Tema

Tema da edição 2019

O Sistema Solar

Explora o Sistema Solar com o Scratch

Moramos num planeta muito especial e com muitos vizinhos chamado Terra. Todos juntos formam o Sistema Solar! Porque é o nosso planeta tão especial? E quem são os seus vizinhos? Será que há vida noutros planetas ou luas? E como podemos explorar o Espaço?
Prontos para partir numa viagem pelo nosso Sistema Solar?

Pré Escolar

A Terra: um planeta muito especial

Moramos num planeta muito especial, que tem tudo o que precisamos para viver, mas…

Sugestões de questões e temas a abordar:
– O que é um planeta? (Conceito de planeta, forma geométrica de um planeta)
– Porque temos dia e noite? (O dia e a rotação da Terra)
– De que cor é a Terra? E porquê? (As cores; oceanos e continentes)
– Quais são os planetas vizinhos da Terra? (Planetas principais do Sistema Solar)
– O que vês quando olhas para o céu durante o dia? E durante a noite? (Os astros no céu: o Sol, a Lua, as outras estrelas, as constelações e a atmosfera na Terra: as nuvens)
– Quem é o nosso vizinho mais próximo? (Conceito de lua, a Lua)
– De que é feita a Lua? (Materiais diferentes: rocha, água, lava, ar (gás)…)
– O tempo é sempre igual na Terra? (As estações do ano: Primavera, Verão, Outono e Inverno e a meteorologia na Terra: chuva, neve, granizo, arco-íris, vento, nuvens…)

Recursos sugeridos:

Livros incluídos no Plano Nacional de Leitura para o Espaço, nomeadamente:

  • História Breve da Lua, António Gedeão, Porto Editora
  • Ciência a Brincar 4: Descobre o Céu, Nuno Crato, Manuel Paiva, Constança Providência e Carlos Fiolhais, Bizâncio
  •  KIDIDOC – O Dia e a Noite, Valérie Guidoux, Edicare
  • A Estrela Perdida, Francisco Fernandes, Helena Berenguer, Arca das Letras
  • A Lua Ensonada, Elsa Serra, Richard Câmara, Everest Editora
  • Maria e Sebastião Exploram o Universo e Aprendem as Formas, Sara Rodrigues, Edições Nova Gaia
  • A que Sabe a Lua?, Michael Grejniec, Kalandraka
  • Como Apanhar Uma Estrela, Oliver Jeffers, Orfeu Negro
  • A Girafa que Comia Estrelas, José Eduardo Agualusa, Dom Quixote
  • Onde Está a Lua?, Jordi Amenós e Albert Arrayás, Pequena Fragmenta
  • O Professor Astrogato nas Fronteiras do Espaço, Dominic Walliman, Orfeu Negro

Online:

1.º Ciclo

Os planetas e luas do Sistema Solar: todos iguais, todos diferentes

A Terra não está sozinha no Sistema Solar: existem mais 7 planetas principais, 5 planetas anões e muitas muitas luas, entre outros astros. São todos mais ou menos redondos e orbitam todos à volta do Sol mas, serão todos iguais?

Sugestões de questões e temas a abordar:

  • Quais são os planetas do Sistema Solar? (Conceito de planeta, planeta anão e lua, nomes dos planetas e algumas luas do Sistema Solar, planetas rochosos e gasosos)
  • Estarão todos à mesma distância do Sol? E uns dos outros? (Distâncias no Sistema Solar)
  • Os planetas são todos do mesmo tamanho? E as luas são maiores ou mais pequenas do que os planetas? E será sempre assim? (Tamanhos de planetas e luas do Sistema Solar, conceito de tamanho relativo)
  • O que é o Sol? Será que ele é importante para nós? (Conceito de estrela, importância do Sol para a existência de vida na Terra)
  • A nossa Lua está sempre igual quando olhamos para ela à noite? Porquê? (Fases da Lua)
  • Os planetas e as luas estão parados? (Movimentos de translação e rotação, conceito de ano e dia/noite, as estações do ano)
  • Será que podíamos ir de férias para outro planeta do Sistema Solar? Porquê? (Conceito de temperatura, atmosfera, pressão, gravidade e as suas diferenças entre a Terra e os outros planetas)
  • As estrelas que vemos no céu à noite também fazem parte do Sistema Solar? (Conceito de estrela, constelações, escalas e distâncias no Universo, orientação pelas estrelas, estrela Polar)

Recursos sugeridos:

Livros incluídos no Plano Nacional de Leitura para o Espaço, nomeadamente:

  • O Céu sob a Terra: Viagem pelo Sistema Solar, Ettore Perozzi, Principia
  • História Breve da Lua, António Gedeão, Porto Editora
  • Ciência a Brincar 4: Descobre o Céu, Nuno Crato, Manuel Paiva, Constança Providência e Carlos Fiolhais, Bizâncio
  • KIDIDOC – O Dia e a Noite, Valérie Guidoux, Edicare
  • A Estrela Perdida, Francisco Fernandes, Helena Berenguer, Arca das Letras
  • A Lua Ensonada, Elsa Serra, Richard Câmara, Everest Editora
  • Maria e Sebastião Exploram o Universo e Aprendem as Formas, Sara Rodrigues, Edições Nova Gaia
  • A que Sabe a Lua?, Michael Grejniec, Kalandraka
  • Como Apanhar Uma Estrela, Oliver Jeffers, Orfeu Negro
  • A Girafa que Comia Estrelas, José Eduardo Agualusa, Dom Quixote
  • Onde Está a Lua?, Jordi Amenós e Albert Arrayás, Pequena Fragmenta
  • O Professor Astrogato nas Fronteiras do Espaço, Dominic Walliman, Orfeu Negro

Online:

2.º Ciclo

Será que só há vida na Terra?

Quem é que nunca quis conhecer um extraterrestre? Desde sempre que ouvimos histórias de extraterrestres que nos visitam em naves espaciais mas, pelo menos por enquanto, não passam de histórias. A Terra é o único planeta onde se conhece vida. Mas será que só pode existir vida na Terra?

Sugestões de questões e temas a abordar:

  • Quais são as características do planeta Terra que permitem a existência de vida como a conhecemos? (Características da Terra: existência de água líquida, atmosfera com composição e densidade adequadas, campo magnético, amplitudes térmicas reduzidas, solos com nutrientes…)
  • Existem outros planetas ou luas que reúnem algumas das condições terrestres importantes para a vida? (Outros ambientes do Sistema Solar que poderão ser propícios à existência de vida: Marte, Titã, Europa, Encélado…)
  • O que são as auroras polares? E serão só bonitas ou terão algum significado para a nossa existência? (Campo magnético terrestre, radiação cósmica, auroras polares)
  • Será provável sermos visitados por algum extraterrestre numa nave espacial? (Distâncias no Sistema Solar e no Universo, distância do Sol à estrela mais próxima)
  • As estrelas são todas iguais? (Composição e formação de uma estrela, tipos de estrelas)
  • Conseguiríamos sobreviver facilmente em Marte? E em Vénus? (Conceitos de gravidade e campo magnético, composição da atmosfera, comparação entre características planetárias relevantes para a vida: temperatura, protecção contra radiação, pressão, gravidade, existência de água líquida, efeito de estufa, campo magnético…)
  • Será que a Terra sempre teve um ambiente favorável à vida? E será que vai ter sempre as condições necessárias para a existência da vida humana (ou outra forma de vida)? (Formação e evolução da Terra, alterações climáticas, efeito de estufa, poluição, fenómenos catastróficos: impacto de um meteorito, evolução e expansão do Sol)
  • Será que o Homem pode alterar as condições do planeta Terra? E será que consegue tornar outro planeta habitável para o Homem? (Alterações climáticas, efeito de estufa, aquecimento global, fontes de energia, terraformação de outro planeta (p.e. Marte))

Recursos sugeridos:
Livros incluídos no Plano Nacional de Leitura para o Espaço

Online:

Notícias:

Filmes:

3.º Ciclo

Como podemos estudar o Sistema Solar e mais além?

A Astrofísica é uma ciência fascinante e nunca se viveram tempos melhores para a investigação do Espaço. A tecnologia avança a cada dia, bem como as descobertas científicas. Mas, como é que é possível estudar o Sistema Solar sem sairmos da Terra?

Sugestões de questões e temas a abordar:

  • O que são telescópios e como funcionam? (Estrutura e funcionamento dos telescópios, telescópios terrestres e espaciais, capacidades e limitações dos telescópios)
  • Será que conseguimos ver com os nossos olhos tudo o que existe no Universo? (Espectro electromagnético, telescópios de rádio, raios-X, infravermelho, ultravioleta, descobertas em astrofísica que não se basearam na luz visível)
  • O que são exoplanetas e como conseguimos descobri-los? Será que já descobrimos muitos? (Conceito de exoplaneta, métodos de deteção de planetas fora do nosso Sistema Solar, avanços na deteção de exoplanetas)
  • Porque é que ainda só fomos à Lua? (Dificuldades, riscos e limitações de viagens interplanetárias tripuladas: distâncias no Sistema Solar e às estrelas mais próximas, exposição à radiação e falta de gravidade, custos associados, questões éticas associadas ao risco, estratégias alternativas de recolha de informação científica: sondas, robôs…)
  • Será que há vida noutros corpos do Sistema Solar? Como podemos descobrir? (Identificação das características consideradas essenciais à existência de vida: água líquida, fonte de energia, moléculas orgânicas, conceito e aplicações da espectroscopia, capacidades e limitações de sondas e robôs)
  • Como se formaram os elementos químicos? E porque é que alguns são mais abundantes que outros? (Formação e evolução estelar, a tabela periódica, as estrelas como “fábricas” de elementos químicos, abundância relativa de elementos químicos no Universo)
  • Podemos viajar até algum planeta fora do Sistema Solar? (Escalas e dimensões no Universo: distâncias no Sistema Solar e à estrela mais próxima, distâncias na nossa galáxia e à galáxia mais próxima)
  • Como podemos saber a composição química de planetas e estrelas distantes? (Conceito e aplicabilidade da espectroscopia)

Recursos sugeridos:

Livros incluídos no Plano Nacional de Leitura para o Espaço

Online:

Filmes:

Vídeos e Vodcasts: