Workshop Robótica Educativa

Screenshot 2023-01-26 at 09.39.02Screenshot 2023-01-26 at 09.38.43

 

 

 

 

 

 

 

Foi com boa disposição e vontade de aprender que os elementos do CCTIC João Grácio e Ana Chambel, acompanhados pela professora Maria do Rosário Rodrigues, da ESE de Setúbal, foram recebidos na escola Básica Carlos Ribeiro em Pinhal de Frades para mais uma vez partilhar conhecimentos sobre robótica educativa e apoiar a participação das educadoras e professores do 1.º Ciclo, no projeto MATATALAB (2.ª sessão).

Nesta ação estiveram presentes educadoras e professores do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas do Barreiro, do Agrupamento de Escolas de Pinhal de Frades e do Colégio Atlântico que em conjunto, aprenderam conceitos relacionados com a utilização da robótica nos anos iniciais de escolaridade, tendo discutido formas da sua implementação na abordagem do currículo. Foram ainda explorados os robôs que serão utilizados no âmbito deste projeto que pressupõe a participação num evento internacional em colaboração com a empresa MATATALAB.

FacebookTwitterGoogle+DeliciousPartilhar
Publicado em 2022/23, Ano letivo, MATATALAB | Comments Off on Workshop Robótica Educativa

Encontro “Pensamento Computacional nos Primeiros Anos”

No próximo dia 28 de abril de 2023, numa organização conjunta entre o Departamento de Ciências e Tecnologias da ESE/IPS e o CCTIC-ESE/IPS, irá realizar-se o Encontro Pensamento Computacional nos Primeiros Anos.

Este Encontro, dirigido aos estudantes da ESE/IPS e a educadores de infância e professores do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, tem como objetivo debater a temática do pensamento computacional, trazendo especialistas desta área e procurando apresentar alguns exemplos práticos de atividades, que podem ser implementadas, em sala de aula.

O programa do Encontro é o seguinte:

9:30|Receção dos participantes

9:45|Abertura

10:00|Sessão Plenária “O pensamento computacional no currículo de Matemática”
Gonçalo Espadeiro (Agrupamento de Escolas do Redondo)
Célia Mestre (ESE/IPS)

12:30|Almoço

14:00|Painel de partilha de boas práticas
Ana Morais e Joana Costa (ESE/IPS)
Catarina Barreiros (ESE/IPS)
Andreia Aço (Colégio Atlântico)
Gisela Marmelo e Margarida Martins (Agrupamento de Escolas Luísa Todi)

15:30|Sessão Plenária “Pensamento Computacional no Pré-Escolar”
Maribel Pinto (Universidade Aberta)

16:30 Lançamento do Caderno de Atividades “First School First Robot
João Pires (Diretor da ESE/IPS)
António Pereira (Diretor do Colégio Atlântico)

17:00|Encerramento

As inscrições serão realizadas em https://projetos.ese.ips.pt/acd, até ao dia 21 de abril.

Disponibilizamos o cartaz de divulgação da Iniciativa e o respetivo Programa.

Publicado em Sem categoria | Comments Off on Encontro “Pensamento Computacional nos Primeiros Anos”

Atividades “Aprender com as redes”

logoA evolução que a Internet tem tido, nos últimos anos, tem aberto inúmeras possibilidades e potencialidades, no que diz respeito ao desenvolvimento das redes sociais, possibilitando, de forma mais célere, a criação de conteúdos, a difusão da informação e a comunicação interativa.

O aparecimento e utilização massiva de Smartphones, em detrimento do uso quase exclusivo de computadores, que se verificava antes da sua massificação, abriu um novo leque de opções, levando ao aparecimento de um conjunto de aplicações (Facebook; Instagram; Youtube; Twitter,…), que chegam a cada vez mais pessoas.

Assim, partindo destes pressupostos, o CCTIC/UA e o CCTIC-ESE/IPS pensaram em lançar um conjunto de atividades, que pretendem:

i) romper com a ideia pré-concebida de que existe uma barreira entre o que são as redes sociais e os conteúdos que devem ser abordados nas escolas;

ii) apresentar exemplos práticos das potencialidades pedagógicas de conteúdos disponíveis nas redes sociais;

iii) através desses exemplos inspirar os professores a realizar tarefas com recurso a conteúdos disponíveis nas redes.

Na verdade, é nossa convicção que os alunos podem beneficiar desta aproximação entre as atividades em que ocupam bastante do seu tempo livre, em particular, navegando nas redes, e a sala de aula, trazendo para dentro dela uma linguagem que lhes é familiar.

Prontos para este desafio?

Aqui fica a nossa primeira proposta, específica para o 2.º ano de escolaridade e a contextualização teórica, que norteou todo o nosso trabalho.

Publicado em 2022/23, Ano letivo, Aprender com as redes | Comments Off on Atividades “Aprender com as redes”

Workshop Robótica Educativa – Projeto matatalab

Screenshot 2023-01-19 at 10.29.56Screenshot 2023-01-19 at 10.27.40Decorreu na quarta-feira, dia 18 de janeiro, no Agrupamento de Escolas Maria do Carmo Serrote, o primeiro de um conjunto de três workshops de apoio à implementação do projeto MATATALAB.

Neste workshop, estiveram presentes educadoras e docentes dos Agrupamentos Maria do Carmo Serrote, Boa Água, Azeitão e Sampaio, numa sessão que se mostrou muito participativa e animada.

Foram apresentados alguns conceitos, relativos à utilização de robótica educativa e foram partilhadas diferentes experiências, havendo ainda lugar à experimentação e manuseamento dos Robôs que serão utilizados no desenvolvimento do projeto.

A equipa do CCTIC agradece ainda a forma como foi recebida pela Direção do Agrupamento anfitrião, que proporcionou o espaço para a realização desta ação de formação e que nos proporcionou um fantástico lanche.

Publicado em 2022/23, Ano letivo, Formação, MATATALAB, Programação e Robótica no 1.º Ciclo | Comments Off on Workshop Robótica Educativa – Projeto matatalab

MOOC “Aprendizagem Ativa e Ensino Inovador em Espaços Flexíveis de Aprendizagem”

imagem1_1A Direção-Geral da Educação (DGE) promove o curso de formação online “Aprendizagem Ativa e Ensino Inovador em Espaços Flexíveis de Aprendizagem”, em formato MOOC (Massive Open Online Course), uma adaptação para o contexto nacional do curso Active Learning and Innovative Teaching in Flexible Learning Spaces, organizado e lançado em 2022 pela European Schoolnet Academy.

Este MOOC tem como principal objetivo apoiar as escolas portuguesas no processo de implementação de cenários de aprendizagem ativa, em ambientes dinâmicos com apoio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Este curso é dirigido aos docentes de todos os grupos de recrutamento, dirigentes escolares e outros profissionais que desempenhem funções educativas, estando aberto a todos os interessados na temática.

O curso é disponibilizado em língua portuguesa, é gratuito e a sua participação com aproveitamento permite a obtenção de um Certificado de Conclusão. Esta formação não é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC).

O curso tem início a 8 de fevereiro de 2023 e termina a 24 de março de 2023, correspondendo a um trabalho global de cerca de 16 horas.

Inscrições e acesso ao curso: https://bit.ly/INSCRICOES-MOOC-AAEI

Mais informações aqui.

Publicado em 2022/23, Espaços Flexíveis de Aprendizagem | Comments Off on MOOC “Aprendizagem Ativa e Ensino Inovador em Espaços Flexíveis de Aprendizagem”

ACD “Primeiros Passos com a Robótica”

Screenshot 2023-01-16 at 18.00.24 Screenshot 2023-01-16 at 18.00.49

 

 

 

 

 

 

 

No passado dia 12/1/2023, estivemos na Escola Básica Antonio Matos Fortuna, em Palmela, para desenvolver a ACD “Primeiros Passos com a Robótica”, com educadores e professores do 1.º CEB.

Durante 3 horas, abordamos as questões da robótica educativa, discutimos práticas, levamos os educadores e professores a explorar, em grupo, diversos robôs e desafiámo-los a pensarem em atividades que possam ser desenvolvidas, nas suas salas de aula.

No final, todos os grupos apresentaram o trabalho realizado e pensamos que, a partir das ideias apresentadas pelos diferentes grupos, existem já atividades bastante concretas que serão realizadas, muito em breve.

Muito obrigado à professora Aida Graça, pelo convite, e pela forma fantástica como todas as colegas nos receberam.

Publicado em 2022/23, Programação e Robótica no 1.º Ciclo, Robótica Educativa | Comments Off on ACD “Primeiros Passos com a Robótica”

ACD “Primeiros passos com a linguagem de programação Scratch”

Captura de Ecrã (74)No passado dia 11/01/2023, estivemos na Escola Básica Hermenegildo Capelo, em Palmela, para a realização da ACD “Primeiros passos com a linguagem de programação Scratch”.

A sessão, com a duração de 1h30, contou com professores pertencentes ao grupo disciplinar de Matemática e foi muito participada, levando à discussão, numa primeira fase, sobre as práticas de sala de aula e reflexão sobre o trabalho realizado.

Num segundo momento, foi feita uma apresentação sobre as potencialidade da linguagem de programação Scratch. Os professores presentes realizaram um primeiro projeto, incluindo algumas personagens no mesmo, trabalhando, também, as questões do movimento, aparência e controlo.

Está prometido um novo regresso à Escola, num segundo momento, para trabalhar questões relacionadas com os operadores e as variáveis.

Publicado em 2022/23, Scratch | Comments Off on ACD “Primeiros passos com a linguagem de programação Scratch”

Lançamento da Iniciativa Líderes Digitais

logo_LD_benjaminsNo passado dia 11/01/2023, pelas 18h00, teve lugar o lançamento da edição de 2022/23 da Iniciativa Lideres Digitais.

Este encontro reuniu os responsáveis pela iniciativa (Carla Lourenço, pela DGE; Isabel Cabrita e João Torres, coordenadores do CCTIC/UA e CCTIC-ESE/IPS, respetivamente e Maria José Loureiro, Susana Senos, Ana Chambel e João Grácio, docentes em mobilidade nos dois CCTIC, associados ao projeto).

Esta sessão, que teve também a participação da professora Elsa Maio e da aluna Líder Digital Maria Paulo, que apresentaram a sua experiência, no âmbito da iniciativa, foi moderada pelos alunos Líderes Digitais Joana Martins e Guilherme Santos (Embaixadores do “BIK Poject – Better Internet for Kids”) e acompanhada por 153 professores, de várias zonas do país.

A avaliação da sessão, feita pelos professores presentes, permite deduzir que a iniciativa vai contar com muitas escolas entusiastas.

Para saber mais sobre a iniciativa, nomeadamente o documento orientador ou o formulário para inscrição, pode aceder ao site de apoio à mesma, disponível em https://www.seguranet.pt/pt/lideres-digitais-seguranet.

Se não teve oportunidade de assistir ou quer rever a sessão de lançamento, pode aceder ao vídeo em https://youtu.be/WhGwu20dsqE.

Publicado em 2022/23, Líderes Digitais, SeguraNet | Comments Off on Lançamento da Iniciativa Líderes Digitais

Recursos Educativos Digitais (1.º Ciclo)

RED_1ciclo_cartazJá estão disponíveis alguns “Recursos Educativos Digitais (RED) para o 1.º Ciclo do Ensino Básico”, desenvolvidos pela Direção-Geral de Educação em parceria com a Universidade Nova de Lisboa – iNOVA Media Lab, a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o Instituto Politécnico de Setúbal e a Universidade de Aveiro, cofinanciado pelo FSE através do POCH.

Estes recursos de qualidade, de acesso livre, validados científica e pedagogicamente por académicos de reconhecido mérito junto dos seus técnicos especializados, constituem-se como um valioso auxiliar para a definição de estratégias pedagógicas de apoio à aprendizagem, abrangendo diversos temas/domínios das áreas curriculares de Ciências, Matemática e Português.

Os RED para o 1.º ciclo do ensino básico – Ilha Periscópio: https://redge.dge.mec.pt/ilha/periscopio/home, podem ser utilizados em diversos contextos.

Assim, no que se refere às Ciências, é possível encontrar uma área dedicada aos alunos e outra para os professores (https://redge.dge.mec.pt/ilha/periscopio/science/perfil), onde se disponibilizam 73 atividades que integram propostas de abordagem didática, registos para as crianças, instrumentos de avaliação das aprendizagens, enquadramento conceptual e curricular, bem como diversos recursos originais de apoio à planificação de aulas (ex. vídeos-dicas e vídeos-aula) e à sua exploração com as crianças (ex. jogos digitais, infografias, podcasts, vídeos-maker).

Na área dedicada ao Português, é possível encontrar recursos interativos que levem a criança, numa atitude de descoberta, a mobilizar conhecimentos sobre a língua (https://redge.dge.mec.pt/ilha/periscopio/topic-list/VHeK8k6wnjQ5AFxaEhYh). Cada jogo obedece a um percurso narrativo que, em interatividade constante, desafia o jogador a superar dificuldades, devolvendo-lhe o sentido de progressão na aprendizagem. O Comboio dos Sons às Letras destina-se a guiar o pequeno viajante na descoberta da relação entre a língua oral e a língua escrita. A DIGIBIBLIO visa impulsionar a aprendizagem de estratégias de compreensão da leitura de textos. A Fábrica de Textos tem como objetivo a compreensão das etapas e dos processos na produção de um texto, obedecendo a uma estrutura coerente e coesa e respeitando a correção ortográfica. A Casa na Quinta promove a consciência lexical e o conhecimento gramatical, incluindo atividades sobre a estrutura interna das palavras e das frases.

Na área da Matemática existem diversos jogos aos quais o jogador deve responder acertadamente a desafios colocados por uma personagem representativa de uma certa profissão: O pescador – Cálculo mental; A agricultora – Localizar números na reta; O camionista – Organização de dados; O alpinista – Adição e subtração; O construtor – Multiplicação e divisão; O arqueólogo – Classificação de figuras; A arquiteta – Planificação de sólidos; A condutora de drone – Orientação espacial; A merceeira – Medida; A analista-Representações gráficas em OTD (https://redge.dge.mec.pt/ilha/periscopio/topic-list/4dqbEL90nyHFjP3FhGCz).

No site dos RED está, ainda, disponível um conjunto de guiões que poderão apoiar na utilização dos recursos (https://redge.dge.mec.pt/site/).

Disponibilizamos um cartaz e um panfleto sobre estes recursos.

Publicado em 2022/23, RED | Comments Off on Recursos Educativos Digitais (1.º Ciclo)

Makerspaces ou Espaços Maker – Espaços de aprendizagem ativa

Screenshot 2022-12-19 at 10.01.27

Os Makerspaces ou Espaços Maker educativos marcam cada vez mais presença nas escolas, um pouco por todo o mundo, assumindo-se como espaços de aprendizagem ativa e de promoção de metodologias centradas na construção e colaboração.

Apresentam-se como locais de aprendizagem “mão na massa”, onde os alunos são responsáveis pelo seu próprio processo de aprendizagem, levando, também, a alterações no papel do professor, que passa a ser um mediador e orientador, ao longo do processo de aprendizagem e do desenvolvimento dos projetos planificados pelos alunos.

Tendo em conta a relevância e importância desta filosofia de trabalho e da constituição destes espaços, o CCTIC-ESE/IPS pensou em construir e disponibilizar alguns documentos de apoio. Estes podem servir para quem está a iniciar a construção de um destes espaços, nas suas escolas, mas também como apoio a algumas atividades que podem ser implementadas, nos mesmos.

Este primeiro documento que facultamos faz uma apresentação sobre  estes espaços, algumas configurações possíveis e o que é necessário para começar.

Descarregue aqui o documento: Formato Word | Formato PDF

Publicado em 2022/23, Makerspace | Comments Off on Makerspaces ou Espaços Maker – Espaços de aprendizagem ativa

Início da Comunidade de Prática de Professores do 1.º CEB – 2022/23

Captura de Ecrã (66)No dia 22 de novembro de 2022, demos início às sessões da nossa Comunidade de Prática de Professores do 1.º CEB – 2022/23.

Esta formação, em modalidade de Oficina, marca o arranque do terceiro ano de implementação do projeto “Comunidades de Prática no 1-º CEB”, uma parceria entre os Centros de Competência TIC ESE/IP de Setúbal e o Centro de Competências TIC da Universidade de Aveiro.

O projeto assume-se como uma forma de capacitar professores do 1.º CEB para o uso das Tecnologias Digitais, formando uma comunidade de prática que reflete e constrói, em colaboração, materiais que potenciam didáticas que, não se centrando nas ferramentas de per si, as usam para delas tirar partido, enquanto potenciadoras da utilização de metodologias ativas e alternativas, propiciando a construção de ambientes de aprendizagem enriquecidos e inovadores.

As temáticas para este ano surgiram das necessidades e interesses dos membros da comunidade e são, entre outras:

  • Ensinar com tecnologias digitais e metodologias de aprendizagem ativa;
  • Ambientes híbridos de aprendizagem;
  • Metodologia de trabalho de projeto;
  • Probótica.

Mais informações em https://projetos.ese.ips.pt/cpraticapeb/

Publicado em 2022/23, Ano letivo, Comunidade de Prática | Comments Off on Início da Comunidade de Prática de Professores do 1.º CEB – 2022/23

Seminário – Capacitação Digital das Escolas

sábado“Agir para Transformar” foi o mote do desafio lançado aos embaixadores digitais que estiveram presentes na edição de 2022, do seminário de capacitação digital, que decorreu nos dias 17, 18 e 19 de novembro, na localidade de Vimeiro.

O  CCTIC-ESE/IPS esteve presente neste encontro, que teve como objetivo proporcionar um momento intensivo de capacitação dos Embaixadores Digitais, ao nível do trabalho colaborativo, da comunicação institucional e do planeamento de ações a concretizar junto das escolas.

Ao longo de três dias, diferentes oradores partilharam a sua experiência e promoveram a reflexão, em torno de diferentes temáticas, num encontro que se espera ser gerador de mudança, partilha e capacitação das nossas escolas.

O CCTIC-ESE/IPS, para além do apoio à dinamização de diferentes atividades, deu também o seu contributo no painel “Comunidades de prática: aprendizagem em rede”, fruto da experiência adquirida, nos últimos anos, sobre esta temática. Continuar a ler

Publicado em Capacitação Digital, Encontros | Comments Off on Seminário – Capacitação Digital das Escolas