Ações de Curta Duração (ACD) para Professores do primeiro Ciclo do Ensino Básico

acdsNa sequência da disponibilização das Orientações Curriculares para as TIC no 1.º Ciclo, o CCTIC-ESE/IPS disponibiliza, para as escolas da região de Setúbal, um conjunto de Ações de Curta Duração (ACD), cujo público-alvo são os professores do Primeiro Ciclo do Ensino Básico.

As Escolas  podem solicitar ao CCTIC a realização de uma ou várias ACDs, nas suas instalações, em data a acordar, mediante disponibilidade do formador.

Mais informações aqui

 

FacebookTwitterGoogle+DeliciousPartilhar
Publicado em Sem categoria | Comments Off on Ações de Curta Duração (ACD) para Professores do primeiro Ciclo do Ensino Básico

Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030

incodeA 2ª Conferência do Fórum Permanente para as Competências Digitais é já no próximo dia 12 de dezembro no Centro de Congressos de Lisboa, das 9h00 às 18h30. Venha participar e conhecer os projetos em curso e novas ideias para promover competências digitais para uma cidadania ativa, na inclusão, na educação, na qualificação e empregabilidade, na especialização e na investigação.

Para garantir uma cidadania ativa, juntamente com uma posição de liderança nacional na Europa, é preciso que haja mais pessoas incluídas e aptas digitalmente, mais ativas, com mais e melhores empregos. Precisamos também de mais produtos inovadores e de atividades económicas ainda mais competitivas.
Este é um trabalho que desenvolvemos com todos e todas. Durante o dia, vão estar presentes cidadãos, autarcas, professores, formadores, empresários e investigadores com projetos em curso e ideias para o futuro de Portugal.
Venha discutir estes assuntos na 2ª Conferência do Fórum Permanente para as Competências Digitais.
MORADA: Centro de Congressos de Lisboa, Praça das Indústrias, das 9h00 às 18h30.
Entrada Livre.

Mais informações e Inscrições 

Publicado em Encontros | Comments Off on Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030

Orientações Curriculares para as TIC no 1.ºCEB

acdDecorreu no dia 10 de novembro a Ação de Curta Duração (ACD) “Orientações Curriculares para as TIC no 1.ºCEB” em 10 cidades portuguesas.

O CCTIC ES/IPS dinamizou a sessão em Setúbal que contou com mais de 90 participantes.

Um agradecimento especial aos professores Maria do Rosário Rodrigues, Helena Romano, Ana Chambel, Paula Pinto e João Grácio que fizeram parte do programa local. O apoio técnico e registo vídeo e fotográfico esteve a cargo de Francisco Matias a quem agradecemos também o empenho e profissionalismo com que sempre colabora nas atividades do CCTIC.

As fotos do evento estão disponíveis na página Facebook do CCTIC.

Publicado em Sem categoria | Comments Off on Orientações Curriculares para as TIC no 1.ºCEB

Líderes Digitais

lideres_noticiaLíderes Digitais é uma iniciativa da responsabilidade da Direção-Geral da Educação, que decorre no âmbito do projeto SeguraNet e que tem como principal objetivo motivar e envolver alunos na promoção e na sensibilização para as questões de Cidadania Digital nas suas comunidades educativas.

A fase de inscrição, nesta iniciativa, decorre entre os dias 1 e 30 de novembro de 2018.

Saiba mais aqui

Publicado em Notícias de 1ª página, SeguraNet | Comments Off on Líderes Digitais

ACD – Orientações Curriculares para as TIC no 1.º Ciclo

cartaz_tic_1o_ciclo_3Vai decorrer, no próximo dia 10 de novembro, das 9h30 às 13h00, uma Ação de Curta Duração (ACD), em 10 cidades do país, que tem por principal objetivos:

  •  apresentar as Orientações Curriculares para as TIC, no 1.º Ciclo do Ensino Básico, e as políticas educativas para este nível de ensino;
  • partilhar a experiência de professores que, no terreno, usam as TIC, de acordo com os seus contextos específicos;
  • debater com especialistas a utilização das TIC nos processos de ensino e de aprendizagem.

Em Setúbal, depois de uma sessão síncrona difundida a partir de Lisboa para todo o país, sobre “As políticas educativas para as TIC e as Orientações Curriculares para as TIC no 1.º Ciclo”, o programa local contará com uma conferência de Maria do Rosário Rodrigues, professora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e com apresentações de práticas de referência na utilização das TIC no 1CEB de três professores dete nível de ensino: Ana Chambel da  Escola Básica da Cotovia, Agrupamento de Escolas de Sampaio; João Grácio e Paula Pinto da Escola Básica Bairro Afonso Costa.

Inscrições (limitadas a 120 lugares):
http://questionarios.dge.mec.pt/index.php/295443/lang/pt

Mais informações, programa completo em:
http://www.erte.dge.mec.pt/tic-e-curriculo-formacao-de-professores

 

Publicado em Sem categoria | Comments Off on ACD – Orientações Curriculares para as TIC no 1.º Ciclo

Orientações Curriculares para as TIC no 1.º Ciclo

orientacoesA Direção-Geral da Educação divulga as  Orientações Curriculares para as TIC no 1.º Ciclo, um documento que, desde a sua génese, teve o contributo dos Centros de Competência TIC, a saber, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Universidade do Minho, Universidade de Aveiro, Softciências, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém,  Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, EDUCOM,  Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e  Universidade de Évora.

Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, enquadra as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como áreas de integração curricular transversal no 1.º Ciclo do Ensino Básico, potenciadas pela dimensão globalizante deste nível de ensino. Nesta medida, este documento curricular visa desenvolver um conjunto comum de competências de natureza multidisciplinar, criando contextos relevantes e significativos, articulados com as componentes do currículo, bem como com as capacidades e atitudes previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Fonte da notícia: ERTE

Publicado em Sem categoria | Comments Off on Orientações Curriculares para as TIC no 1.º Ciclo

Mês Europeu da Cibersegurança

cerberceguranca_0O Mês Europeu da Cibersegurança é comemorado durante o mês de outubro, pelo sexto ano consecutivo, com diversos eventos e atividades por toda a Europa.

“Cibersecurity is a shared responsability” (a Cibersegurança é uma responsabilidade de todos) é o tema para a iniciativa deste ano, que visa implementar boas práticas para a utilização do ciberespaço.

Para que este mês seja assinalado na comunidade educativa, convidamos todas as escolas a dinamizarem atividades no âmbito da Cibersegurança, durante o mês de outubro.

A fim de se poder dar a merecida visibilidade às iniciativas que cada Escola/Agrupamento irá desenvolver, solicita-se que procedam ao registo das mesmas na página de apoio, o que irá permitir a sua georreferenciação.

Registo em: http://www.seguranet.pt/mes-ciberseguranca/user/register

Mais informações em: https://www.seguranet.pt/mes-ciberseguranca

Fonte da notícia: SeguraNet

Publicado em Sem categoria | Comments Off on Mês Europeu da Cibersegurança

TIC@Portugal 2018

chamada_setubal

Realiza-se, no próximo dia 6 de julho, mais uma edição do TIC@Portugal. O CCTIC-ESE/IPS associa-se, mais uma vez, ao evento, que este ano decorrerá também no Monte de Caparica,  Loulé Penafiel, Bragança, Coimbra, Lamego e Santarém.

Sítio do Encontro

Inscrições em Setúbal

 

Publicado em Sem categoria | Comments Off on TIC@Portugal 2018

Scratch Day – 12 de maio

cartaz2018_a

Vem aí mais um Scratch Day!

Dia 12 de maio na ESE/IPS

Ponha já na sua agenda…

Programa e Inscrições 

 

 

Publicado em Sem categoria | Comments Off on Scratch Day – 12 de maio

Concurso nacional de programação em Scratch!

cartaz-scratch2018cO Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (CCTICESE/IPS) através do seu projeto EDUSCRATCH, em parceria a Direção-Geral da Educação (DGE) do Ministério da Educação, com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Setúbal e com Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço acaba de lançar mais uma edição do concurso nacional de programação “A Criar com Scratch!”.

A participação no concurso implica a conceção e desenvolvimento de projetos elaborados em SCRATCH por grupos de jovens acompanhados de um adulto que poderá ser um professor ou encarregado de educação.

O tema para a edição de 2018 é:  “O ESPAÇO

Poderá obter mais informações e consultar o regulamento do concurso em: http://projectos.ese.ips.pt/acriarcomscratch

 

 

Publicado em Sem categoria | Comments Off on Concurso nacional de programação em Scratch!

Podcast áudio e vídeo no pré-escolar e no 1.º CEB.

O CCTIC vai dinamizar dois Workshops (WS) de apoio aos professores do Ensino Pré-Escolar e do 1º Ciclo que desejem participar no concurso no concurso nacional “Conta-nos uma História”.

Os WS decorrerão nas escolas Básica du Bocage, em Setúbal e Álvaro Velho no Barreiro, nos dias 24 de janeiro e dia  7 de fevereiro  de 2018, das 17:00 às 20:00 horas, respectivamente.

Cada WS terá  no máximo 20 participantes, sendo dada prioridade aos educadores e professores dos agrupamentos das escolas em que decorrem.

As inscrições podem ser efetuadas em:

cartaz_setubal     cartaz_barreiro

Publicado em Sem categoria | Comments Off on Podcast áudio e vídeo no pré-escolar e no 1.º CEB.

Programação e Robótica no Ensino Básico – 2017/2018

programacao

A Direção-Geral da Educação irá promover no próximo ano letivo 2017/18, com o apoio da Universidade de Évora, do Instituto Politécnico de Setúbal, da Associação Nacional dos Professores de Informática e da Microsoft Portugal, a iniciativa “Programação e Robótica no Ensino Básico”. Esta iniciativa decorre da implementação do projeto-piloto Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico que, entre 2015 e 2017, envolveu mais de setenta mil alunos.

Mais informações aqui

Publicado em Notícias de 1ª página, Sem categoria | Comments Off on Programação e Robótica no Ensino Básico – 2017/2018