Tema

Tema da edição 2020

A nossa galáxia: a Via Láctea

Explora a nossa galáxia com o Scratch

Moramos com vários vizinhos que formam o Sistema Solar. Mas o que será que existe fora do nosso Sistema Solar? Que outros segredos esconde a nossa galáxia? Como podemos explorá-la e responder a todas estas questões?

Prontos para partir numa viagem pela Via Láctea?

Pré Escolar

A Lua: um vizinho muito especial da Terra

Moramos num planeta muito especial, que deve muitas das suas características a alguns dos seus vizinhos, como a Lua!scratchjr

Sugestões de questões e temas a abordar:
– Quem é o nosso vizinho mais próximo? (A Lua, características da Lua)
– O que é uma lua? E um planeta? Qual é a diferença entre os dois? (Conceitos de lua e planeta, forma geométrica de uma lua e/ou planeta)
– De que é feita a Lua? (Materiais diferentes: rocha, água, lava, ar (gás)…)
– De que cor é a Lua? Porquê? (As cores)
– A Lua tem sempre a mesma forma? (As fases da lua, movimento da Lua em torno da Terra)
– Porque é que a Lua é mentirosa? (As fases da lua)
– Porque temos dia e noite? (O dia e a rotação da Terra)
– Porque temos marés? (Efeito da Lua na Terra)
– O que vês quando olhas para o céu durante a noite? (Os astros no céu noturno: a Lua, as outras estrelas, as constelações e a atmosfera na Terra: as nuvens)

Recursos sugeridos:

Livros incluídos no Plano Nacional de Leitura para o Espaço, nomeadamente:

  • História Breve da Lua, António Gedeão, Porto Editora
  • Ciência a Brincar 4: Descobre o Céu, Nuno Crato, Manuel Paiva, Constança Providência e Carlos Fiolhais, Bizâncio
  •  KIDIDOC – O Dia e a Noite, Valérie Guidoux, Edicare
  • A Estrela Perdida, Francisco Fernandes, Helena Berenguer, Arca das Letras
  • A Lua Ensonada, Elsa Serra, Richard Câmara, Everest Editora
  • Maria e Sebastião Exploram o Universo e Aprendem as Formas, Sara Rodrigues, Edições Nova Gaia
  • A que Sabe a Lua?, Michael Grejniec, Kalandraka
  • Como Apanhar Uma Estrela, Oliver Jeffers, Orfeu Negro
  • A Girafa que Comia Estrelas, José Eduardo Agualusa, Dom Quixote
  • Onde Está a Lua?, Jordi Amenós e Albert Arrayás, Pequena Fragmenta
  • O Professor Astrogato nas Fronteiras do Espaço, Dominic Walliman, Orfeu Negro
  • Valente Valentina, Andreia Nunes e Rachel Caiano, Editorial Caminho

Online:

1.º Ciclo

Será que só existem planetas, luas e uma estrela no Sistema Solar?

A Terra não está sozinha no Sistema Solar: existem mais 7 planetas principais, 5 planetas anões e muitas muitas luas, entre outros astros. Têm todos formas mais ou menos arredondadas mas, serão parecidos?

Sugestões de questões e temas a abordar:

  • Quais são os planetas do Sistema Solar? (Conceito de planeta, planeta anão e lua, nomes dos planetas e algumas luas do Sistema Solar, planetas rochosos e gasosos)
  •  Estarão todos à mesma distância do Sol? E uns dos outros? (Distâncias no Sistema Solar)
  • Os planetas são todos do mesmo tamanho? E as luas são maiores ou mais pequenas do que os planetas? E será sempre assim? (Tamanhos de planetas e luas do Sistema Solar, conceito de tamanho relativo)
  • Quais os planetas que têm mais luas? E menos? Porquê? (Luas no Sistema Solar)
  • As luas são todas iguais? (Diferentes características das luas do Sistema Solar)
  • Quantas luas conheces? Como é que elas são? (Luas do Sistema Solar)
  • Os planetas e as luas estão parados? (Movimentos de translação e rotação, conceito de ano e dia/noite, as estações do ano)
  • Será que podíamos ir de férias para outro planeta do Sistema Solar? Porquê? (Conceito de temperatura, atmosfera, pressão, gravidade e as suas diferenças entre a Terra e os outros planetas)
  • O que é a cintura de asteroides? (Conceito de asteroide, cintura de asteroides)
  • O que é um cometa? (Conceito e característica de um cometa)
  • Qual a diferença entre um asteroide e um cometa? (Características de asteroides e cometas, semelhanças e diferenças)

Recursos sugeridos:

Livros incluídos no Plano Nacional de Leitura para o Espaço, nomeadamente:

  • O Céu sob a Terra: Viagem pelo Sistema Solar, Ettore Perozzi, Principia
  • História Breve da Lua, António Gedeão, Porto Editora
  • Ciência a Brincar 4: Descobre o Céu, Nuno Crato, Manuel Paiva, Constança Providência e Carlos Fiolhais, Bizâncio
  • KIDIDOC – O Dia e a Noite, Valérie Guidoux, Edicare
  • A Estrela Perdida, Francisco Fernandes, Helena Berenguer, Arca das Letras
  • A Lua Ensonada, Elsa Serra, Richard Câmara, Everest Editora
  • Maria e Sebastião Exploram o Universo e Aprendem as Formas, Sara Rodrigues, Edições Nova Gaia
  • A que Sabe a Lua?, Michael Grejniec, Kalandraka
  • Como Apanhar Uma Estrela, Oliver Jeffers, Orfeu Negro
  • A Girafa que Comia Estrelas, José Eduardo Agualusa, Dom Quixote
  • Onde Está a Lua?, Jordi Amenós e Albert Arrayás, Pequena Fragmenta
  • O Professor Astrogato nas Fronteiras do Espaço, Dominic Walliman, Orfeu Negro
  • Valente Valentina, Andreia Nunes e Rachel Caiano, Editorial Caminho

Online:

2.º Ciclo

Existirão outras “Terras”?

A Terra é o único planeta onde se conhece vida. Mas será que só pode existir vida na Terra? Quais as condições necessárias para a existência de vida? Será que outros planetas fora do Sistema Solar reúnem essas condições? Como podemos descobrir?

Sugestões de questões e temas a abordar:

  • Quais são as características do planeta Terra que permitem a existência de vida como a conhecemos? (Características da Terra: existência de água líquida, atmosfera com composição e densidade adequadas, campo magnético, amplitudes térmicas reduzidas, solos com nutrientes…)
  • Existem outros planetas ou luas que reúnem algumas das condições terrestres importantes para a vida? (Outros ambientes do Sistema Solar que poderão ser propícios à existência de vida: Marte, Titã, Europa, Encélado…)
  • O que são as auroras polares? E serão só bonitas ou terão algum significado para a nossa existência? (Campo magnético terrestre, radiação cósmica, auroras polares)
  • Existem outros planetas fora do nosso Sistema Solar? Como se chamam? (Conceito de planeta e exoplaneta, existência de outros sistemas na galáxia, para além do Sistema Solar)
    – Os exoplanetas conhecidos são semelhantes à Terra? Quantos se conhecem? (Conceito de exoplaneta, tipos de exoplanetas descobertos, número de exoplanetas descobertos)
  • Será provável sermos visitados por algum extraterrestre numa nave espacial? (Distâncias no Sistema Solar e no Universo, distância do Sol à estrela mais próxima)
  • As estrelas são todas iguais? (Composição e formação de uma estrela, tipos de estrelas)
  • Conseguiríamos sobreviver noutro planeta? (Conceitos de gravidade e campo magnético, composição da atmosfera, comparação entre características planetárias relevantes para a vida: temperatura, protecção contra radiação, pressão, gravidade, existência de água líquida, efeito de estufa, campo magnético…; alterações climáticas, efeito de estufa, aquecimento global, fontes de energia, terraformação de outro planeta (p.e. Marte))

Recursos sugeridos:
Livros incluídos no Plano Nacional de Leitura para o Espaço

Online:

Notícias:

Filmes:

3.º Ciclo

Como estudar o que está para além do Sistema Solar? Que mais existe na nossa galáxia?

A Astrofísica é uma ciência fascinante e nunca se viveram tempos melhores para a investigação do Espaço. A tecnologia avança a cada dia, bem como as descobertas científicas. Mas, como é possível descobrirmos o que existe para além do Sistema Solar?

Sugestões de questões e temas a abordar:

  • O que são exoplanetas e como conseguimos descobri-los? Será que já descobrimos muitos? (Conceito de exoplaneta, métodos de deteção de planetas fora do nosso Sistema Solar, avanços na deteção de exoplanetas)
  • Existem outras “Terras” com condições favoráveis à existência de vida? E será que se encontram em sistemas semelhantes ao Sistema Solar? (Tipos de exoplanetas conhecidos, sistemas estelares alternativos)
  • Porque é que ainda só fomos à Lua? (Dificuldades, riscos e limitações de viagens interplanetárias tripuladas: distâncias no Sistema Solar e às estrelas mais próximas, exposição à radiação e falta de gravidade, custos associados, questões éticas associadas ao risco, estratégias alternativas de recolha de informação científica: sondas, robôs…)
  • Como poderia ser uma “base lunar” habitada por seres humanos? (Identificação das características consideradas essenciais à vida humana: água líquida, fonte de energia, alimento, proteção contra radiação, gravidade, atmosfera adequada; limitações tecnológicas)
  • Será que há vida noutros corpos do Sistema Solar? Como podemos descobrir? (Identificação das características consideradas essenciais à existência de vida: água líquida, fonte de energia, moléculas orgânicas, conceito e aplicações da espectroscopia, capacidades e limitações de sondas e robôs)
  • Como se formaram os elementos químicos? E porque é que alguns são mais abundantes que outros? (Formação e evolução estelar, a tabela periódica, as estrelas como “fábricas” de elementos químicos, abundância relativa de elementos químicos no Universo)
  • Como podemos saber a composição química de planetas e estrelas distantes? (Conceito e aplicabilidade da espectroscopia)
  • O que é uma galáxia e porque se mantém coesa? (Conceito de galáxia, gravidade, matéria negra, composição de uma galáxia)
  • O que é um buraco negro? Será que a Via Láctea tem um? (Conceito de buraco negro, tipos de buracos negros, distribuição dos buracos negros nas galáxias e no Universo)

Recursos sugeridos:

Livros incluídos no Plano Nacional de Leitura para o Espaço

Online:

Filmes:

Vídeos e Vodcasts: