Desafios SeguraNet

DesafiosA Direção-Geral da Educação promove a 14.ª edição do concurso Desafios SeguraNet dinamizada no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet.

Este concurso é uma iniciativa enquadrada nas ações estratégicas de ensino, orientadas para o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, definidas nas Aprendizagens Essenciais da disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e nas Orientações Curriculares para as TIC, no 1.º Ciclo, no domínio da Cidadania Digital. Além disso, as atividades poderão, também, ser dinamizadas no âmbito da disciplina Cidadania e Desenvolvimento, nos domínios: Direitos Humanos; Saúde; Sexualidade; Media, Literacia Financeira e Educação para o Consumo e Segurança, Defesa e Paz.

Mais informação em: https://www.seguranet.pt/pt/noticias/desafios-seguranet-20202021-14a-edicao

FacebookTwitterGoogle+DeliciousPartilhar
Publicado em SeguraNet | Comments Off on Desafios SeguraNet

IV Conferência de Aprendizagem Móvel no Projeto MILAGE

milageNos próximos dias 25 de setembro e 02 de outubro decorre online a IV Conferência de Aprendizagem Móvel no Projeto MILAGE e a 2.ª Edição do Prémio Anual MILAGE APRENDER+.
Esta iniciativa tem como finalidade distinguir alunos e professores do ensino básico até ao ensino secundário e respetivas Escolas/Agrupamentos que utilizaram a plataforma MILAGE APRENDER+ durante o ano letivo 2019/2020.
Inscrições em
A conferência reúne as condições para ser reconhecida como ACD, ao abrigo do despacho 5741/2015 do SEEAE.
Cartaz e programa pode ser descarregado em: https://bit.ly/3c2hfLP

Publicado em Encontros, Formação | Comments Off on IV Conferência de Aprendizagem Móvel no Projeto MILAGE

Novo elemento CCTIC

foto_joao_gracioÉ com imenso prazer que anunciamos que este ano letivo passaremos a contar na equipa do CCTIC com a colaboração, a tempo parcial, do colega João Grácio,  professor do 1CEB e um utilizador muito experiente das  TIC no nível de ensino em que trabalha. Tendo já colaborado connosco na dinamização de projetos específicos e partilha de práticas, é uma mais valia para o CCTIC-ESE/IPS podermos contar com a sua experiência de forma mais efetiva e consistente.

Bem-vindo à equipa, João Grácio!

Publicado em Sem categoria | Comments Off on Novo elemento CCTIC

Tinkercad – Programação e simulação de circuitos eletrónicos controlados por um arduíno

110759962_599470957426940_7154406862237257600_n

Foram dinamizadas, nos dias 13 e 21 de julho, duas Ações de Curta Duração sobre a utilização do software Tinkercard para simular o uso de placas Arduíno. As sessões, que contaram, no total, com a presença de 56 colegas foram dinamizadas pelos Professores Samuel Branco e Inês Madaleno, a quem agradecemos mais esta colaboração com o CCTIC. Na verdade, além de toda a parte técnica subjacente ao uso deste programa de computador, esta dupla de formadores, oriundos de grupos disciplinares diferentes, deu uma perspetiva de interdisciplinaridade e mostrou como o ensino da Informática e da Física se complementam e reforçam em projetos onde intervêm em conjunto.

Muito obrigado!

Publicado em Formação | Comments Off on Tinkercad – Programação e simulação de circuitos eletrónicos controlados por um arduíno

ACD: Tinkercad – Programação e simulação de circuitos eletrónicos controlados por um arduíno.

Cartaz_ACD_Tinkercad_-_Programao_e_simulao_de_circuitos_eletrnicos_controlados_por_um_arduno_2020-07-13

O CCTIC vai promover, no próximo dia 13 de julho, pelas 17 horas, uma Ação de Curta Duração (ACD) subordinada ao tema Tinkercad – Programação e simulação de circuitos eletrónicos controlados por um arduíno. A formação estará a cargo dos colegas Samuel Branco e e Inês Madaleno, a quem agradecemos a colaboração.

Com esta ACD, pretende-se que os participantes fiquem a  saber como se programa e quais as ligações necessárias para ligar um led, um rgb, um sensor ultrasonic e um sensor de calor.

O Público-alvo são os professores dos grupos disciplinares 500, 510, 550, 540 e 550, mas está aberta a todos os colegas que se interessem por programação.

A formação está limitada a 25 participantes e as Inscrições podem ser feitas  em: http://projectos.ese.ips.pt/acd/

 

Publicado em Formação | Comments Off on ACD: Tinkercad – Programação e simulação de circuitos eletrónicos controlados por um arduíno.

Inteligência Artificial para crianças (com Scratch)

Cartaz_ACD_Inteligncia_Artificial_para_crianas_com_Scratch_2020-06-22O CCTIC vai promover, no próximo dia 22 de junho, das 17 às 20 horas, uma Ação de Curta Duração subordinada ao tema Inteligência Artificial para crianças (Com Scratch). Esta ACD, dinamizada pelo Professor Carlos Silva, é destinada a professores do ensino básico e professores que ensinem programação a crianças. Para participar deve já ter alguns conhecimentos prévios da linguagem de programação Scratch.

O CCTIC agradece mais esta colaboração do professor Carlos Silva.

 

Inscrições em: http://projectos.ese.ips.pt/acd/

Publicado em Formação | Comments Off on Inteligência Artificial para crianças (com Scratch)

Criação de recursos educativos online: Kahoot!, Socrative e Quizizz

Cartaz_ACD_Criao_de_recursos_educativos_online_Kahoot_Socrative_E_Quizizz_2020-06-08Em colaboração com o CCTIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (ESE/IPB), vamos promover, no próximo dia 8 de junho, das 14h00 às 17hoo, uma ACD sobre “Criação de recursos educativos online: Kahoot!, Socrative e Quizizz”.

A formação, que estará a cargo do Professor Vítor Gonçalves da ESE/IPB, funcionará na plataforma Zoom.

As inscrições, gratuitas, devem ser feitas em: http://projectos.ese.ips.pt/acd

Publicado em Formação | Comments Off on Criação de recursos educativos online: Kahoot!, Socrative e Quizizz

Desafios e problemas com recurso ao Pensamento Computacional

Cartaz_ACD_Desafios_e_problemas_com_recurso_ao_Pensamento_Computacional_2020-06-08Dia 8 de junho, os CCTIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e da Universidade de Évora vão promover uma Ação de Curta Duração (ACD) sobre Desafios e problemas com recurso a Pensamento Computacional. A sessão, com duração de 3 horas, será dinamizada pelo professor Rui Gonçalo Espadeiro e, depois de uma apresentação inicial, envolverá trabalho em pequeno grupo em torno de desafios propostos, utilizando a plataforma Zoom.

Terá início às 17h00 e as inscrições, gratuitas, estão limitadas a 30 participantes.

Inscrições em: http://projectos.ese.ips.pt/acd/

Publicado em Formação | Comments Off on Desafios e problemas com recurso ao Pensamento Computacional

Formação em Robótica Educativa online

Uma vez que as sessões sobre Robótica Educativa online, com os softwares Aprender  Open Roberta Lab e VEX VER, estavam completas, abrimos duas novas sessões que decorrerão nos dias 18 e 21 de maio respectivamente.

Muito obrigado professor Paulo Torcato pela disponibilidade para dinamizar as sessões.

As inscrições devem ser feitas em: http://projectos.ese.ips.pt/acd/ 
Cartaz_ACD_Aprender_e_ensinar_robtica_online_com_Open_Roberta_Lab_2020-05-18Cartaz_ACD_A_utilizao_do_VEX_VR_no_ensino_online_de_Programao_e_Robtica_2020-05-21

Publicado em Formação | Comments Off on Formação em Robótica Educativa online

Webinars DGE – Segurança no Ensino a Distância

seguranet-webinarsAtendendo ao atual contexto de ensino e aprendizagem, a Direção-Geral da Educação, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet, vai promover seis webinars com diversos convidados, especialistas em temáticas que se prendem com a utilização ética e segura do ensino a distância.
Os webinars, com a duração de 30 minutos, decorrerão à 3.ª- feira a partir das 17h, de forma síncrona, via plataforma zoom.

Podem consultar a programação e mais informação em: https://erte.dge.mec.pt/noticias/webinars-dge-seguranca-no-ensino-distancia.

Publicado em Formação, SeguraNet | Comments Off on Webinars DGE – Segurança no Ensino a Distância

A utilização do VEX VR no ensino online de Programação e Robótica

Cartaz_ACD_A_utilizao_do_VEX_VR_no_ensino_online_de_Programao_e_Robtica_2020-05-14Estão a ser desenvolvidas pelo professor Paulo Torcato, da escola Secundária Arco Íris (Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide), uma série de Ações de Curta Duração sobre robótica Educativa em contexto de ensino a distância. Depois de explorado o software Open Roberta Lab, o professor vai agora partilhar com os participantes experiências com o software VEX VR.

Embora todas as sessões estejam já esgotadas, é possível integrar a lista de pessoas a contactar no caso de haver disponibilidade do formador para realizar mais sessões, fazendo o registo na plataforma disponível em http://projectos.ese.ips.pt/acd.

Muito obrigado Professor Paulo Torcato por mais uma vez estar disponível para partilhar as suas práticas na área da utilização da Robótica Educativa.

Publicado em Formação | Comments Off on A utilização do VEX VR no ensino online de Programação e Robótica

A avaliação formativa das aprendizagens com ferramentas digitais

Cartaz_ACD_A_avaliao_formativa_das_aprendizagens_com_ferramentas_digitais_2020-05-08No próximo dia 8 de maio, pelas 16h30, o Professor Nuno Dorotea, professor em mobilidade no Centro de Competência em Tecnologias e Inovação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa,  dinamiza uma Ação de Curta Duração sobre “A avaliação formativa das aprendizagens com ferramentas digitais”.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas em http://projectos.ese.ips.pt/acd/

O CCTIC agradece ao Professor Nuno a disponibilidade para mais esta colaboração.

Publicado em Formação | Comments Off on A avaliação formativa das aprendizagens com ferramentas digitais