Orientações Curriculares para as TIC no 1.º Ciclo

orientacoesA Direção-Geral da Educação divulga as  Orientações Curriculares para as TIC no 1.º Ciclo, um documento que, desde a sua génese, teve o contributo dos Centros de Competência TIC, a saber, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Universidade do Minho, Universidade de Aveiro, Softciências, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém,  Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, EDUCOM,  Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e  Universidade de Évora.

Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, enquadra as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como áreas de integração curricular transversal no 1.º Ciclo do Ensino Básico, potenciadas pela dimensão globalizante deste nível de ensino. Nesta medida, este documento curricular visa desenvolver um conjunto comum de competências de natureza multidisciplinar, criando contextos relevantes e significativos, articulados com as componentes do currículo, bem como com as capacidades e atitudes previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Fonte da notícia: ERTE

FacebookTwitterGoogle+DeliciousPartilhar
Publicado em Sem categoria | Comments Off on Orientações Curriculares para as TIC no 1.º Ciclo

Mês Europeu da Cibersegurança

cerberceguranca_0O Mês Europeu da Cibersegurança é comemorado durante o mês de outubro, pelo sexto ano consecutivo, com diversos eventos e atividades por toda a Europa.

“Cibersecurity is a shared responsability” (a Cibersegurança é uma responsabilidade de todos) é o tema para a iniciativa deste ano, que visa implementar boas práticas para a utilização do ciberespaço.

Para que este mês seja assinalado na comunidade educativa, convidamos todas as escolas a dinamizarem atividades no âmbito da Cibersegurança, durante o mês de outubro.

A fim de se poder dar a merecida visibilidade às iniciativas que cada Escola/Agrupamento irá desenvolver, solicita-se que procedam ao registo das mesmas na página de apoio, o que irá permitir a sua georreferenciação.

Registo em: http://www.seguranet.pt/mes-ciberseguranca/user/register

Mais informações em: https://www.seguranet.pt/mes-ciberseguranca

Fonte da notícia: SeguraNet

Publicado em Sem categoria | Comments Off on Mês Europeu da Cibersegurança

TIC@Portugal 2018

chamada_setubal

Realiza-se, no próximo dia 6 de julho, mais uma edição do TIC@Portugal. O CCTIC-ESE/IPS associa-se, mais uma vez, ao evento, que este ano decorrerá também no Monte de Caparica,  Loulé Penafiel, Bragança, Coimbra, Lamego e Santarém.

Sítio do Encontro

Inscrições em Setúbal

 

Publicado em Sem categoria | Comments Off on TIC@Portugal 2018

Scratch Day – 12 de maio

cartaz2018_a

Vem aí mais um Scratch Day!

Dia 12 de maio na ESE/IPS

Ponha já na sua agenda…

Programa e Inscrições 

 

 

Publicado em Sem categoria | Comments Off on Scratch Day – 12 de maio

Concurso nacional de programação em Scratch!

cartaz-scratch2018cO Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (CCTICESE/IPS) através do seu projeto EDUSCRATCH, em parceria a Direção-Geral da Educação (DGE) do Ministério da Educação, com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Setúbal e com Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço acaba de lançar mais uma edição do concurso nacional de programação “A Criar com Scratch!”.

A participação no concurso implica a conceção e desenvolvimento de projetos elaborados em SCRATCH por grupos de jovens acompanhados de um adulto que poderá ser um professor ou encarregado de educação.

O tema para a edição de 2018 é:  “O ESPAÇO

Poderá obter mais informações e consultar o regulamento do concurso em: http://projectos.ese.ips.pt/acriarcomscratch

 

 

Publicado em Sem categoria | Comments Off on Concurso nacional de programação em Scratch!

Podcast áudio e vídeo no pré-escolar e no 1.º CEB.

O CCTIC vai dinamizar dois Workshops (WS) de apoio aos professores do Ensino Pré-Escolar e do 1º Ciclo que desejem participar no concurso no concurso nacional “Conta-nos uma História”.

Os WS decorrerão nas escolas Básica du Bocage, em Setúbal e Álvaro Velho no Barreiro, nos dias 24 de janeiro e dia  7 de fevereiro  de 2018, das 17:00 às 20:00 horas, respectivamente.

Cada WS terá  no máximo 20 participantes, sendo dada prioridade aos educadores e professores dos agrupamentos das escolas em que decorrem.

As inscrições podem ser efetuadas em:

cartaz_setubal     cartaz_barreiro

Publicado em Sem categoria | Comments Off on Podcast áudio e vídeo no pré-escolar e no 1.º CEB.

Programação e Robótica no Ensino Básico – 2017/2018

programacao

A Direção-Geral da Educação irá promover no próximo ano letivo 2017/18, com o apoio da Universidade de Évora, do Instituto Politécnico de Setúbal, da Associação Nacional dos Professores de Informática e da Microsoft Portugal, a iniciativa “Programação e Robótica no Ensino Básico”. Esta iniciativa decorre da implementação do projeto-piloto Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico que, entre 2015 e 2017, envolveu mais de setenta mil alunos.

Mais informações aqui

Publicado em Notícias de 1ª página, Sem categoria | Comments Off on Programação e Robótica no Ensino Básico – 2017/2018

Projeto Gen10s Portugal

gen10s

Foi anunciada, na segunda-feira, dia 5 de junho, a chegada a Portugal da iniciativa GEN10S uma parceria entre a Google e a Associação espanhola, Ayuda en Acción agora com o apoio da SIC Esperança.

Este projeto visa ensinar programação a crianças, promovendo a igualdade de oportunidades na área digital, reduzindo barreiras socioeconómicas e de género.

A iniciativa irá proporcionar formação em programação Scratch a 5.000 alunos do 5.º e 6.º ano de todo o país, contribuindo para uma nova perceção de tecnologia pelas crianças, demonstrando que podem passar de meros consumidores a produtores. O projeto contempla ainda a formação de 500 professores, procurando dotá-los das ferramentas necessárias para a adoção de formas inovadoras de ensino.

Mais informação em http://genios.org.pt/

Publicado em Sem categoria | Comments Off on Projeto Gen10s Portugal

TIC@Portugal – Setúbal

tic@portugalIrá realizar-se no dia 7 de julho de 2017, numa iniciativa da Associação EDUCOM – APTE (Associação Portuguesa de Telemática Educativa), através do seu Centro de Competência TIC e do seu Centro de Formação de Professores, a edição 2017 do Encontro TIC@Portugal.

Este evento tem como objetivo refletir sobre as práticas do uso das TIC na Educação. Pretende ouvir os educadores e professores que no terreno usam as TIC, através da apresentação do seu trabalho, e convida especialistas a contribuírem com o que de mais recente se sabe neste domínio. É uma oportunidade para se divulgar e debater a utilização das TIC nos processos de ensino e de aprendizagem.

A exemplo de anos anteriores, tem um caráter nacional e descentralizado, a levar a cabo em colaboração com diversos Centros de Competência TIC da ERTE/Direção-Geral da Educação do Ministério da Educação e das Instituições do Ensino Superior (localizados em Bragança, Coimbra, Aveiro e Setúbal) que integram e complementam, com sessões locais e por videoconferência.

A participação no evento, em Setúbal, é gratuita e as  inscrições  podem ser feitas aqui (*)

Se pretender apresentar uma proposta de partilha de boas práticas, utilize o formulário disponível aqui. (**)

O programa local em Setúbal será divulgado brevemente. Contará com diversas sessões práticas sobre programação e robótica  cargo dos CCTIC da ESE/IPS, da Universidade de Évora e do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e de outros parceiros do CCTIC. Conta ainda com a uma sessão Prática sobre o Laboratório dos Sentidos, um projeto do do CCTIC Entre Mar e Serra.

Esperamos por si em Setúbal!

(*) Veja aqui onde se inscrever noutros locais

(**) Veja aqui onde submeter propostas de comunicações para outros locais

Publicado em Encontros, Notícias de 1ª página | Comments Off on TIC@Portugal – Setúbal

Aplicações do projeto “Vamos ajudar os refugiados”

refugiadosA equipa do projeto  “Vamos ajudar os refugiados” já terminou o desenvolvimento e publicação  de ferramentas informáticas e vídeos, terminando, assim, a 3.ª fase do projeto. As duas aplicações publicadas têm como objetivo dar a conhecer as instituições e os serviços existentes na comunidade e saber como utilizar essas mesmas instituições, através da criação de cartões com imagens, frases em português e em árabe, de forma a quebrar a barreira linguística.

Os jogos em Scratch têm como objetivo a aquisição de vocabulário do dia-a-dia, saber utilizar corretamente expressões como bom dia, boa tarde e boa noite, saber alguns números de telefone importantes e dar a conhecer a gastronomia portuguesa, tendo em atenção as diferenças culturais e religiosas, nomeadamente, a não ingestão de carne de porco.

Finalmente, os filmes têm como objetivo a aprendizagem de expressões e frases-chave mais comuns e a sua utilização adequada.

Instalem as aplicações, joguem os jogos e assistam aos nossos filmes. Poderão aceder a todas estas ferramentas através do site da  escola  (http://ebafonsocosta.wixsite.com/site/refugiados) ou através da página do projeto no  facebook (https://www.facebook.com/VamosAjudarosRefugiados/).

Estão de parabéns os professores e alunos envolvidos!

Comentem e ajudem-nos a melhorar.

Publicado em Sem categoria | Comments Off on Aplicações do projeto “Vamos ajudar os refugiados”

Scratch Day, 2017

sdO Scratch Day comemora todos os anos, desde 2007, em maio, a divulgação pública da linguagem de programação Scratch. Por todo o mundo, organizam-se eventos que assinalam esta data, convidando jovens e adultos a programar e a apresentar os seus projetos.

O Projeto EduScratch celebra este ano o Scratch Day no dia 20 de maio de, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas em http://eduscratch.dge.mec.pt/

Publicado em Sem categoria | Comments Off on Scratch Day, 2017

Vamos ajudar os refugiados

gracio

Algumas escolas do Agrupamento de Escolas Luísa Todi, em Setúbal, têm vindo a assistir à integração de crianças refugiadas Iraquianas que são alvo de um acompanhamento específico e individual, cuja principal preocupação é com o domínio da Língua, para que possam começar a interagir com os colegas, com os professores e com outros elementos da comunidade.

Cientes das dificuldades que estes alunos enfrentam, foi criado um projeto que pretende estabelecer condições de  integração. Os alunos das turmas AC23, AC3 e AC4A da Escola Básica Afonso Costa estão a criar  diferentes ferramentas sobre os espaços envolventes, os serviços disponíveis e frases que serão úteis para que estes alunos e as suas famílias possam compreender melhor a realidade envolvente e saberem o que  podem fazer,  no caso de sentirem alguma dificuldade ou problema.

Os principais objetivos deste projeto são:

  • Sensibilização para a situação dos refugiados;
  • Conhecimento de uma cultura estrangeira;
  • Aprofundamento do conhecimento da comunidade local;
  • Melhoria de competências tecnológicas utilizadas no processo de criação das ferramentas.
  • Facilitação do processo de integração.

E têm como público-alvo a Comunidade local:

Pode saber mais sobre o projeto aqui, e acompanhar a sua página no facebook

Os professores e alunos envolvidos neste projeto estão de parabéns!

Publicado em Sem categoria | Comments Off on Vamos ajudar os refugiados