro-nacional-de-cidadania-d…

Fonte: Projeto SeguraNet

Publicado em SeguraNet | Comments Off on Encontro Nacional de Cidadania Digital

ACD – Podcast na Educação – Utilização do Audacity

cartaz_a4_ch_2019_2020O CCTIC-ESE/IPS vai promover, no próximo dia 20 de novembro, uma Ação de Curta Duração sobre utilização do programa Audacity para criar ficheiros de audio em formato digital.

A ACD decorre na Escola Secundária da Moita, das 17h30 às 20h30 e tem como objetivo, embora esteja aberta a qualquer professor dos primeiros ou segundos ciclos, apoiar os docentes que pretendam participar no concurso “Conta-nos uma História!” da ERTE/DGE.

As inscrições podem ser feitas em http://projectos.ese.ips.pt/acd/

Publicado em Conta-nos uma história | Comments Off on ACD – Podcast na Educação – Utilização do Audacity

A Criar com Scratch!

logo_accsJá foi lançada mais uma edição do Concurso “A Criar com Scartch!”. Este  concurso nacional de programação é uma iniciativa promovida pelo Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (CCTICESE/IPS) através do seu projeto EDUSCRATCH, em parceria a Direção-Geral da Educação (DGE) do Ministério da Educação, com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Setúbal e com Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. Este ano conta ainda com a participação de investigadores do Projeto KML II e com o patrocínio da Clementoni 
A participação no concurso implica a conceção e desenvolvimento de projetos elaborados em SCRATCH  por grupos de jovens acompanhados de um adulto que poderá ser um professor ou encarregado de educação. Na categoria de Pré-escolar, este ano, os projetos deverão ser desenvolvidos em Scratchjr.

Os projetos devem ser submetidos até 1 de abril de 2020.

Mais informações e inscrições em: http://projectos.ese.ips.pt/acriarcomscratch 

 

Publicado em Sem categoria | Comments Off on A Criar com Scratch!

Plano de Prevenção e de Combate ao Bullying e ao Cyberbullying

Atenvitima-300x169to aos fenómenos do Bullying e do Cyberbullying e ao impacto que estes podem ter junto das crianças e dos jovens, o Ministério da Educação Português decidiu elaborar e propor às escolas a implementação de um Plano de Prevenção e de Combate ao Bullying e ao Cyberbullying.

Este Plano, a implementar pelas escolas, no ano letivo 2019/2020, deverá: desenvolver-se a partir de um diagnóstico que permita identificar necessidades; incluir um plano de ação em torno de estratégias e de atividades de sensibilização; contribuir para a identificação de sinais de alerta; constituir-se como um auxiliar de apoio às escolas, com vista à utilização de diferentes abordagens de prevenção e intervenção; ser elaborado de modo a incentivar, reconhecer e divulgar práticas de referência.

O Ministério da Educação tem vindo a promover iniciativas concretas de apoio à comunidade educativa, no sentido de minimizar o fenómeno da violência em contexto escolar, em particular do Bullying e do Cyberbullying. Nesse sentido, têm sido desencadeadas várias ações, designadamente no que se refere à formação e capacitação do pessoal docente e não docente, bem como a dinamização de iniciativas e a produção de materiais de apoio ao ensino e aprendizagem, através das equipas dedicadas da Direção-Geral da Educação. São exemplos dessa atuação as iniciativas desenvolvidas pelo Centro de Sensibilização SeguraNet e pela Equipa de Educação para a Saúde.

Para a implementação deste Plano pretende-se que as Escolas constituam uma equipa, identificando pessoas com experiência e trabalho desenvolvido na área da promoção da saúde e prevenção da violência.

O trabalho das escolas, e dos elementos das equipas a criar nas escolas, poderá levar ao reconhecimento público da escola, através da atribuição de um certificado, e dos elementos dessas equipas, como “Embaixadores Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência”.

Vídeo da campanha: https://www.youtube.com/watch?v=hAeFzB8LvHU

Para mais informações sobre esta iniciativa, aceda a: www.sembullyingsemviolencia.edu.gov.pt

Fonte: SeguraNet

Publicado em Sem categoria | Comments Off on Plano de Prevenção e de Combate ao Bullying e ao Cyberbullying

Uma escola, duas salas, codificação e robótica.

cotovia - 17A convite das professoras Ana  e Joana, que integram o projeto de formação e investigação  KMLII,   fomos, na passada quinta-feira, dia 24 de outubro, à escola básica da Cotovia, em Sampaio, perto de Sesimbra, assistir a duas atividades que estavam a dinamizar com os seus alunos nesse dia.

As professoras têm este ano duas turmas muito diferentes. A principal diferença penso que se deva ao facto de  os alunos estarem em anos diferentes, uma de primeiro e outra de quarto, e por isso em etapas diferentes do seu crescimento.

 

cotovia - 9Comecei a visita pela sala da professora Joana e encontrei uma turma compenetrada numa tarefa de codificação que consistia em descodificar códigos correspondente a letras e com esses códigos descobrir frases. Os alunos tinham todos no pulso uma pulseira com a primeira letra do seu nome e trabalhavam em silêncio, muito concentrados no que faziam. A professora, nesse dia, não conseguia falar alto mas, nesta turma, não era necessário. Cada aluno sabia o que fazer e empenhava-se na sua tarefa tentando descobrir e codificar mensagens. Quando acabavam, a professora dava novo desafio, fingindo que lia a letra do primeiro nome no pulso de cada aluno, numa brincadeira   cheia de cumplicidade entre ela e os seus alunos que pareciam já comunicar sem necessidade de ouvir a voz da professora.

cotovia - 4

Cada vez que um alunos descobria a mensagem codificada esboçava um sorriso e, mais que um, comentavam a sua alegria sem, no entanto, revelar a descoberta que outros colegas procuravam ainda.

Encontrei pois uma sala de alunos maduros, concentrados que trabalhavam em mais um desafio de programação mostrando que gostavam de ser desafiados, da descoberta.

cotovia - 6

Depois desta sala subi ao primeiro andar para encontrar a turma de primeiro ano da cotovia - 41professora Ana. Entrei na sala e encontrei um robô DOC da Clementoni em sobre  uma mesa em cima de um cenário que tinha em alguns dos quadrados de numa quadrícula de  15 por 15 cm vários alimentos.

Dois alunos tentavam levar o robô de uma quadrado com uma fruta à fruta seguinte. Antes de programarem o robô, um deles dispunha cartões com comandos em cimo da mesa para depois fornecer indicações ao colega que programaria o robô. Depois trocariam de papéis. Enquanto isso a professora escrevia no quadro os comandos  desta etapa juntando-os aos de etapas anteriores. A seguir a estes dois alunos outro par viria programar a etapa seguinte.

cotovia - 56A cada troca de par os alunos que ainda não tinham programado levantavam os dedos impacientes pela sua vez. A turma, que nesse dia contava ainda com a ajuda de uma professora de apoio, mostrava-se muito mais impaciente que os colegas da sala do rês-do-chão. Estão no início de uma nova etapa e, entre as muitas coisas que vão  aprender na escola, aprenderão também que a sua vez vai chegar, que todos experimentarão. cotovia - 44Nesta pequena experiência houve erros por distração, esgotaram a memória do pequeno robô introduzindo mais de 25 comandos e, sobretudo muitas aprendizagens. Os pequenos programadores tentaram concentrar-se, nunca trocar uma esquerda por uma direita, descobriram a importância de representar no quadro com rigor muitas instruções para que o robô saiba o que fazer e conseguir transmitir essa sequência com muito rigor. Entretanto a professora Ana confidenciava-me que uma funcionária tinha notado alterações no comportamento dos alunos, que são muito agitados fora da sala de aula, porque sabiam que iriam trabalhar com robôs de tarde e isso implicava também que estivessem calmos e concentrados.

Encontrei, na Cotovia, duas professoras com turmas completamente diferentes, em etapas completamente diferentes, utilizando metodologias e materiais completamente diferentes mas indo ao encontro das necessidades dos seus alunos com atividades de codificação e robótica. São alunos cheios de sorte, tenho a certeza, são alunos do séc. XXI!

Publicado em Sem categoria | Comments Off on Uma escola, duas salas, codificação e robótica.