Desafios e problemas com recurso ao Pensamento Computacional

Cartaz_ACD_Desafios_e_problemas_com_recurso_ao_Pensamento_Computacional_2020-06-08Dia 8 de junho, os CCTIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e da Universidade de Évora vão promover uma Ação de Curta Duração (ACD) sobre Desafios e problemas com recurso a Pensamento Computacional. A sessão, com duração de 3 horas, será dinamizada pelo professor Rui Gonçalo Espadeiro e, depois de uma apresentação inicial, envolverá trabalho em pequeno grupo em torno de desafios propostos, utilizando a plataforma Zoom.

Terá início às 17h00 e as inscrições, gratuitas, estão limitadas a 30 participantes.

Inscrições em: http://projectos.ese.ips.pt/acd/

FacebookTwitterGoogle+DeliciousPartilhar
Publicado em Formação | Comments Off on Desafios e problemas com recurso ao Pensamento Computacional

Formação em Robótica Educativa online

Uma vez que as sessões sobre Robótica Educativa online, com os softwares Aprender  Open Roberta Lab e VEX VER, estavam completas, abrimos duas novas sessões que decorrerão nos dias 18 e 21 de maio respectivamente.

Muito obrigado professor Paulo Torcato pela disponibilidade para dinamizar as sessões.

As inscrições devem ser feitas em: http://projectos.ese.ips.pt/acd/ 
Cartaz_ACD_Aprender_e_ensinar_robtica_online_com_Open_Roberta_Lab_2020-05-18Cartaz_ACD_A_utilizao_do_VEX_VR_no_ensino_online_de_Programao_e_Robtica_2020-05-21

Publicado em Formação | Comments Off on Formação em Robótica Educativa online

Webinars DGE – Segurança no Ensino a Distância

seguranet-webinarsAtendendo ao atual contexto de ensino e aprendizagem, a Direção-Geral da Educação, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet, vai promover seis webinars com diversos convidados, especialistas em temáticas que se prendem com a utilização ética e segura do ensino a distância.
Os webinars, com a duração de 30 minutos, decorrerão à 3.ª- feira a partir das 17h, de forma síncrona, via plataforma zoom.

Podem consultar a programação e mais informação em: https://erte.dge.mec.pt/noticias/webinars-dge-seguranca-no-ensino-distancia.

Publicado em Formação, SeguraNet | Comments Off on Webinars DGE – Segurança no Ensino a Distância

A utilização do VEX VR no ensino online de Programação e Robótica

Cartaz_ACD_A_utilizao_do_VEX_VR_no_ensino_online_de_Programao_e_Robtica_2020-05-14Estão a ser desenvolvidas pelo professor Paulo Torcato, da escola Secundária Arco Íris (Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide), uma série de Ações de Curta Duração sobre robótica Educativa em contexto de ensino a distância. Depois de explorado o software Open Roberta Lab, o professor vai agora partilhar com os participantes experiências com o software VEX VR.

Embora todas as sessões estejam já esgotadas, é possível integrar a lista de pessoas a contactar no caso de haver disponibilidade do formador para realizar mais sessões, fazendo o registo na plataforma disponível em http://projectos.ese.ips.pt/acd.

Muito obrigado Professor Paulo Torcato por mais uma vez estar disponível para partilhar as suas práticas na área da utilização da Robótica Educativa.

Publicado em Formação | Comments Off on A utilização do VEX VR no ensino online de Programação e Robótica

A avaliação formativa das aprendizagens com ferramentas digitais

Cartaz_ACD_A_avaliao_formativa_das_aprendizagens_com_ferramentas_digitais_2020-05-08No próximo dia 8 de maio, pelas 16h30, o Professor Nuno Dorotea, professor em mobilidade no Centro de Competência em Tecnologias e Inovação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa,  dinamiza uma Ação de Curta Duração sobre “A avaliação formativa das aprendizagens com ferramentas digitais”.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas em http://projectos.ese.ips.pt/acd/

O CCTIC agradece ao Professor Nuno a disponibilidade para mais esta colaboração.

Publicado em Formação | Comments Off on A avaliação formativa das aprendizagens com ferramentas digitais

Aprendizagem @ distância Um exemplo prático no Primeiro Ciclo do EB, com João Grácio

Cartaz_ACD_Aprendizagem__distncia_2020-05-11No próximo dia 11 de maio, o professor de primeiro ciclo do ensino básico, João Grácio, falará sobre as suas práticas com uma turma de primeiro ano de escolaridade, no âmbito da crise que todos atravessamos.

A moderação da sessão estará a cargo da professora da Escola Superior de Educação Maria do Rosário Rodrigues.

As inscrições são gratuitas e devem formalizadas na plataforma: http://projectos.ese.ips.pt/acd/

O CCTIC agradece desde já ao professor João Grácio e Maria do Rosário Rodrigues   a disponibilidade  e generosidade desta partilha.

Publicado em Formação, Notícias de 1ª página | Comments Off on Aprendizagem @ distância Um exemplo prático no Primeiro Ciclo do EB, com João Grácio

Ensino não presencial, dicas para organizar o trabalho com os alunos

Cartaz_ACD_Ensino_no_presencial_dicas_para_organizar_o_trabalho_com_os_alunos_2020-04-24 (1)Depois da realização de duas sessões, no passado dia 17 de abril, que contaram com a participação de 61 colegas, o CCTIC vai promover mais uma sessão subordinada ao tema “Ensino não presencial, dicas para organizar o trabalho com os alunos” que contará com as participação de João Torres e Miguel Figueiredo do CCTIC e ainda do colega Nuno Dorotea, do Centro de Competência em Tecnologias e Inovação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (C2Ti).

A sessão decorrerá no dia 24 de abril, das 14h00 às 15h30 e as inscrições, gratuitas,  podem ser feitas, até ao final do dia de hoje no seguinte endereço: http://projectos.ese.ips.pt/acd.

Todos os inscritos receberão, no final do dia de hoje, informações para aceder à sessão.

Publicado em Sem categoria | Comments Off on Ensino não presencial, dicas para organizar o trabalho com os alunos

Aprendizagem @ distância

Captura de ecrã 2020-04-23, às 12.07.57Decorreu ontem, dia 22 de abril, a sessão online, sobre as práticas do professor Luís no Santos, no contexto de ensino não presencial.

O Professor Luís,  partilhou com uma centena de colegas o modo como tem organizado o seu trabalho e como tem conseguido chegar à totalidade dos seus alunos de 3º ano de escolaridade de uma escola de Setúbal.

A sessão foi conduzida pela Professora Maria Rosário Rodrigues, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. O CCTIC agradece ao professor Luís, pela generosidade da partilha das suas práticas e por todos os materiais que disponibilizou aos participantes. Agradece também  à Professora Maria dos Rosário, pela moderação  da  sessão que mereceu avaliação muito positiva por parte dos intervenientes.

Se considera que as suas práticas poderiam ser partilhadas, ou se conhece alguém com práticas que podem ser uma referência cuja  partilha pode ajudar outros colegas, de qualquer nível de ensino,  entre, por favor, em contacto connosco pelo mail cctic @ ese.ips.pt (retirando os espaços).

 

Publicado em Sem categoria | Comments Off on Aprendizagem @ distância

Aprendizagem @ distância – Um exemplo prático no Primeiro Ciclo do EB, com Luís Santos

Cartaz_ACD_Aprendizagem__distncia_2020-04-22No próximo dia 22 de abril, pelas 17h00, o Professor Luís Miguel Santos, vai apresentar as suas práticas de ensino, neste período de confinamento, com alunos do Primeiro Ciclo do Ensino Básico.

A sessão contará também  com a presença da Professora Rosário Rodrigues, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.

As inscrições são gratuitas e devem ser registadas em http://projectos.ese.ips.pt/acd/

Todos os inscritos receberão, no dia anterior, as instruções para poderem participar.

 

Publicado em Sem categoria | Comments Off on Aprendizagem @ distância – Um exemplo prático no Primeiro Ciclo do EB, com Luís Santos

Sessão de formação “Ensino não presencial, dicas para organizar o trabalho com os alunos”

Cartaz_ACD_Ensino_no_presencial_dicas_para_organizar_o_trabalho_com_os_alunos_2020-04-24Foram realizadas duas sessões, dinamizadas pelos professores João Torres, deste CCTIC, e Nuno Dorotea, do Centro de Competência em Tecnologias e Inovação do  Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, sobre  Ensino não presencial. As duas sessões decorreram no dia 17 de abril,  contaram com a moderação do Professor Miguel Figueiredo, e com a participação de 58 professores de diversas áreas e níveis de ensino.

Uma vez que não foi possível integrar todos os professores que mostraram interesse, será realizada mais uma sessão de formação no próximo dia 24 de abril, às 14h00.

As inscrições são gratuitas e devem ser efetivadas em http://projectos.ese.ips.pt/acd/. O endereço de realização da sessão será enviado aos professores inscritos no dia anterior à formação.

Publicado em Sem categoria | Comments Off on Sessão de formação “Ensino não presencial, dicas para organizar o trabalho com os alunos”

Educação a distância: a importância das tarefas

Captura de ecrã 2020-04-15, às 15.14.27Agora que os professores não estão fisicamente em contacto com os alunos, são, mais do que nunca, importantes as tarefas que lhes propomos. Seguem algumas recomendações a ter em conta na hora de pedir que os alunos desenvolvam atividades, que deverão estar devidamente enquadradas numa metodologia de ensino não presencial.

Tal como no Ensino Presencial deverá ser feita uma planificação que tem em conta: objetivos, conteúdos, estratégias, recursos (online e offline) e avaliação. O professor deverá ainda pensar que momentos da sua aula/unidade didática poderão/deverão ser síncronos ou assíncronos.

Planeamento
As tarefas devem fazer parte de um plano pensado a longo prazo. Assim teremos uma ideia (para diferentes cenários) do trabalho que vai ser pedido a cada aluno e para quando. Em conselho de turma, podem ser discutidas as tarefas para cada disciplina e elaboradas propostas conjuntas para várias disciplinas. Deve ter-se presente o seguinte: (i) muito provavelmente, não será possível cobrir todos os conteúdos; (ii) estudar é pesquisar; (iii) esta é uma altura ideal para trazer o mundo real para a sala de aula e cruzar conhecimentos de várias áreas e (iv) deve privilegiar-se o trabalho em pequenos grupos. Continuar a ler

Publicado em Sem categoria | Comments Off on Educação a distância: a importância das tarefas

Apoio às Escolas

letters

Num momento em que as escolas portuguesas se encontram com as atividades presenciais suspensas, a Direção-Geral da Educação (DGE), em colaboração com a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), construiu este sítio, com um conjunto de recursos para apoiar as escolas na utilização de metodologias de ensino a distância que lhes permitam dar continuidade aos processos de ensino e aprendizagem.

Este apoio deverá permitir a todas as crianças e jovens:
– manter contacto regular com os seus professores e colegas;
– consolidar as aprendizagens já adquiridas;
– desenvolver novas aprendizagens.

Aceda em: https://apoioescolas.dge.mec.pt/

Publicado em Formação, Notícias de 1ª página | Comments Off on Apoio às Escolas