Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch

 

Informações e inscriçõescartaz_curso_1500

Informações e inscrições

Publicado em Formação, Scratch | Publicar um comentário

Programação para todos

code_week_posterMais informações

Inscrições

 

Publicado em Sem categoria | Publicar um comentário

Seminário no âmbito da Semana Europeia da Programação

codeweekA Direção-Geral da Educação (DGE), com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia, vai realizar um seminário no âmbito da Semana Europeia da Programação (http://codeweek.eu), na Escola Secundária António Damásio, Santa Maria dos Olivais, no dia 15 de outubro de 2014.

A iniciativa CodeWeek tem como objetivo a promoção do ensino das diferentes linguagens de programação, das mais básicas às mais complexas. O seminário destina-se a docentes de todas as áreas e níveis de ensino, sendo gratuita a sua frequência.  As inscrições encontram-se abertas até ao dia 12 de outubro, devendo os interessados preencher um formulário.

Para consultar o programa ou obter informações adicionais, aceda a codeweek.dge.mec.pt. Para eventuais esclarecimentos, poderá enviar uma mensagem para codeweek@dge.mec.pt. 

O CCTIC, através do  projeto EduScratch,   associa-se a este evento dinamizando um Workshop Scratch.

Publicado em Encontros, Scratch | Publicar um comentário

Desafios SeguraNet

iconseguranet

A oitava edição dos  Desafios SeguraNet 2014/15 terá início no dia 1 de outubro de 2014. Esta atividade prolongar-se-á até ao dia 31 de maio de 2015.

Os Desafios SeguraNet dirigem-se a todos os ciclos do Ensino Básico.

A  participação nos Desafios dirigidos ao 1.º Ciclo do Ensino Básico está aberta às turmas de todas as escolas. São três os desafios propostos ao longo do ano. (Formulário de Registo de equipas/turma 1ºciclo. Saiba mais).

No caso dos 2º. e 3º. Ciclos do Ensino Básico, para participar nos Desafios SeguraNet, cada escola deverá aceder aos Formulários de Registo de Escola:

  • Equipas de Alunos e professores: Um desafio por mês. O professor deveráregistar as equipas de alunos. Saiba mais.
  • Equipas de Encarregados de Educação: Desafios trimestrais. Os pais/encarregados de educação devem contactar a Direção da  escola dos filhos para lhes ser facultada a participação. Saiba mais.

Publicado em SeguraNet | Publicar um comentário

Bom ano letivo

O Centro de Competência TIC vem desejar um bom ano letivo 2014/2015 a toda a comunidade educativa.

Publicado em Notícias de 1ª página | Publicar um comentário

eSkills for Jobs 2014

eskills_setubalPromovido pelo Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, decorreu o encontro para a região de Setúbal da iniciativa eSKILLS for Jobs 2014, que tem os objetivos seguintes:
  • Sensibilizar e consciencializar os cidadãos para a necessidade de melhorarem o domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas ao seu quotidiano e ao seu ambiente de trabalho;
  • Dar resposta à crescente procura de profissionais qualificados em TIC, que atualmente não é coberta, apesar do elevado nível de desemprego na Europa;
  • Divulgar junto dos jovens as oportunidades de emprego geradas pelas tecnologias digitais; 
  • Fomentar o interesse pelo prosseguimento de carreiras ligadas às TIC.

(Ver fotos)

Publicado em Sem categoria | Publicar um comentário

Encontro regional eSkills for Jobs 2014

logo_final

Vivemos hoje numa sociedade onde as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são utilizadas em diversos setores da sociedade. Os jovens utilizam-nas desde tenra idade principalmente com fins lúdicos mas muitas vezes não estão ainda cientes da  importância de obterem competências digitais, tanto para o mundo do emprego como para a sua vida quotidiana.
Assim, a Europa precisa de investir na educação para criar profissionais  qualificados nesta área, aproximando o sistema educativo do mercado de trabalho para melhorar a empregabilidade dos seus  jovens.

Continuar a ler

Publicado em Encontros, eSkills | Publicar um comentário

Sessão sobre segurança na Internet para pais e Encarregados de Educação

132403_1472311436339667_7114542991249698231_oEstivemos ontem, dia 27 de maio, a convite do professor João Grácio, na EB1 do Afonsoeiro, no Montijo, numa sessão de esclarecimento sobre segurança na Internet e cidadania digital com pais e encarregados de educação dos alunos daquela escola.

Estiveram presentes cerca de 20 encarregados de educação. Agradecemos o convite que nos foi endereçado e agradecemos também a presença da colega Rosário Rodrigues, professora no departamento de ciências e  tecnologias da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, que se juntou a nós na dinamização desta sessão.

(*) Foto do prof. João Grácio. (mais fotos)

Publicado em Formação, SeguraNet | Publicar um comentário

TIC@Portugal 2014

ticportugal

Dia 4 de julho de 2014

Informações e inscrições

Publicado em Formação | Publicar um comentário

Scratch Day 2014

DSC_3994

Decorreu no sábado, dia 17 de maio, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS) mais um Scratch Day.

A ESE/IPS encheu-se, mais uma vez, de jovens e adultos para assinalar o aniversário da linguagem de programação Scratch. Este ano, numa organização conjunta do CCTIC-ESE/IPS e da ANPRI, o programa do encontro contou com momentos de troca de experiências, formação e com um concurso de programação destinado aos mais jovens. Foram ainda atribuídos os prémios às equipas premiadas no âmbito do concurso Scratch Challenge.

A todos os que estiveram presentes um muito obrigado por virem mais uma vez festejar connosco!

Relatos sobre o encontro:
Teresa Marques
Artur Coelho

Vídeos
Sessão de abertura
Scratch e Arduino – João Sá: Escola Secundária de Avelar Brotero
Porque sim! – Paula Pinto e alunos da EB1 n.º7 de Setúbal
Escrita e Programação: um estímulo à criatividade – Paulo Torcato e Ana Silva
CPCJ e Scratch nas escolas? – Helena Romano e João Torres
Scratch no currículo de TIC – Fernanda Ledesma
AGES com scratch – Vânia Ramos
Scratch no Pré-Escolar – Miguel Figueiredo
De zero a mais infinito… – Teresa Marques
Lição do Avô Fred – Fernando Frederico

Algumas Fotos:
Fotos de Francisco Matias
Fotos de João Torres e CC
Fotos de Tony Santos
Fotos de Rui Luso Soares.

Publicado em Scratch, Scratch | Publicar um comentário

Massive Open Online Course (MOOC) SeguraNet

moocA Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) da Direção-Geral da Educação (DGE), em articulação com o Centro de Competência de Tecnologias da Informação e Comunicação (CCTIC) da Escola Superior de Educação de Santarém (ESES) e a colaboração de professores da Universidade de Coimbra, Universidade Fernando Pessoa e Universidade de Évora, promove um curso de formação em linha aberto (MOOC), de caráter gratuito, no âmbito do projeto SeguraNet, que irá decorrer entre 5 de maio e 4 de junho de 2014.

Esta formação é dirigida a docentes, de estabelecimentos públicos ou privados, que tenham interesse em conhecer o projeto SeguraNet, bem como às Direções e Coordenações dos Agrupamentos/das Escolas e técnicos superiores (psicólogos, por exemplo) que estejam ligados a programas de Segurança Digital nas escolas.

Os três módulos que o constituem são da responsabilidade científica de professores universitários e as temáticas selecionadas, bem como a calendarização prevista para cada um dos módulos, são as seguintes:

Módulo 1: Cyberbullying – de 5 a 14 de maio de 2014

Módulo 2: Redes Sociais – de 15 a 25 de maio de 2014

Módulo 3: Recursos Educativos Digitais: para uma Internet mais segura – de 26 de maio a 4 de junho de 2014

Para obter mais informações e efetuar a sua inscrição, consulte a página MOOC do Seguranet.

 

Publicado em Formação | Publicar um comentário

Evento eTwinning Acreditado – Elvas 9 – 10 de maio

etwinningVai decorrer um Encontro Regional eTwinning, em Elvas, nos dias 9 e 10 de maio, no Agrupamento de Escolas n.º 3 de Elvas (Escola Secundária D. Sancho II).

Este encontro de caráter gratuito terá uma duração de 15 horas (0,6 créditos).

Esta formação é dirigida a docentes que tenham interesse em conhecer e iniciar projetos eTwinning. O número de vagas é limitado a 100 participantes. Os participantes deste encontro poderão optar pela acreditação ou apenas pela frequência do encontro, assinalando esse facto no formulário de inscrição.

Os interessados deverão manifestar o seu interesse em frequentar este encontro até ao final do próximo dia 30 abril, impreterivelmente, através do formulário de inscrição.

Mais informações em http://etwinning.dge.mec.pt/

Publicado em Formação | Publicar um comentário